Pró-reitoria de Graduação (PRG)

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) é responsável pelas atividades de ensino dos cursos de graduação da UNITAU. Para atualizar e dinamizar as ações dos 20 Departamentos da Universidade, a PRG cria medidas e procedimentos que efetivamente contribuam para a melhoria da formação dos profissionais e dos estudantes.

Responsável por propiciar condições de reflexão e de avaliação sobre o processo pedagógico nos cursos de graduação, a PRG analisa as estratégias adotadas por cada Departamento, com o objetivo de aperfeiçoar as ações didático-pedagógicas e de sugerir novos procedimentos com o envolvimento de docentes e de discentes.

A PRG também supervisiona os cursos de graduação EAD (Educação a Distância) e atua na coordenação do Controle Acadêmico, das secretarias dos Departamentos bem como da Central de Estágios, além de elaborar as normas complementares sobre currículos e os planos dos cursos de graduação e dos cursos sequenciais, as matrículas, as transferências e a verificação de rendimento escolar.

A PRG ainda acompanha as atividades de monitoria nas graduações e viabiliza condições para a efetivação dos Trabalhos de Graduação (TG). 

Pró-reitora: Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellú

Endereço: Avenida 09 de Julho, 245 - Centro - Taubaté - SP Cep: 12020-200
SECRETÁRIA/GABINETE: (12) 3625-4120
SECRETARIA: (12) 3625-4219 / (12) 3625-4231
ASSESSORIA: (12) 3625-4245 / (12) 3625-4246
EVA: (12) 3625-4247 (Espaço Virtual de Aprendizagem)
E-mail: prg@unitau.br

  • Coordenadoria de Controle Acadêmico
    É o setor responsável por acompanhar a vida acadêmica dos alunos desde o momento em que ingressam na Universidade, orientando os procedimentos de matrículas dos vestibulandos e as renovações de matrículas dos veteranos. A CCA também emite toda a documentação dos graduandos, como atestados, certificados, declarações, planos de ensino, diplomas e históricos escolares. Saiba mais

  • Educação a Distância
    A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino considerada como uma forma alternativa e complementar para a formação humana. A Universidade de Taubaté (UNITAU) já formou mais de 90 mil alunos em cursos presenciais em 59 anos de história no Ensino Superior, experiência que a Instituição investe na Educação a Distância desde 2009, quando obteve o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer a modalidade. Todos os cursos são modulares e proporcionam ao aluno a oportunidade de orientar melhor os seus estudos. Saiba mais

Os Institutos Básicos são as unidades educacionais da UNITAU responsáveis por administrar e por coordenar as funções de ensino, de pesquisa e de extensão correspondentes às disciplinas básicas dos cursos de Biociências, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas.

Responsáveis por administrar os laboratórios de cada campus, os Institutos Básicos de Humanidades, de Biociências e de Ciências Exatas da Universidade participam dos cursos de especialização, de aperfeiçoamento, de atualização, de extensão à comunidade e de difusão cultural, diretamente relacionados às suas funções e aprovados pelos órgãos competentes.

Também ministram e administram programas de mestrado, de doutorado e de cursos presenciais, além de planejar as atividades de ensino e de pesquisa, estimular o contínuo aperfeiçoamento dos funcionários e dos professores e elaborar a lista tríplice para a escolha do seu diretor.

Os Institutos promovem a integração didático-pedagógica entre si, objetivando a troca de experiências e de informações para o aprendizado constante.

INSTITUTO BÁSICO DE BIOCIÊNCIAS
Criado em 2003, o Instituto Básico de Biociências (IBB) é formado pelas disciplinas vinculadas aos Departamentos de Biologia, de Ciências Agrárias, de Educação Física, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Medicina, de Odontologia e de Psicologia. Implantado pela Deliberação do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) n.º 345/2003, o Instituto é dividido em: Grupo de Ciências Biológicas, Grupo das Ciências Morfológicas e Grupo das Ciências da Saúde. Cada grupo é subdividido em disciplinas básicas, que incluem as demais disciplinas a elas relacionadas. 

Diretora:
Profa. Dra. Eliane Stevanato

Endereço: Avenida Tiradentes, 500, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3629-7909/ (12) 3629-2319
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 12h e das 18h às 22h 

INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
As disciplinas pertencentes às estruturas curriculares dos cursos dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Civil, de Engenharia Elétrica, de Engenharia Mecânica, de Informática, de Matemática e Física, de Ciências Agrárias, de Biologia, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Medicina, de Odontologia, de Psicologia, de Economia, Contabilidade e Administração, de Ciências Sociais e Letras e de Pedagogia estão vinculadas ao Instituto Básico de Ciências Exatas (IBE). O Instituto foi implantado em 2006 por meio da Deliberação do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) n.º 247/2006

Diretora:
Profa. Dra. Katia Celina da Silva Richetto

Endereço: Rua Daniel Danelli s/n, Jardim Morumbi, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-4192
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h

INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
O Instituto Básico de Humanidades (IBH) oferece à comunidade uma ampla rede de serviços e de atendimento acadêmico. O IBH abrange as subáreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia, das Ciências Políticas e das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. A multidisciplinaridade do Instituto permite que os alunos tenham uma formação de valorização da diversidade social e cultural.

Diretor:
Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 22, 2º andar, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3622-2474
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas a estudantes de cursos de licenciatura. Os alunos inscritos vão às escolas públicas de Ensino Médio para realizar atividades que aprimorem sua formação e que contribuam para melhorar a qualidade da rede de ensino. No decorrer do projeto, os coordenadores e os supervisores também recebem bolsas de estudo por orientar os alunos.

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa investe no magistério para ampliar a qualidade da educação brasileira.
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  • Objetivos

O Pibid também procura mostrar aos jovens a importância da carreira de docente, promover a integração entre as escolas e as instituições formadoras de professores e melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura e o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

  • Quem pode participar?

Alunos matriculados em cursos de licenciatura plena de instituições municipais públicas e universidades e centros universitários filantrópicos, confessionais e comunitários, sem fins econômicos, de educação superior.

  • Modalidades das bolsas oferecidas

Serão concedidas cinco modalidades de bolsas:

Professor coordenador institucional
Destinada para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid nas Instituições de Ensino Superior (IES). Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. 

Professor coordenador de área
Destinada para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto aprovado.

Professor supervisor
Destinada para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. 

Professor coordenador de Gestão de Processos Educacionais
Destinada para professores da licenciatura que auxiliam na gestão do projetos na IES. 

Licenciados
Destinada aos estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. 

Em todos os Departamentos da Universidade de Taubaté o Conselho Departamental (Condep) está regularmente constituído e atuante.

Do Condep, participam alunos, e essa participação é importante para que o corpo discente seja informado das diretrizes dos cursos e do departamento e para que possam apresentar reivindicações e sugestões de seus colegas ou das turmas.

As reuniões do Condep são mensais, conforme cronograma estabelecido no início do ano letivo, mas reuniões extraordinárias podem ser agendadas, para estudo de problemas imprevistos e para planejamento de ações necessárias quanto à participação do Departamento em acontecimentos também imprevistos (um convite para visita a um Instituto, por exemplo, ou inclusão em algum programa de fomento etc.).

Os representantes dos professores e os representantes administrativos são eleitos por seus pares em eleição direta, e seu mandato é de dois anos. Os alunos são indicados pelo Centro Acadêmico. 

Objetivos

Seu principal objetivo é assessorar a direção do Departamento a tomar decisões sobre o funcionamento dos cursos, sobre a manutenção e o aprimoramento da infraestrutura física e humana do setor, assim como analisar, referendar ou não processos de professores e alunos e encaminhá-los para os setores pertinentes. Delibera sobre organização de eventos pedagógicos de interesse acadêmico, participação do Departamento em eventos como Congressos, Simpósios, Encontros de Iniciação Científica.

No Condep, também são estudados os quadros curriculares, as necessidades de atualização da matriz curricular, as demandas do mercado de trabalho e as solicitações de aquisição de equipamentos, mobiliário, material permanente e material de consumo. Todas as principais ações do Departamento são de conhecimento do Condep, e toda a rotina é passível de seu referendo.

Membros do CONDEP

O Laboratório de Anatomia do Instituto Básico de Biociências da Universidade de Taubaté, é responsável pelo ensino dos profissionais da área da saúde (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia e Biologia).

A utilização do cadáver para efeitos didáticos, não deve ser ignorada e é imprescindível. No entanto, o material humano para estudo, está cada vez mais raro de ser disponibilizado. Por este motivo, promovemos a campanha voluntária de corpo para o estudo anatômico, para que através dos corpos doados possamos continuar formando profissionais com elevado grau de conhecimento da Anatomia Humana para sua atuação profissional em toda nossa sociedade.

A doação é amparada por lei de acordo com o Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil brasileiro "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo no todo depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo".
Para doar o corpo é necessário que seja maior de 18 anos e tenha a intenção de fazê-lo. Se for menor de 18 anos precisará do consentimento dos responsáveis legais.

A Universidade não retira o corpo, apenas recebemos. Se a família decidir fazer o velório antes da doação (o que não impede que após as homenagens, o corpo seja doado), o custo desse deverá ser pago para a agência funerária contratada.

O corpo permanece no Laboratório de Anatomia por tempo indeterminado e o acesso do corpo é permitido apenas aos alunos, professores e técnicos do laboratório de Anatomia.

A Universidade não poderá aceitar doação de corpos de indivíduos com doenças infecto-contagiosas e ligados a mortes violentas.

A efetivação da doação é dependente da comunicação dos familiares com a universidade quando ocorrer o óbito. É importante que você discuta e informe seus familiares sobre esta decisão, para que quando constatado o óbito, um dos familiares nos comunique e assim possamos proceder para receber o corpo. Caso os familiares não estejam de acordo com a decisão ou não nos informar, o desejo não será concretizado.

Na ocasião da ocorrência do óbito, a Universidade se reserva ao direito de avaliar se poderá de fato receber o corpo.

Para ser um doador, primeiro tenha certeza da sua escolha, informe seus familiares sobre sua decisão e preencha o documento (link aqui), reconheça firma em cartório das assinaturas (doador e testemunhas).

Na ocorrência do falecimento, é necessário informar a Universidade o mais rápido possível e para que seja providenciado o documento de aceite.

Para concluir a doação, deve-se ter os documentos o aceite da Universidade, a declaração de óbito e a ficha preenchida com os reconhecimento ao cartório para expedição do atestado de óbito.

DOWNLOAD DO TERMO DE DOAÇÃO DE CADÁVER - VONTADE PRÓPRIA

DOWNLOAD DO TERMO DE DOAÇÃO DE CADÁVER - NATIMORTO