GAVVIS- Grupo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

O Grupo de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (GAVVIS) atua desde 2004, como um Projeto de Extensão da Universidade de Taubaté. Conta com uma equipe multiprofissional que atende vítimas de violência sexual, de acordo com protocolo baseado na Norma Técnica do Ministério da Saúde, sendo um serviço de referência para Taubaté e região. A vítima de violência sexual conta com o atendimento de urgência no Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia (PSGO) e Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), em qualquer dia e horário. Após o atendimento de urgência, o acompanhamento da vítima é realizado pela equipe multiprofissional às segundas-feiras a partir das 14 horas, no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HMUT. O grupo atende vítimas de ambos os sexos e de qualquer idade. O GAVVIS tem parcerias com instituições municipais responsáveis por encaminhar, acompanhar e assistir as vítimas de violência sexual. Todos os casos atendidos são notificados à Vigilância Epidemiológica do Município, por meio da ficha de notificação padronizada pelo Ministério da Saúde. O grupo multiprofissional realiza atividades de orientação, prevenção e treinamentos abordando o tema da violência sexual e suas repercussões na sociedade.

Coordenadoras:

Teresa Célia M. M. Santos