Pró-reitoria de Economia e Finanças (PREF)

A Pró-reitoria de Economia e Finanças (PREF) tem por finalidade gerir as finanças da Universidade, zelar pelo aspecto econômico e financeiro da Instituição, processar os empenhos das despesas e os respectivos pagamentos, realizar o pagamento dos servidores, em geral, e receber, fiscalizar e controlar as contribuições dos alunos. A PREF também tem como funções manter o controle contábil do patrimônio, elaborar os projetos de propostas de diretrizes orçamentárias anuais e autorizar a utilização do fundo patrimonial e de fundos especiais.

O regime financeiro da UNITAU obedece às normas do Direito Público, por ser uma Autarquia Municipal de Regime Especial, e às disposições do seu Regimento Geral. As anuidades/semestralidades dos cursos de graduação da Universidade e dos cursos da Escola Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) são divididas em parcelas mensais.

Pró-reitor: Prof. Dr. Francisco José Grandinetti
Secretária: Patrícia Nunes Dovigo
Endereço: Avenida Nove de Julho, 245, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-4214 / 3625-4235 (gabinete)
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
E-mail: pref@unitau.br

Controle de Arrecadação e Dívida Ativa: (12) 3625-4225/4164

Cobrança Administrativa: (12) 3625-4286

Tesouraria e Documentação Financeira: (12) 3625-4238

Contabilidade: (12) 3625-4224

Diretoria de Economia e Finanças: (12) 3625-4233

Diretoria de Contabilidade: (12) 3625-4213

O valor integral da anuidade (doze parcelas) ou da semestralidade (seis parcelas), quando o curso for semestral, poderá ser quitado à vista, com desconto especial, desde que o pagamento seja efetuado, sem atraso, no ato da matrícula e antes do início do período letivo.

A UNITAU promoveu uma reforma curricular e alterou o regime de ensino anual para semestral, que irá vigorar a partir de 2013. A mudança trouxe alguns benefícios, como a modernização dos currículos oferecidos e a ampliação da mobilidade para intercâmbios. Com o projeto, a Instituição passou a oferecer vagas remanescentes no meio do ano.

O sistema semestral é válido apenas para os estudantes que iniciaram os cursos na Universidade a partir de 2013.

  • Mensalidades

O valor total da semestralidade dos cursos de graduação equivale ao valor da soma das 06 (seis) parcelas mensais. As parcelas mensais terão vencimentos no dia 12 dos respectivos meses, exceto a primeira delas, que deverá ser paga no ato da matrícula ou rematrícula.

- Valores para graduandos em regime semestral
Saiba mais

  • Taxas

A UNITAU disponibiliza diversos serviços para os alunos de graduação e de pós-graduação, como a inscrição na Biblioteca, a retirada de cópias xerográficas e a confecção de atestados e de declarações sobre o curso.
Saiba mais

  • Parcelamento

Para facilitar a continuidade dos estudos dos alunos que passam por dificuldades financeiras, a UNITAU promove acordos para a quitação de mensalidades em atraso. As parcelas são compatíveis com as necessidades dos estudantes. 
Saiba mais

  • Lei 12.741/2012

        Lei estabelece diretrizes para os tributos incidentes sobre os serviços educacionais. Veja aqui

Os alunos que optarem por uma transferência de curso ou pelo trancamento da matrícula, por exemplo, devem ficar atentos às tarifas cobradas decorrentes destes processos acadêmicos:

  • Os alunos dos cursos de graduação e dos cursos da Escola Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU), em regime de dependência, de progressão parcial e de adaptação, com aproveitamento de estudos e retidos na série pagarão o valor correspondente a cada disciplina a cursar. O valor mensal de cada parcela corresponderá à soma dos valores das disciplinas a cursar.
  • O valor correspondente a cada disciplina será o resultado da divisão do valor da série, ou do semestre, pelo número de disciplinas previstas na mesma série, ou semestre, a cursar.
  • O aluno do curso de graduação, matriculado para realizar somente a disciplina "Estágio Supervisionado", “Trabalho de Conclusão de Curso” (ou similar), “Atividades Complementares” e/ou “Atividades Acadêmico-científico-culturais”, pagará o valor, em tantas parcelas mensais quantas forem as compreendidas no período correspondente até a sua aprovação, observado o disposto nos artigos 2º, 3º e 4º da Deliberação Consad 024/18.
  • Para efeito de trancamento/transferência de matrícula serão cobradas, além da matrícula, todas as parcelas mensais já vencidas até a data do protocolo do requerimento (acompanhado da taxa devidamente recolhida) na Secretaria do curso ou na Central do Aluno (transferência).

 

A Pró-reitoria de Economia e Finanças possui setores, para melhor atendimento ao aluno que são:

  • Controle de Arrecadação e Dívida Ativa

É o setor responsável pelo controle de arrecadação das mensalidades, pela emissão e pelo acompanhamento dos boletos bancários, tais como os de taxas, os de emolumentos e os de requerimentos em geral para pagamento.

Telefone: (12) 3625-4225/4164
Horário de atendimento: das 08h00 às 12h00 e das 14h00 as 18h00
E-mail: arrecadacao@unitau.br

  • Cobrança Administrativa

Responsável pela cobrança administrativa dos alunos inadimplentes, o setor elabora e controla os acordos financeiros entre os alunos e a Universidade.

Telefone: (12) 3625-4286
Horário de atendimento: das 08h00 às 12h00 e das 14h00 as 18h00
E-mail: cobranca.unitau@gmail.com

  • Tesouraria e Documentação Financeira 

É o setor responsável pelo fechamento diário do caixa e pelo controle financeiro bem como pela efetuação dos pagamentos aos fornecedores, aos funcionários e aos professores. Também é responsável pelos pagamentos de serviços diversos e pelas devoluções de valores devidos aos alunos da Instituição. O setor tem como atribuições atender às solicitações do Tribunal de Contas e dos órgãos estaduais e federais.

Telefone: (12) 3625-4238
Horário de atendimento: das 08h00 às 12h00 e das 14h00 as 18h00
E-mail: tesouraria@unitau.br 

  • Contabilidade

O setor registra os atos e os fatos contábeis da execução orçamentária e financeira, além de manter os controles necessários à execução orçamentária referente aos empenhos, às liquidações e aos pagamentos.

Telefone: (12) 3625-4224
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
E-mail: cris.castilho@unitau.br

  • Diretoria de Economia e Finanças

O setor é responsável por dar suporte à Pró-reitora de Economia e Finanças, aos Setores de Tesouraria, de Arrecadação, de Dívida Ativa e de Cobrança.

Telefone: (12) 3625-4233
E-mail: jane@unitau.br

  • Diretoria de Contabilidade

Dentre as atribuições da Diretoria de Contabilidade estão acompanhar a execução orçamentária, no conhecimento da composição patrimonial, no levantamento dos balanços gerais e na análise e na interpretação dos resultados econômicos e financeiros. O setor também elabora relatórios para atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e a outros órgãos legais ou administrativos.

Telefone: (12) 3625-4213
E-mail: cris.castilho@unitau.br