Programa Educação em saúde bucal

O Projeto Educação em Saúde Bucal teve seu início em 1995, desenvolvendo nos últimos 25 anos atividades educativas, preventivas e sociais na área de Saúde Bucal em Taubaté e Vale do Paraíba. Atua na orientação coletiva e individual de cuidados com a higiene oral e prevenção de doenças bucais em diversas comunidades. Possui subprojetos que possibilitam o atendimento de vários grupos populacionais, a saber:

1- Projeto Apoio ao Educando: atendimento de crianças na faixa etária de 3 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas da região.

2- Odontocomunidade: acontece anualmente junto ao Congresso Odontológico da Universidade de Taubaté, levando crianças de escolas previamente selecionadas para dentro do Departamento de Odontologia.

3- Projeto Apoio ao Idoso: atendimento de idosos institucionalizados dos asilos de Taubaté.

Nos últimos 10 anos, o projeto promoveu o atendimento de aproximadamente 30 mil pessoas, tendo como objetivo específico auxiliar na redução dos índices de cárie e criar hábitos saudáveis de higiene oral, com distribuição de Kits de higiene bucal, fornecidos pela Colgate, materiais educativos (livros de pintura e de atividades), além da realização de palestras, jogos, brincadeiras, entrevistas em meios de comunicação, teatro e utilização da Unidade Móvel Odontológica para realização de exames bucais.

Coordenador: Nivaldo André Zollner

andrezollner@yahoo.com.br