
A Pró-reitoria de Graduação (PRG) é o setor responsável por todas as questões relacionadas ao ensino dos cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, e do Colégio UNITAU.
A atuação da PRG envolve trabalhar em parceria com os cursos da UNITAU para garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. Para isso, a PRG desenvolve medidas e procedimentos que orientam todo o processo acadêmico. Além disso, ela coordena, atualiza e promove diversas ações que visam melhorar a formação tanto dos estudantes quanto dos professores.
Um dos papéis importantes da PRG é promover espaços de reflexão e avaliação sobre os métodos de ensino nos cursos de graduação e no Colégio. Ela analisa as estratégias utilizadas pelos 20 Departamentos que abrigam os cursos, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e sugerir novas abordagens com a participação ativa dos professores e dos alunos.
Além disso, a PRG também é responsável por coordenar o Controle Acadêmico e as secretarias dos Departamentos. Ela elabora normas adicionais relacionadas aos currículos e planos de curso, matrículas, transferências e avaliação do desempenho acadêmico. A PRG também supervisiona as atividades de monitoria e apoia a realização dos Trabalhos de Graduação (TG).
Veja abaixo o organograma da PRG:

|
Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellú
|
Com uma vasta experiência no ensino superior, atualmente exerce o cargo de Pró-reitora de Graduação na Universidade de Taubaté. Além disso, é Conselheira Curadora da Fundação de Cultura e Arte da UNITAU (FUNAC) e do Conselho de Curadores da Fundação Universitária de Taubaté (FUST). Também é docente credenciada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação para ministrar cursos Stricto Sensu.
Durante sua trajetória na UNITAU, ocupou diversos cargos, incluindo o de Pró-reitora Estudantil, Diretora do Departamento de Fisioterapia e docente responsável pela supervisão de Práticas Fisioterapêuticas em Gerontologia, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva. Além disso, foi membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNITAU.
Também desempenhou funções como Conselheira Fiscal da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (FAPETI) e como Vice-presidente do Conselho de Curadores da FUNAC.
Endereço e contatos da Pró-reitoria de Graduação (PRG):
![]() |
Avenida 09 de Julho, 245 - Centro - Taubaté - SP - CEP 12020-200 | |
![]() |
prg@unitau.br | |
![]() |
Secretária/Gabinete: (12) 3625-4120 Secretaria: (12) 3625-4219 Assessoria: (12) 3625-4245 |
A Pró-reitoria de Graduação (PRG) está na linha de frente, supervisionando de perto o Colégio UNITAU, os 35 cursos presenciais e os 22 cursos à distância. O objetivo é assegurar que o ensino seja excelente em todos os aspectos, preparando pessoas e profissionais capazes de promover mudanças significativas para o avanço da sociedade.
A UNITAU possui 20 unidades de ensino, conhecidas como Departamentos, onde estão concentrados todos os cursos oferecidos pela universidade.
Clique aqui e conheça os nossos cursos de graduação presencial.
Com 55 anos de história, a Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi reafirma seu compromisso em proporcionar uma educação de excelência. Priorizando o conhecimento e a criação de oportunidades, a escola está sempre buscando integrar as mais recentes tecnologias educacionais em suas práticas diárias. O objetivo é formar cidadãos críticos, participativos e responsáveis, preparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante mudança e contribuir para uma sociedade democrática.
Para alcançar esse objetivo, a Escola está concentrando esforços em melhorar continuamente a qualidade do ensino oferecido aos seus alunos. Isso inclui a preparação de jovens e adultos para ingressarem em atividades profissionais, fornecendo formação técnica e oportunidades de estágio na Universidade de Taubaté (UNITAU).
Acesse aqui e confira todos os detalhes do Colégio UNITAU.
Os Institutos Básicos são as unidades educacionais da UNITAU responsáveis por administrar e por coordenar as funções de ensino, de pesquisa e de extensão correspondentes às disciplinas básicas dos cursos de Biociências, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas.
Responsáveis por administrar os laboratórios de cada campus, os Institutos Básicos de Humanidades, de Biociências e de Ciências Exatas da Universidade participam dos cursos de especialização, de aperfeiçoamento, de atualização, de extensão à comunidade e de difusão cultural, diretamente relacionados às suas funções e aprovados pelos órgãos competentes.
Os três institutos não só atuam programas de mestrado, doutorado e cursos presenciais, como também organizam atividades de ensino e pesquisa, incentivam o desenvolvimento contínuo dos funcionários e professores e colaboram na escolha do seu diretor por meio de uma lista tríplice.
Além disso, os Institutos trabalham juntos para integrar suas abordagens de ensino e aprendizado, com o objetivo de trocar experiências e informações para promover uma constante evolução acadêmica.
|
Diretora: |
|
Diretora: |
![]() |
Diretor: |
Os cursos EAD UNITAU são desenvolvidos por uma equipe de profissionais capacitados, que utilizam as mais modernas tecnologias educacionais para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Além disso, o suporte de tutores especializados e o acesso a materiais de estudo atualizados e recursos didáticos de alta qualidade, favorecem o estudo daqueles que buscam flexibilidade, praticidade e qualidade na sua formação acadêmica.
Clique aqui e conheça os nossos cursos de graduação na modalidade a distância.
![]() |
Muitos confiam em nós para realizar seus sonhos e obter a formação necessária para suas carreiras. Essa jornada só é possível graças ao trabalho dedicado de nossos professores. Para transmitir conhecimento de qualidade, é preciso estar sempre preparado, em constante aprimoramento e, acima de tudo, apaixonado pelo que se faz. |
É pensando nisso que criamos o PROFOCO em 2012.
O Programa de Formação Continuada (PROFOCO) oferece uma variedade de ações e projetos direcionados aos professores da Universidade de Taubaté. Por meio de encontros de formação, como palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, além de seminários sobre docência universitária, conduzidos por professores da instituição ou por especialistas convidados, buscamos promover o constante aprimoramento dos nossos educadores.
Clique aqui e fique por dentro das últimas notícias!
Confira aqui as fotos do último evento.
Sugestões e Informações sobre o Profoco, envie um e-mail para profoco@unitau.br
![]() |
A Universidade de Taubaté institui, a partir de 2023, a Política Institucional da melhoria de desempenho dos alunos “Programa O Melhor de Mim”, com o objetivo de promover e fortalecer o sucesso do aluno, viabilizando sua maior empregabilidade e conquistas profissionais, bem como de prepará-lo para a cultura de realização de avaliações nos moldes de concursos públicos. |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma oportunidade para os estudantes de licenciatura receberem bolsas e se envolverem em atividades práticas nas escolas públicas de Ensino Médio. Essas atividades visam enriquecer a formação dos estudantes e contribuir para a qualidade do ensino nas escolas.
Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid investe na formação de professores para melhorar a educação no Brasil.
Os objetivos do Pibid incluem mostrar aos jovens a importância da carreira de professor, fortalecer a relação entre escolas e instituições formadoras de professores e elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Podem participar do Pibid estudantes de licenciatura de instituições públicas municipais, universidades e centros universitários sem fins lucrativos.
O programa oferece diferentes modalidades de bolsas:
A UNITAU participa do Pibid, oferecendo aos estudantes a oportunidade de se envolverem em projetos que contribuem para a melhoria da educação no país.
Para acessar as deliberações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, clique aqui.
Clique aqui e, em "Concursos e Editais", fique por dentro das informações atuais sobre o PIBID.
PID
O Programa de Iniciação à Docência (PID) proporciona aos estudantes experiências práticas no magistério, tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. Ele não se limita apenas aos cursos de licenciatura, mas também se estende aos cursos técnicos, bacharelados e pós-graduação em todas as áreas de estudo.
Por meio de parcerias com professores mentores, os monitores do PID têm a oportunidade de trocar conhecimentos em disciplinas específicas e oferecer apoio em atividades em sala de aula, como plantões de dúvidas e seminários. Essas experiências enriquecem a formação dos estudantes e os preparam para futuras carreiras na educação.
Confira abaixo as categorias e requisitos para ser um monitor PID :
Para acessar a deliberação do Programa de Iniciação à Docência, clique aqui. Confira também as alterações na deliberação CONSEP 106/2014 e CONSEP 300/2014.
Para acessar o edital completo de 2026, clique aqui.
Clique aqui e, em "Concursos e Editais", fique por dentro das informações atuais sobre o PID.

O Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) é uma plataforma que utiliza o sistema Moodle para organizar os conteúdos das disciplinas dos cursos da Universidade de Taubaté. Ele serve como um canal de comunicação entre alunos e professores, oferecendo recursos para apoiar o aprendizado.
Em cada disciplina, os professores disponibilizam materiais como planos de aula, bibliografias, artigos, apresentações e exercícios. Os alunos também podem interagir por meio de chats e fóruns de discussão, tanto em tempo real quanto em momentos diferentes.
O EVA facilita o acompanhamento das aulas e promove o estudo independente. Ele pode ser acessado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Entre os benefícios do uso do EVA, destacam-se:
O EVA é uma ferramenta essencial para apoiar o ensino e aprendizado na Universidade de Taubaté, proporcionando uma experiência educacional mais dinâmica e interativa.
Se você já é nosso aluno acesse aqui a plataforma EVA e aprenda muito mais!
Contato:
![]() |
eva@unitau.br |
A Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente (Copadd) é um órgão da Reitoria responsável por coordenar e supervisionar o processo de promoção na carreira dos professores na UNITAU.
Os professores que passaram na avaliação de desempenho podem se candidatar às vagas disponíveis por classe/nível. Para isso, devem preencher a ficha de avaliação de desempenho docente e o perfil profissional e entregar a documentação na secretaria da unidade de ensino para ser encaminhada à Pró-reitoria de Graduação.
A Copadd analisará os documentos de acordo com critérios que incluem a titulação, o tempo de serviço na universidade e a produção acadêmica, científica e de extensão e emitirá um parecer sobre a solicitação. Após essa etapa, o processo é encaminhado à Reitora, que deferirá o pedido.
Confira aqui a deliberação da criação da Copadd.
Acesse aqui o edital do processo de promoção docente dos professores efetivos e estáveis da Instituição (em breve)
Revalidação de Diplomas Estrangeiros na UNITAU
A UNITAU oferece um processo confiável e transparente para revalidar diplomas de graduação obtidos no exterior, garantindo equivalência acadêmica e permitindo que o profissional atue legalmente no Brasil.
Para Medicina, é obrigatória a aprovação prévia no Exame REVALIDA (INEP/MEC) antes de iniciar o procedimento na universidade.
A análise é conduzida por comissões especializadas, que avaliam a documentação, o curso realizado no exterior e a correspondência com as formações oferecidas pela UNITAU.
Quer saber todos os detalhes, documentos exigidos e etapas do processo?
Clique aqui para acessar a Deliberação CONSEP nº 300/2023, com as normas para Revalidação de Diplomas de Graduação obtidos no exterior.
Para acessar as deliberações sobre Revalidação de diploma, clique aqui.