Pró-reitoria de Extensão (PREX)

A extensão universitária é o que permite que todo o conhecimento desenvolvido dentro das salas, laboratórios e bibliotecas da UNITAU chegue à população. Seu objetivo principal é contribuir, a partir da pesquisa e do ensino, com a vida para fora dos muros da universidade, trazendo cursos, eventos e atividades que proporcionem o respeito, o diálogo, a cooperação, a ética e a solidariedade.

As práticas da Pró-reitoria de Extensão (PREX) são estruturadas a partir do Plano Nacional de Extensão (PNE) que estabelece parâmetros para que essas ações consigam promover a integração entre a comunidade e a universidade nos âmbitos da Comunicação; da Cultura; dos Direitos Humanos e da Justiça; da Educação; do Meio-Ambiente; da Saúde; da Tecnologia e da Produção; e do Trabalho.

Para alcançar esses objetivos, além do trabalho direto com a comunidade do município, a PREX busca estender a visibilidade e o alcance da universidade promovendo acordos de cooperação com outras instituições de ensino brasileiras e estrangeiras que permitam a troca do conhecimento com o país e o mundo.

A PREX também oferece para o público da cidade e da região diversas bibliotecas que permitem acesso à diversidade de conhecimentos por meio de livros, revistas e jornais físicos e de publicações online. As Clínicas, também de responsabilidade da PREX, promovem serviços essenciais nas áreas de Psicologia, Odontologia, Nutrição e Fisioterapia. Na área da justiça, o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) também oferece à comunidade.

Além desse trabalho, essa pró-reitoria abarca importantes instituições de apoio à pesquisa tanto da UNITAU quanto de outras universidades da região e do país: o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES); e o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH).

A PREX também se incumbe da divulgação do conhecimento produzido na UNITAU por meio de sua editora, a EDUNITAU.

Pró-reitora: Profa. Dra. Letícia Maria P. da Costa 

Endereço: Avenida Nove de Julho, 199, Centro, Taubaté-SP.
Telefones: (12) 3625-4227 / (12) 3625-4208
E-mail: prex@unitau.br

As atividades da Pró-reitoria de Extensão (PREX) são desenvolvidas de acordo com o Plano Nacional de Extensão (PNE), que tem como princípios: o impacto e a transformação social, a interatividade dialógica, a interdisciplinaridade e o ensino, a pesquisa e a extensão.

  • Cursos de Extensão / Cursos Rápidos

Por meio da PREX, a UNITAU oferece 77 cursos presenciais e a distância nas áreas de educação, de cultura e lazer, de línguas, de formação de professores, de maturidade, de meio ambiente, de qualificação profissional e de saúde. Os cursos de extensão destinam-se a difundir conhecimentos e técnicas de trabalho para elevar a eficiência técnico-profissional e os padrões culturais da comunidade.

  • Serviços

Para promover o bom relacionamento com o público, a UNITAU oferece diversos serviços destinados à população. As Clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia realizam consultas, nas quais os alunos entram em contato com a prática da profissão, supervisionados por professores. A população também conta com serviços, como as Bibliotecas, o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) e o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes).

  • Programas e projetos

A UNITAU tem programas e projetos que visam desenvolver um conjunto de ações de extensão estratégicas para promover o envolvimento entre a Universidade e a comunidade da região. Com isso, a Instituição complementa a formação profissional de seus egressos e incentiva a relação com a população. As atividades têm ênfase nas questões sociais, nos processos de inovação, de desenvolvimento e de justiça social. Confira os projetos aqui.

  • Eventos

O NAE (Núcleo de Apoio a Eventos) auxilia na organização de atividades voltadas para a difusão do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido pela UNITAU. Congressos, seminários, palestras, oficinas, exposições, festivais e campanhas são alguns dos eventos promovidos pela Universidade.

A PREX é responsável pelo setor de convênios, que supervisiona e subsidia todas as ações de cooperação entre a UNITAU e as instituições públicas e privadas.  

Por meio dos convênios, a Universidade coloca à disposição da sociedade os conhecimentos científicos desenvolvidos pela Instituição, além de utilizar o aprendizado adquirido em ações de extensão anteriores como ferramenta pedagógica no ensino de novos alunos.

Para a concretização de um convênio, é necessário definir suas ações e seus objetivos, avaliar o uso dos recursos financeiros para viabilizar a implantação das atividades, elaborar relatórios de acompanhamento das ações e dos resultados do projeto e vinculá-lo à vocação regional da Universidade.

A PREX orienta os chefes de Departamentos e os professores interessados na área de convênios, por meio do esclarecimento de dúvidas sobre a preparação e a celebração de parcerias.

  • Área de Cooperação Internacional

Com foco na ampliação dos convênios internacionais, o setor oferece suporte aos alunos que estão no exterior. A Área de Cooperação Internacional procura intermediar a relação entre o docente ou o estudante com as universidades estrangeiras, levantar as grades curriculares das faculdades e efetuar convênios com novas instituições.

A área busca inserir a UNITAU no cenário internacional e realiza diversas atividades, entre elas o atendimento individual de alunos e de professores, a documentação em outros idiomas, a recepção de visitantes estrangeiros, a tradução de palestras e a preparação de equipes de monitores para eventos internacionais.     

Com o objetivo de proporcionar uma formação diferenciada e reconhecida no mercado de trabalho, a PREX oferece cursos de extensão divididos em 10 áreas de atuação. Há opções de atividades teóricas ou práticas e presenciais ou à distância, todas com carga horária mínima de oito horas.

Os cursos rápidos integram os programas de extensão da Universidade e se destinam a difundir conhecimentos e técnicas de trabalho para elevar a eficiência técnico-profissional e os padrões culturais da comunidade.  A metodologia varia de acordo com o público-alvo, e o conteúdo é classificado em quatro níveis: iniciação, aperfeiçoamento, atualização e treinamento e qualificação profissional. 

Veja os cursos disponíveis aqui.

  • Revista de Extensão

A PREX publica anualmente uma revista científica, com o objetivo de trazer ao público vivências extensionistas significativas da Instituição. A revista é uma maneira de demonstrar à população e à comunidade científica como se dá o relacionamento entre a Universidade e a sociedade.  A revista é publicada online desde 2008.  Saiba mais.  

  • Jornal UNITAU – Um olhar para a comunidade

O jornal UNITAU – Um olhar para a comunidade é uma publicação que visa manter a população informada em relação aos programas e aos projetos da Instituição, além de produzir matérias sobre o cotidiano, o comportamento e a saúde. O veículo também é uma forma de permitir que os alunos tenham experiência com a prática do jornalismo, realizando reportagens com a supervisão de um professor. Realizado em parceria com o jornal Gazeta de Taubaté. Veja as edições aqui

  • Jornal Notícias da UNITAU

A publicação segue a linha do Jornal UNITAU - Um olhar para a comunidade, com a proposta de informar os públicos interno e externo da Instituição sobre as principais atividades que envolvem a UNITAU. Veja as edições aqui.

  • Relações com a Comunidade Interna e Externa

O setor é responsável por incentivar a cultura e a prestação de serviços para a comunidade de Taubaté e das cidades da região. Criado no dia 3 de maio de 2012, realiza diversas ações em prol do desenvolvimento da sociedade, como o Projeto Rondon e o UNITAU na Praça. As atividades mostram o trabalho comunitário de alunos e de docentes da Universidade e são uma oportunidade de colocar em prática o conteúdo da sala de aula. Os estudantes bolsistas e voluntários podem participar dos projetos realizados pelo setor. 

  • EDUNITAU

A Editora da Universidade de Taubaté (EDUNITAU) é responsável pela publicação de livros, de revistas e de materiais audiovisuais produzidos dentro da Instituição e que tenham caráter pedagógico, técnico, científico ou literário. Saiba mais.

  • Núcleo de Design Gráfico (NDG)

O Núcleo é responsável pela criação de material gráfico para a divulgação das semanas pedagógicas dos Departamentos e dos eventos ligados às ações de extensão, bem como pela editoração de material administrativo. Preocupando-se com a difusão da imagem da Universidade para o público interno, o NDG faz desde produtos de papelaria, como fichas clínicas, até faixas, baneres, cartazes e folderes. 

  • Rádio FM UNITAU

Criada em 2004, a emissora de caráter educativo opera na frequência 107,7 MHz. A rádio veicula matérias sobre educação, esportes, entretenimento e cultura e produz boletins informativos em parceria com as Pró-reitorias e os Departamentos. Confira mais informações aqui

  • TV UNITAU

Responsável por veicular notícias institucionais, a TV UNITAU produz matérias e programas que são postadas na internet ou em emissoras parceiras. A TV também atende os trabalhos pedagógicos do Departamento de Comunicação Social. 

O que é a Inserção Curricular da Extensão 

O processo de curricularização da extensão é orientação definida no Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), na Meta 12.7, que define a participação de estudantes de graduação em atividades integrantes de Extensão e a Resolução CNE nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

A inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação visa assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de carga horária dos cursos em atividades de cunho extensionistas, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de pertinência social.

A Universidade de Taubaté, empenhada na concretização da curricularização, criou a Comissão Especial para orientar a comunidade acadêmica na elaboração de seus projetos pedagógicos e atuará em parceria com os NDEs.

 

Integrantes da Comissão

Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa (Pró-reitora de Extensão)
Profa. Dra. Virgínia Mara P. da Cunha (representante PREX)
Profa. Ma. Alindacir M. Dalla Vechia Grassi (representante PRG)
Profa. Dra.Patrícia Ortiz (representante EAD)

Biociências
Profa. Dra. Stella Zöllner (Depto de Medicina)
Profa. Dra. Alex Sandra Cerqueira Soares (Depto de Fisioterapia)

Humanas
Prof. Me. Fernando Gentil Gizzi de A. Pedroso (Depto de Direito)
Profa. Dra. Michele Suave (Depto de Serviço Social)

Exatas
Profa. Ma. Amanda Romão (Depto de Física e Matemática)
Prof. Me. Antonio Vieira da Silva (Depto de Engenharia Mecânica)

 

Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018. Clique neste link para fazer download do arquivo

Apresentação no CICTED 2019, Mesa de Curricularização. Clique neste link para fazer download do arquivo

Profoco 2020, Apresetação da Curricularização da Extensão. Clique neste link para fazer download do arquivo 

 

 

 

Apresentação NAE: manual-de-eventos-capa.pdf

Manual de Eventos: manual-de-eventos.pdf