Pró-reitoria de Extensão (PREX)

A Extensão Universitária é ação da Universidade que permite que todo o conhecimento desenvolvido dentro das salas, laboratórios e bibliotecas chegue à população. Seu objetivo principal é contribuir, a partir da pesquisa e do ensino, com a vida para fora dos muros da universidade, trazendo cursos, eventos e atividades que proporcionem o respeito, o diálogo, a cooperação, a ética e a solidariedade.

Na Unitau, as práticas da Pró-reitoria de Extensão (PREX) são estruturadas a partir do Plano Nacional de Extensão (PNE), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e das diretrizes apontadas pela comunidade nos Fóruns de Extensão, instâncias que estabelecem parâmetros para que essas ações consigam promover a integração entre a comunidade e a Universidade.

Para alcançar esses objetivos, além do trabalho direto com a comunidade do município por meio de programas e projetos de Extensão, a PREX promove acordos de cooperação com outras instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, oferece para o público o acesso às bibliotecas e aos serviços de atendimento do Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) e das clínicas de Psicologia, Odontologia, Nutrição e Fisioterapia. Orienta o trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), do Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes), assim como das Ligas Acadêmicas e dos eventos institucionais por meio do NAE (Núcleo de Apoio aos Eventos). A PREX também se incumbe da divulgação do conhecimento produzido na UNITAU por meio de sua editora, a EDUNITAU

Desde janeiro de 2020, a PREX conta com a atuação do Conselho de Extensão (CONEX), órgão colegiado deliberativo que formula, aprova, acompanha e avalia a política institucional de extensão da Universidade.

Pró-reitora: Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa 

Endereço: Rua Barão da Pedra Negra, 559 (Solar da Viscondessa)
Telefone: (12) 3625-4132 | (12) 3625-4135  
E-mail: prex@unitau.br

Com o objetivo de difundir conhecimentos, técnicas profissionais, proporcionar uma formação diferenciada e reconhecida no mercado de trabalho, a PREX oferece uma diversidade de cursos de extensão.

São cursos de iniciação, cursos livres, de atualização, de treinamento e de aprimoramento nos formatos presencial e online, contemplando conteúdos nas áreas de saúde, educação, arte e cultura, direitos humanos e justiça, tecnologia e produção, comunicação, meio ambiente e trabalho.

Com carga horária mínima de 8 horas e grau de escolaridade vinculado à complexidade do curso, as aulas são ministradas por docentes e especialistas da UNITAU, professores convidados e profissionais de outras instituições

Quer saber mais?

Confira aqui os cursos oferecidos.

Coordenadora: Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva
Auxiliar administrativo:
Luiz Henrique de Faria
Telefone:
(12) 3625-4134
E-mail:
cursos.prex@gmail.com

 

A UNITAU realiza programas e projetos que desenvolvem um conjunto de ações de extensão que visam promover o envolvimento entre a Universidade e a comunidade local e regional. Com isso, a Instituição complementa a formação profissional de seus egressos e incentiva a relação com a população. Os programas e projetos são desenvolvidos por professores e alunos da Universidade e têm ênfase nas áreas temáticas de sustentabilidade, tecnologia e inovação, cultura, saúde, direitos humanos e cidadania.

Confira! 

Com o objetivo de atender demandas da comunidade e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, bem como promover espaços para a adequada formação laboratorial dos alunos, a UNITAU oferece diversos serviços de extensão, sendo eles:

O Núcleo de Parcerias e Serviços (NUPAS) tem por objetivo a operacionalização das relações com a comunidade externa, fomentando e desenvolvendo parcerias em caráter colaborativo com os diversos setores da sociedade. O NUPAS deverá garantir o relacionamento com a comunidade externa de forma ágil e propositiva, estabelecendo redes de relacionamento para o fomento da educação e da promoção do conhecimento. Supervisiona e subsidia todas as ações de cooperação entre a UNITAU e as instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil - OSC.

Por meio das parcerias, a Universidade busca fomentar a pesquisa (recursos financeiros), o apoio ao aluno (campo de estágio, bolsa-pontualidade, projetos de extensão) e o subsídio de meios para que a comunidade se beneficie dos conhecimentos produzidos (ensino integral, projetos de extensão, cursos, formações), além de utilizar o aprendizado adquirido em ações de extensão anteriores como ferramenta pedagógica. São centenas de parcerias nacionais e internacionais.

Para a concretização de uma parceria, é necessário definir, primeiramente, o objeto, as contrapartidas dos entes envolvidos e suas ações, por meio de uma Minuta e Plano de Trabalho. Ainda, é preciso avaliar o uso ou não dos recursos financeiros para viabilizar a implantação das atividades, elaborar relatórios de acompanhamento das ações e dos resultados do projeto, prorrogação e rescisão, e vinculá-lo à vocação regional da Universidade.

O NUPAS também orienta os diretores de Departamentos e professores interessados por meio do esclarecimento de dúvidas sobre a preparação e a celebração de parcerias.

Telefone: (12) 3625-4131

A internacionalização da educação superior é um processo que busca integrar uma dimensão internacional e intercultural ao ensino, à pesquisa e aos serviços de uma instituição. 

A INTERNACIONALIZAÇÃO do conhecimento é algo importante para a UNITAU. Por isso, a PREX possui uma Coordenadoria de Cooperação Internacional! A coordenadoria presta auxílio à comunidade acadêmica nos projetos conjuntos entre a UNITAU e universidades estrangeiras. Também auxilia alunos e professores a visitar essas instituições.

Estabelecer relações com instituições estrangeiras, prestar assistência à comunidade acadêmica da UNITAU na área de cooperação internacional de modo a articular, apoiar e promover a interculturalidade e a cidadania global são nossas grandes metas.

Temos acordos de cooperação com universidades ao redor do mundo e nossos alunos se fazem presentes em várias dessas instituições. Também temos trabalhado constantemente para garantir apoio institucional a projetos internacionais de nossos professores.

Abaixo, você pode conhecer algumas das instituições parceiras:

Universidade do Porto (Portugal)
Universidade Trás os Montes e Alto D´Ouro (Portugal)
Universidade de Salamanca (Espanha)
Universidade de Sevilla (Espanha)
Universidade de Valladolid (Espanha)
Instituto de Engenharia de Grenoble (França)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal)

Vídeo Escritório de Relações Internacionais, clique aqui!

Coordenadora: Prof. Dra. Adriana Leonidas de Oliveira
E-mail: adriana.loliveira@unitau.br | cci@unitau.br
Telefone: (12) 3625-4133

O NAE (Núcleo de Apoio a Eventos) é o órgão responsável por apoiar e orientar os departamentos e unidades no planejamento e realização dos eventos e demais iniciativas de integração entre ensino-pesquisa-extensão. Também responde pela coordenação das Colações de Grau, seguindo a Portaria PREX Nº 0001/2022, hoje vigente. Para oficializar a data da Colação Solene preencha o memorando e nos encaminhe via e-mail.

Para melhor atender os públicos dos eventos, orientar os recursos e setores de apoio disponíveis na Universidade e otimizar os resultados, é necessário preencher o formulário de Cadastro de Eventos que gera informação e integra os envolvidos.

Visite nossa página de Eventos

Equipe NAE
Coordenadora: Alessandra Borges Serra
Auxiliar administrativa: Carolina Ferreira Máximo dos Santos
E-mail: nae@unitau.br
Telefone: (12) 3625-4130

A Editora da Universidade de Taubaté (edUNITAU) foi criada em 2012 como um instrumento de difusão cultural da UNITAU. É vinculada à Pró-reitoria de Extensão e se submete também a um Conselho editorial próprio e, quando necessário, a consultores externos.

A Editora da Universidade de Taubaté (EdUNITAU) é uma oportunidade para professores e alunos divulgarem os seus trabalhos e darem visibilidade ao conhecimento produzido na UNITAU e por seus parceiros, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social da Universidade.

Com isso, ela prima pela publicação de livros de autoria, livros organizados, séries de publicação, além da publicação de anais de congressos, cartilhas, relatórios técnicos e produtos ligados à cultura etc.

A EDUNITAU também auxilia os estudantes com a publicação de cartilhas e de livros pedagógicos, os quais podem ser consultados gratuitamente pelo site da edUNITAU.

Os interessados em divulgar trabalhos produzidos na Instituição devem entrar em contato com a PREX:

E-mail: editora@unitau.br
Telefone: (12) 3625-4132

O processo de inserção curricular da extensão ou curricularização da extensão é uma orientação definida no Plano Nacional de Educação (2014 – 2024, Meta 12.7) e na Resolução CNE nº 7, de 18 de dezembro de 2018, documentos que estabelecem as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira.

A inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação visa assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de carga horária dos cursos em atividades de cunho extensionistas, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de pertinência social.
A Universidade de Taubaté, empenhada na concretização da curricularização da extensão para o ano de 2023, criou a Comissão Especial para desenvolver as normativas e orientar a comunidade acadêmica na elaboração de seus projetos pedagógicos.

 

Comissão Especial para a Curricularização da Extensão na Universidade de Taubaté - Portaria R-Nº 289/2021

Presidente:
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa (Pró-reitora de Extensão)

Membros:
Representantes da Extensão:
Profa. Ma. Aline Fernanda Lima Ferreira
Representante do Presencial – Biociências
Profa. Ma. Alindacir Maria Dalla Vecchia Grassi
Representante do Presencial – Humanas
Profa. Ma. Márcia Regina de Oliveira
Representante do Presencial – Exatas
Prof. Me. Antônio Vieira da Silva
Representante do EAD
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Representante Pedagógico – Biociências
Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zölnner
Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira Cerqueira Soares
Representante Pedagógico – Humanas
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
Prof. Me. Fernando Gentil Gizzi de Almeida Pedroso
Representante Pedagógico – Exatas
Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva
Prof. Me. Antônio Ricardo Mendrot

 

Documentos
Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018
Deliberação CONSEP Nº 027/2021
Orientação para a curricularização da extensão na Unitau