Pró-reitoria Estudantil (PRE)

Atuando como gestora das políticas de assistência estudantil da Universidade de Taubaté, a Pró-reitoria Estudantil viabiliza as ações mais avançadas acerca do papel da Universidade na sociedade. Dentre as suas diversas funções, desenvolve e apoia projetos que visam atender às necessidades e aos interesses da comunidade acadêmica; organiza planos de assistência aos estudantes; promove a integração discente na comunidade universitária, por meio de atividades esportivas, técnicas, culturais e de lazer; incentiva a criação e a dinamização de órgãos estudantis.

Para tanto, a Pró-Reitoria Estudantil dispõe de profissionais capacitados para ajudar o aluno de graduação, oferecendo-lhe orientação psicopedagógica e suporte ao seu ingresso no mercado de trabalho. A PRE preocupa-se ainda com o desenvolvimento de conhecimentos por meio de atividades extracurriculares, intercâmbios acadêmicos, eventos de iniciação científica, entre outros.

Pró-reitora: Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu

Endereço: Avenida Nove de Julho, nº 183 – Centro – Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-4154
E-mail: pre@unitau.br

Horário de atendimento remoto: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 

 

 

Núcleo de Oportunidades
A Pró-reitoria Estudantil criou o Núcleo de Oportunidades para estreitar o relacionamento com empresas e instituições da região com o objetivo de inserir alunos e ex-alunos da UNITAU no mercado de trabalho.
Além da captação e divulgação de vagas de estágio, emprego e trainee, o Núcleo também promove e divulga eventos, oficinas e cursos ligados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
A Pró-reitoria Estudantil também organiza, anualmente, a Feira de Oportunidades e Empreendedorismo para trazer empresas e iniciativas empreendedoras para dentro da Universidade. O evento conta com estandes de empresas, instituições e agentes integradores e oferece uma programação de palestras sobre a temática empregabilidade e empreendedorismo.  

Vagas de estágio, emprego e trainee: Cadastre-se aqui e receba vagas e oportunidades exclusivas diretamente no seu email.

Programa de Apoio Psicossocial - Paps 
O Projeto tem como principal objetivo oferecer apoio, orientação e acompanhamento psicologico breve aos alunos que apresentam questões emocionais relacionadas à adaptação ao universo academico. Os alunos podem solicitar o atendimento pelo e-mail: pre@unitau.br.

Programa de Atendimentos aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENEE)
Voltado aos alunos com necessidades educacionais especiais com o objetivo de oferecer a eles recursos necessários para o seu acesso, permanência e sucesso na vivência universitária. Promovendo esse ambiente de inclusão, o Programa tem ações de orientação pedagógica aos professores e diretores dos departamentos, de atendimento direto ao aluno, de acompanhamento da vida acadêmica, de atendimento psicopedagógico, entre outras iniciativas.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)
A PRE apoia as ações estudantis e atende às solicitações deste órgão (o Diretório Central dos Estudantes), providenciando, dentro das normas e orçamento da Universidade, o que for necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

Central de Estágio
A Central de Estágios é um modelo de assistência ao estudante que visa organizar ações com o propósito de integrá-lo ao estágio em sua respectiva área do ensino médio e graduação, de forma articulada, criando um compromisso de responsabilidade compartilhado entre Universidade, estudante e Empresas públicas e privadas.
 

Para complementar ainda mais o seu currículo a UNITAU também promove e divulga Programas de Intercâmbio Nacionais/Internacionais e outras oportunidades:

Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa do Banco Santander criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Além da bolsa em dinheiro o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio. Saiba mais aqui.

Programa Bolsa Santander Graduação.

O programa oferece bolsas de estudo direcionadas, preferencialmente, para alunos com excelente desempenho acadêmico e condições financeiras desfavoráveis e terá como objetivo apoiar estudantes no pagamento da mensalidade. O universitário contemplado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$300,00 mensais durante o período de 12 meses.

Programa de Mobilidade Nacional ABRUEM PRESENCIAL E EAD

Programa de mobilidade nacional que promove o intercâmbio de alunos de graduação que podem cursar um ou dois semestres em instituições de ensino filiadas à Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Em 2011, a Instituição aderiu ao FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Por este programa do Governo Federal, o estudante de graduação pode financiar até 100% do curso, pagando no máximo R$ 50,00 por trimestre.
Saiba mais

A Universidade também conta com um extenso programa de Bolsas de Estudo, que oferecem descontos nas mensalidades para os alunos. Confira aqui.