Robomate

Cada dia mais, as tecnologias digitais estão inseridas nas práticas pedagógicas, buscando a sua transformação. Entendo que o uso das tecnologias na educação não está relacionado apenas a uma proposta onde o computador passe alguma instrução ao estudante, mas principalmente, em oportunidades para programar e criar com tecnologias. Ressalto a importância de desenvolver atividades que propicie situações para que os estudantes “coloquem a ‘mão – na - massa’, favorecendo a construção de significados para os fenômenos observados”. Quando aliada ao currículo escolar, as tecnologias podem transformar o modo de ensinar e aprender, para isso, é necessário rever as práticas pedagógicas que favorecem o uso integrado das tecnologias ao currículo escolar, de modo que as tecnologias não sejam subutilizadas. O potencial das tecnologias pode ser aproveitado através de propostas onde os estudantes possam criar e produzir novas tecnologias, ao invés de apenas utilizar tecnologias prontas. O uso das placas Arduino, as quais também podem ser programadas, tornando-se acessível para os estudantes do ensino fundamental II. Com um ambiente de aprendizagem de programação para iniciantes bastante intuitivo, criativo e acessível. Por meio da programação, estimula-se a aprendizagem do pensamento computacional para resolverem problemas que envolvam conceitos diversos. Criando programações, jovens aprendem a pensar criativamente, a trabalhar de forma colaborativa e a pensar de forma sistemática na solução de problemas. Todas essas criações, podem se tornar ainda mais interativas e concretas, quando aliadas ao uso da placa Arduino. De outro lado, a matemática na educação básica deve contemplar uma abordagem curricular integrada, transversal, contextualizada aos componentes curriculares. Na matemática existem fórmulas prontas ou modalidades didáticas definidas como próprias para serem utilizadas com as questões matemáticas, mas que podem ser aprendidas de forma criativa e significativa quando aliadas às tecnologias digitais.

 

Coordenadora: Ana Clara da Mota

anamota964@gmail.com

ana.cmota@unitau.br