Pró-reitoria Estudantil (PRE)

Atuando como gestora das políticas de assistência estudantil da Universidade de Taubaté, a Pró-reitoria Estudantil viabiliza as ações mais avançadas acerca do papel da Universidade na sociedade. Dentre as suas diversas funções, desenvolve e apoia projetos que visam atender às necessidades e aos interesses da comunidade acadêmica; organiza planos de assistência aos estudantes; promove a integração discente na comunidade universitária, por meio de atividades esportivas, técnicas, culturais e de lazer; incentiva a criação e a dinamização de órgãos estudantis.

Para tanto, a Pró-Reitoria Estudantil dispõe de profissionais capacitados para ajudar o aluno de graduação, oferecendo-lhe orientação psicopedagógica e suporte ao seu ingresso no mercado de trabalho. A PRE preocupa-se ainda com o desenvolvimento de conhecimentos por meio de atividades extracurriculares, intercâmbios acadêmicos, eventos de iniciação científica, entre outros.

Pró-reitora: Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu

Endereço: Avenida Nove de Julho, nº 183 – Centro – Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-4154
E-mail: pre@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h 

 

Núcleo de Oportunidades
A Pró-reitoria Estudantil criou o Núcleo de Oportunidades para estreitar o relacionamento com empresas e instituições da região com o objetivo de inserir alunos e ex-alunos da UNITAU no mercado de trabalho.
Além da captação e divulgação de vagas de estágio, emprego e trainee, o Núcleo também promove e divulga eventos, oficinas e cursos ligados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
A Pró-reitoria Estudantil também organiza, anualmente, a Feira de Oportunidades e Empreendedorismo para trazer empresas e iniciativas empreendedoras para dentro da Universidade. O evento conta com estandes de empresas, instituições e agentes integradores e oferece uma programação de palestras sobre a temática empregabilidade e empreendedorismo.  

Vagas de estágio, emprego e trainee: Cadastre-se aqui e receba vagas e oportunidades exclusivas diretamente no seu email.

Programa de Apoio Psicossocial - Paps 
O Projeto tem como principal objetivo oferecer apoio, orientação e acompanhamento psicologico breve aos alunos que apresentam questões emocionais relacionadas à adaptação ao universo academico. Os alunos podem solicitar o atendimento pelo e-mail: pre@unitau.br.

Programa de Atendimentos aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)
Voltado aos alunos com necessidades educacionais especiais com o objetivo de oferecer a eles recursos necessários para o seu acesso, permanência e sucesso na vivência universitária. Promovendo esse ambiente de inclusão, o Programa tem ações de orientação pedagógica aos professores e diretores dos departamentos, de atendimento direto ao aluno, de acompanhamento da vida acadêmica, de atendimento psicopedagógico, entre outras iniciativas.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)
A PRE apoia as ações estudantis e atende às solicitações deste órgão (o Diretório Central dos Estudantes), providenciando, dentro das normas e orçamento da Universidade, o que for necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

Central de Estágio
A Central de Estágios é um modelo de assistência ao estudante que visa organizar ações com o propósito de integrá-lo ao estágio em sua respectiva área do ensino médio e graduação, de forma articulada, criando um compromisso de responsabilidade compartilhado entre Universidade, estudante e Empresas públicas e privadas.
Centro Especial de Atendimento Bibliográfico
O Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB), desenvolvido pelo SIBi e vinculado à Pró-reitoria de Extensão, tem por finalidade assistir os nossos universitários com necessidades especiais, principalmente portadores de deficiência visual, e está instalado na Biblioteca de Biociências no Campus do Bom Conselho, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h.

Clínica de Odontologia
Ações focadas na saúde bucal também são desenvolvidas pela instituição, por meio de três clínicas situadas no departamento de Odontologia. Os serviços são prestados em diversas áreas disponibilizando à população diversos tratamentos.

Clínica de Psicologia
Alunos dos últimos anos de Psicologia oferecem atendimento a comunidade em Clínica própria, sempre sob a orientação de professores supervisores. A proposta é oferecer um tratamento completo e, para isso, a Clínica ainda conta com o suporte de serviços de Psiquiatria e do Serviço Social.
Clínica de Fisioterapia
O objetivo é oferecer serviços de reabilitação, com uma diversidade de modalidades, indo desde à fisioterapia aplicada às lesões ortopédicas e traumatológicas, até às disfunções respiratórias e cardiovasculares. 
Clínica de Nutrição
A ideia é dar aos pacientes com sobrepeso, obesidade ou doenças relacionadas um acompanhamento profissional, direcionado de forma personalizada a melhor ação para se chegar a perda de peso e, assim, a uma vida mais saudável.
Assistência Jurídica
Como órgão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Jurídicas, esse serviço é destinado ao desenvolvimento da prática jurídica real dos alunos de Direito dos 4º e 5º anos e à prestação de serviço de assistência jurídica à comunidade.
Apoio à prática desportiva
A atividade física tornou-se, nos últimos anos, um fator preponderante para a melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas. Tendo em vista essa necessidade, a Universidade, por meio do Departamento de Educação Física, dispõe aos alunos opções de lazer desportivo e de prática de atividades não competitivas, como: ginástica, musculação, natação e hidroginástica.

Mais informações:
Endereço: Av. Tiradentes, 500 – Bom Conselho – Taubaté-SP – CEP: 12030-180
Telefones: (12) 3625-4275 / 3629-7479
E-MAIL: edfisica@unitau.br

Para complementar ainda mais o seu currículo a UNITAU também promove e divulga Programas de Intercâmbio Nacionais/Internacionais e outras oportunidades:

Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa do Banco Santander criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Além da bolsa em dinheiro o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio. Saiba mais aqui.

Programa Bolsa Santander Graduação.

O programa oferece bolsas de estudo direcionadas, preferencialmente, para alunos com excelente desempenho acadêmico e condições financeiras desfavoráveis e terá como objetivo apoiar estudantes no pagamento da mensalidade. O universitário contemplado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$300,00 mensais durante o período de 12 meses.

Programa de Mobilidade Nacional ABRUEM PRESENCIAL E EAD

Programa de mobilidade nacional que promove o intercâmbio de alunos de graduação que podem cursar um ou dois semestres em instituições de ensino filiadas à Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Em 2011, a Instituição aderiu ao FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Por este programa do Governo Federal, o estudante de graduação pode financiar até 100% do curso, pagando no máximo R$ 50,00 por trimestre.
Saiba mais

A Universidade também conta com um extenso programa de Bolsas de Estudo, que oferecem descontos nas mensalidades para os alunos. Confira aqui.