Educação Patrimonial: Conhecendo o patrimônio de Taubaté

A proposta desse projeto é trabalhar com educação patrimonial com estudantes da educação básica, englobando os ensinos infantil e fundamental, visando promover a valorização da cultura local e a autopercepção social, histórica e cultural. A educação patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e de enriquecimento individual e coletivo. O trabalho é desenvolvido a partir da experiência e do contato direto com as evidências e com manifestações da cultura, em todos os múltiplos aspectos, sentidos e significados do trabalho de educação patrimonial. Considera-se que o conhecimento crítico e a apropriação consciente por crianças do seu patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e de cidadania. Também contribui para a identificação dos estudantes como sujeitos históricos e como pertencentes a uma comunidade e a um município.

Coordenação: Prof. Dr. André Luiz da Silva e Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala