Pró-reitoria de Administração (PRA)

A Pró-reitoria de Administração (PRA) é responsável pela administração geral da UNITAU, desde os Recursos Humanos aos bens materiais. Para desenvolver uma gerência diferenciada, a PRA planeja e operacionaliza todas as suas ações.

Com foco na transparência, na eficiência e na praticidade, a diretoria administrativa da Universidade é dividida em 12 setores. São eles: Serviços de Licitações e Compras; Almoxarifado Central; Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional (Sesmo); Planejamento de Compras e Serviços; Setor de Transportes (Setran); Serviço de Patrimônio (Sepat); Serviço de Conservação e Limpeza (Secol); Setor de Vigilância (Sevig); Protocolo e Expediente Geral; Centro de Manutenção (Cema); Seção de Telefonia e Serviços Gráficos.

A PRA desenvolve uma série de atividades, como receber, encaminhar e emitir documentos, ofícios, processos e memorandos, preservar a infraestrutura dos Departamentos e dos setores, além de atuar no recrutamento, na seleção e no treinamento de funcionários, promover os projetos de obras e administrar a documentação necessária à realização de concursos e de processos seletivos. A PRA também é responsável por garantir o serviço médico e a segurança dos alunos, dos professores e dos funcionários bem como a vigilância de bens móveis e imóveis da Universidade.

Pró-reitor: Prof. Dr. Jean Soldi Esteves 

Endereço: Avenida Nove de Julho, 246, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3632-3500
E-mail: pra@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

  • Holerite On-line

 Novo sistema de gestão de folha de pagamento disponibiliza o holerite on-line. Para acessar clique aqui.

  • Comissão Especial de Concurso 

Conhecida como Cecon, a Comissão Especial de Concurso constitui-se de uma equipe executiva, vinculada à PRA, encarregada de administrar todo o processamento e o fluxo de documentos necessários à realização de concursos e de processos seletivos docentes na UNITAU. A Cecon oferece subsídios à Reitoria da Universidade, quando necessário, para a regulamentação dos concursos públicos, além de gerenciar todas as etapas dos processos seletivos, desde a inscrição até a divulgação do resultado final. 

Endereço: Avenida Nove de Julho, 246 - Centro, Taubaté-SP

Telefone: (12) 3625-4211: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30
E-mail: cecon@unitau.br

Diante da pandemia COVID-19, os atendimentos estão sendo realizados por e-mail ou telefone.
Utilize preferencialmente o e-mail como o canal de comunicação.

  • Bolsas de Estudos

Para aprimorar a formação profissional de seus funcionários, a UNITAU oferece bolsas de estudos aos servidores da Instituição. Os pré-requisitos para receber o benefício são: estar em exercício contínuo por, no mínimo, dois anos; não ter penalidade administrativa no ano anterior ao da concessão da bolsa; não ter mais de quatro faltas injustificadas; não ter licença de tratamento de pessoa da família superior a 60 dias e não estar em licença para tratar de interesses particulares.
As bolsas devem ser solicitadas junto à PRA com a entrega do requerimento endereçado à chefia imediata, certidão de frequência, comprovante de matrícula ou de aprovação no vestibular, certidão de nascimento do(s) filho(s) e dependente(s) ou certidão de casamento.
Segundo a deliberação nº 008/2017, do Conselho de Administração (Consad), os funcionários recebem bolsa de 100%, no primeiro curso, e bolsa de 50%, para os demais cursos e servidores graduados. Já os dependentes do funcionário têm direito à bolsa de 50% e o cônjugue de 30%.

  • Sistema de Avaliação de Desempenho Funcional

Acompanhada e validada pela Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho (Copad), a autoavaliaçao dos servidores técnico-administrativos ocorre anualmente. A avaliação é utilizada para fins de mérito por progressão, para apontar a necessidade de treinamento dos funcionários e para preservar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. 

  • Manual de Procedimento dos servidores

Elaborado pela Diretoria de Recursos Humanos, tem com o objetivo de esclarecer dúvidas e oferecer orientação aos servidores. Procurou-se focalizar os principais assuntos referentes à Legislação de Pessoal, por intermédio de uma linguagem simples e acessível. Considerando-se a amplitude dos temas aqui tratados, são abordados apenas os pontos principais, ficando a Diretoria de Recursos Humanos à disposição para esclarecer os pormenores de cada assunto e aberto às sugestões que visem corrigir possíveis falhas. O manual pode ser acessado aqui.

  • Diretoria Administrativa

Dividida em 12 setores, a Diretoria Administrativa da UNITAU desenvolve ações para assessorar a PRA nos assuntos relacionados à logística da UNITAU, como, por exemplo, planejar e operacionalizar os serviços de transporte, de telefonia e de informática.
Saiba mais

  • Diretoria de Obras e Manutenção

Responsável por planejar e executar as obras e a manutenção nos prédios da UNITAU, a Diretoria de Obras e Manutenção (DOM) é formada por profissionais qualificados, com foco na economia, na praticidade e no desenvolvimento de ações técnicas de engenharia e de arquitetura.
A DOM personaliza projetos de acordo com o perfil e com as necessidades dos Departamentos, prezando sempre a tecnologia e o bem-estar dos alunos e dos funcionários.
O Setor de Projetos é responsável por assessorar o Diretor de Obras na elaboração de plantas arquitetônicas, de reformas e de ampliações. Diversos profissionais do Setor de Obras e Manutenção realizam manutenções periódicas na área civil, elétrica, arquitetônica, paisagística e hidráulica, tendo como ramificações os serviços de marcenaria, de serralheria e de letrista.
A UNITAU tem um valioso patrimônio arquitetônico e sua conservação é de responsabilidade da DOM, para que os alunos, os professores e os funcionários sintam prazer e satisfação em utilizá-los. 

  • Diretoria de Recursos Humanos

A Diretoria de Recursos Humanos da UNITAU atua na elaboração da Folha de Pagamento, de arquivos e de documentação, além de ser responsável pela seleção, pelo recrutamento e pelo treinamento de professores e de funcionários.
Com responsabilidade no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, a Diretoria participa, ativamente, do programa de Progressão por Mérito, aprovado pela deliberação CONSUNI 031/2017, do Conselho Universitário (Consuni), que avalia o desempenho do funcionário técnico-administrativo, garantindo-lhe recompensas profissionais e financeiras. 

Criada em 1998, a Central de Informação da UNITAU é responsável pela gestão de TI de toda a Universidade, supervisionando as aplicações de 1.500 microcomputadores, de programas e de periféricos. Com o objetivo de dinamizar o intercâmbio de aplicações de informática administrativas e acadêmicas, a Central orienta e presta assessorias e serviços aos clientes internos e externos, garante a integridade atual e histórica da UNITAU e a segurança dos dados institucionais. Para otimizar a gestão, divide-se em três grupos: 

  • Ambiente e Redes
A equipe de Ambiente e Redes efetua a instalação, a configuração, a conectividade e a manutenção dos serviços e dos servidores que hospedam os sistemas administrativos, financeiros, acadêmicos e de Recursos Humanos, além de outros sistemas secundários, como servidor de antivírus, de intranet, de back-ups, de sites e de e-mails.
Tem como função o atendimento e o suporte aos clientes internos (usuários dos sistemas) e aos clientes externos (consultores, alunos, entre outros). A Central também é responsável por elaborar novos projetos de implantação de infraestrutura, de serviços de rede e de telecomunicações bem como o licenciamento das aplicações.

  • Desenvolvimento e Suporte

O Setor desenvolve ações de manutenção corretiva, de atualização dos sistemas, de suporte e de treinamento para setores, como sistemas acadêmico e financeiro, de Recursos Humanos e de gestão administrativa, contábil e financeira. 

  • Suporte e Manutenção

Responsável pelo suporte técnico aos usuários, o Setor realiza a instalação, a manutenção, o teste e a configuração de hardwares e de softwares, além de coordenar as especificações técnicas, a aquisição, o aceite e a distribuição de hardwares para todos os setores da UNITAU.
A equipe de Suporte e Manutenção oferece gestão técnica e assistência aos Laboratórios de Informática dos 20 Departamentos da Universidade e do Colégio UNITAU (Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi). 

Para ter acesso a portaria PRA nº 173/2020 que institui o protocolo técnico sanitário para o retorno gradual das aulas práticas, das práticas em laboratório, das práticas profissionais e do estágio supervisionado, em caráter excepcional, em decorrência da Pandemia da COVID-19, CLIQUE AQUI.

Para saber sobre a Comissão Especial criada para executar organizar, orientar, treinar, acompanhar as ações para o retorno dos servidores técnico-administrativos, docentes, discentes, empresas prestadoras de serviço e público em geral empreendendo a fiscalização contínua, com a proposição de medidas de segurança, adequações do local de trabalho, disponibilidade dos equipamentos de proteção individual – EPI, CLIQUE AQUI.

Para saber mais sobre as medidas emergenciais e preventivas adotadas em 25/06, acesse o memorando circular nº 009/2020 AQUI.

Para saber quais as rotinas e ações a serem adotadas nos casos de afastamento por suspeita de contágio e por contaminação e sobre higienização dos ambientes, clique para ler o Memo Circ 010/2020 PRA.

Para consultar a portaria PRA nº 197/2020 que autoriza em caráter excepcional e temporário, a utilização de servidores que se encontram com as atividades suspensas, para apoio em necessidades urgentes criadas para a execução de aulas remotas e para apoio às Pró-reitorias, em decorrência da Pandemia da Covid-19, clique AQUI.

Para acessar o Procedimento Operacional Padrão sobre Medidas de Prevenção para Empresas, clique AQUI.

Para acessar as Recomendações de Atividades nas Aulas Práticas em Academias de Esportes (Educação Física), clique AQUI.

Para acessar as Recomendações de Atividades nas Bibliotecas durante a pandemia, clique AQUI.