Pró-reitoria Estudantil (PRE)

Atuando como gestora das políticas de assistência estudantil da Universidade de Taubaté, a Pró-reitoria Estudantil viabiliza as ações mais avançadas acerca do papel da Universidade na sociedade. Dentre as suas diversas funções, desenvolve e apoia projetos que visam atender às necessidades e aos interesses da comunidade acadêmica; organiza planos de assistência aos estudantes; promove a integração discente na comunidade universitária, por meio de atividades esportivas, técnicas, culturais e de lazer; incentiva a criação e a dinamização de órgãos estudantis.

Para tanto, a Pró-Reitoria Estudantil dispõe de profissionais capacitados para ajudar o aluno de graduação, oferecendo-lhe orientação psicopedagógica e suporte ao seu ingresso no mercado de trabalho. A PRE preocupa-se ainda com o desenvolvimento de conhecimentos por meio de atividades extracurriculares, intercâmbios acadêmicos, eventos de iniciação científica, entre outros.

Pró-reitora: Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellu

Endereço: Avenida Nove de Julho, nº 183 – Centro – Taubaté-SP
Telefone: (12)3625-4180 
E-mail: pre@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h 

 

Núcleo de Oportunidades
A Pró-reitoria Estudantil criou o Núcleo de Oportunidades para estreitar o relacionamento com empresas e instituições da região com o objetivo de inserir alunos e ex-alunos da UNITAU no mercado de trabalho.
Além da captação e divulgação de vagas de estágio, emprego e trainee, o Núcleo também promove e divulga eventos, oficinas e cursos ligados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
A Pró-reitoria Estudantil também organiza, anualmente, a Feira de Oportunidades e Empreendedorismo para trazer empresas e iniciativas empreendedoras para dentro da Universidade. O evento conta com estandes de empresas, instituições e agentes integradores e oferece uma programação de palestras sobre a temática empregabilidade e empreendedorismo.  

Vagas de estágio, emprego e trainee: Cadastre seu currículo aqui e receba vagas e oportunidades exclusivas diretamente no seu email.

Programa de Apoio Psicossocial - Paps 
O Projeto tem como principal objetivo oferecer apoio, orientação e acompanhamento psicossocial aos alunos que apresentam questões e necessidades relacionadas à adaptação ao universo acadêmico e universitário. Os alunos passaram a receber atendimento personalizado com uma equipe composta por professores de pedagogia e psicologia. Agende seu atendimento pelo tel.: (12) 3625-4193 ou pelo e-mail: paps@unitau.com.br .

Programa de Atendimentos aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)
Voltado aos alunos com necessidades educacionais especiais com o objetivo de oferecer a eles recursos necessários para o seu acesso, permanência e sucesso na vivência universitária. Promovendo esse ambiente de inclusão, o Programa tem ações de orientação pedagógica aos professores e diretores dos departamentos, de atendimento direto ao aluno, de acompanhamento da vida acadêmica, de atendimento psicopedagógico, entre outras iniciativas.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)
A PRE apoia as ações estudantis e atende às solicitações deste órgão (o Diretório Central dos Estudantes), providenciando, dentro das normas e orçamento da Universidade, o que for necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

Central de Estágio
A Central de Estágios é um modelo de assistência ao estudante que visa organizar ações com o propósito de integrá-lo ao estágio em sua respectiva área do ensino médio e graduação, de forma articulada, criando um compromisso de responsabilidade compartilhado entre Universidade, estudante e Empresas públicas e privadas.
Centro Especial de Atendimento Bibliográfico
O Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB), desenvolvido pelo SIBi e vinculado à Pró-reitoria de Extensão, tem por finalidade assistir os nossos universitários com necessidades especiais, principalmente portadores de deficiência visual, e está instalado na Biblioteca de Biociências no Campus do Bom Conselho, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h.

Clínica de Odontologia
Ações focadas na saúde bucal também são desenvolvidas pela instituição, por meio de três clínicas situadas no departamento de Odontologia. Os serviços são prestados em diversas áreas disponibilizando à população diversos tratamentos.

Clínica de Psicologia
Alunos dos últimos anos de Psicologia oferecem atendimento a comunidade em Clínica própria, sempre sob a orientação de professores supervisores. A proposta é oferecer um tratamento completo e, para isso, a Clínica ainda conta com o suporte de serviços de Psiquiatria e do Serviço Social.
Clínica de Fisioterapia
O objetivo é oferecer serviços de reabilitação, com uma diversidade de modalidades, indo desde à fisioterapia aplicada às lesões ortopédicas e traumatológicas, até às disfunções respiratórias e cardiovasculares. 
Clínica de Nutrição
A ideia é dar aos pacientes com sobrepeso, obesidade ou doenças relacionadas um acompanhamento profissional, direcionado de forma personalizada a melhor ação para se chegar a perda de peso e, assim, a uma vida mais saudável.
Assistência Jurídica
Como órgão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Jurídicas, esse serviço é destinado ao desenvolvimento da prática jurídica real dos alunos de Direito dos 4º e 5º anos e à prestação de serviço de assistência jurídica à comunidade.
Apoio à prática desportiva
A atividade física tornou-se, nos últimos anos, um fator preponderante para a melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas. Tendo em vista essa necessidade, a Universidade, por meio do Departamento de Educação Física, dispõe aos alunos opções de lazer desportivo e de prática de atividades não competitivas, como: ginástica, musculação, natação e hidroginástica.

Mais informações:
Endereço: Av. Tiradentes, 500 – Bom Conselho – Taubaté-SP – CEP: 12030-180
Telefones: (12) 3625-4275 / 3629-7479
E-MAIL: edfisica@unitau.br

Para complementar ainda mais o seu currículo a UNITAU também promove e divulga Programas de Intercâmbio Nacionais/Internacionais e outras oportunidades:

Programa Fórmula Santander
Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico o Banco Santander criou em 2010 o Programa Fórmula Santander. O aluno aprovado em processo seletivo interno da UNITAU concorre a uma bolsa de 5 mil euros para cursar um semestre fora do Brasil. Além da bolsa em dinheiro o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio.  

Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa do Banco Santander criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Além da bolsa em dinheiro o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio. Saiba mais aqui.

Programa Bolsas Santander Mundi
O Programa concede bolsas, no valor equivalente a 4 mil euros, a estudantes de graduação e de pós-graduação para realizarem um intercâmbio de até um semestre em um dos mais de 20 países em que o Santander está presente.
O objetivo deste Programa é propiciar aos estudantes indicados pela UNITAU, a oportunidade de realizar a mobilidade internacional, possibilitando o acesso a culturas estrangeiras, por meio de cursos em renomadas universidades.
Além da bolsa em dinheiro, o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio.

Programa Bolsa Santander Graduação
O programa oferece bolsas de estudo direcionadas, preferencialmente, para alunos com excelente desempenho acadêmico e condições financeiras desfavoráveis e terá como objetivo apoiar estudantes no pagamento da mensalidade. O universitário contemplado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$300,00 mensais durante o período de 12 meses.

Programa de Mobilidade Nacional ABRUEM
Programa de mobilidade nacional que promove o intercâmbio de alunos de graduação que podem cursar um ou dois semestres em instituições de ensino filiadas à Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Os editais são publicados aqui no site da UNITAU, geralmente nos meses de dezembro e maio. Saiba mais aqui

Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX UNITAU), é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A Universidade seleciona um grupo multidisciplinar de alunos que acompanhados por professores coordenadores passam 15 dias, durante os meses de férias, auxiliando uma comunidade carente do interior do Brasil. 

Projeto Universitário Aeromóvel
A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército de Caçapava em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX UNITAU) promove anualmente o Estágio de Chefia e Liderança. O Estágio tem a duração de dois dias e tem como objetivo apresentar a carreira das Armas para o público acadêmico e desenvolver o espírito de liderança no meio universitário, destacando o modelo adotado no Exército Brasileiro. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: momentos cívicos, acampamento, demonstração de técnicas de combate, remo de guerra, orientação, técnicas de transposição de obstáculos, equitação e técnicas de tiro. As inscrições geralmente ocorrem no segundo semestre. 

Na página de concursos são publicados os editais referentes a cada atividade. Acompanhe!

Em 2011, a Instituição aderiu ao FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Por este programa do Governo Federal, o estudante de graduação pode financiar até 100% do curso, pagando no máximo R$ 50,00 por trimestre.
Saiba mais

A Universidade também conta com um extenso programa de Bolsas de Estudo, que oferecem descontos nas mensalidades para os alunos. São mais de 20 modalidades. Confira aqui.

De que forma posso contar com a PRE?
A Pró-reitoria Estudantil é um espaço inteiramente dedicado a você aluno, para que possa ter acesso às oportunidades que a experiência de estar no Ensino Superior pode lhe proporcionar. Entre nossas principais ações estão: a orientação psicopedagógica, o suporte ao seu ingresso no mercado de trabalho e a organização de planos de assistência aos estudantes como Bolsas Estudantis e o FIES – Financiamento Estudantil.

Qual é a diferença entre o Setor de Estágios e o Núcleo de Oportunidades?
O Setor de Estágios é responsável por orientar alunos e empresários sobre as questões acadêmicas e legais que envolvem o estágio (obrigatório ou não obrigatório). Também é responsável por conferir e validar termos de início e término de estágios, bem como, convênios com empresas para autorização de estágios. Saiba mais aqui. Já o Núcleo de Oportunidades é responsável por auxiliar na formação do aluno para o mercado de trabalho promovendo cursos, oficinas e eventos sobre a temática empregabilidade. O Núcleo também é responsável pelo relacionamento da Universidade com as empresas, para a captação de vagas para divulgação entre alunos e ex-alunos UNITAU. Inscreva-se aqui e receba diretamente no seu email. vagas de estágio, trainee, emprego e outras oportunidades para o seu currículo.

Qual é a ligação entre a Pró-Reitoria Estudantil e o DCE?
A PRE apoia as ações estudantis e atende às solicitações deste órgão (o Diretório Central dos Estudantes), providenciando, dentro das normas e orçamento da Universidade, o que for necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

De onde vêm as bolsas? Em quanto tempo se renovam?
A PRE tem uma Dotação Orçamentária dentro da Universidade que delimita sua distribuição de bolsas de estudos. Em geral, as bolsas renovam-se semestralmente.

As bolsas se renovam automaticamente?
Não. Semestralmente, os bolsistas são reavaliados para continuidade no Programa. Vale lembrar que um dos quesitos fundamentais para a sua permanência é estar em dia com as mensalidades.

Como solicitar uma bolsa de estudos? Todos podem participar?
A solicitação para as bolsas acontecem por meio de cadastros preenchidos no próprio site da Universidade, e todos podem participar. Entretanto, cada bolsa abriga certas características de inclusão, às quais o aluno interessado deve se adequar.

Como consigo estagiar na UNITAU?
O estágio dentro da Universidade está inserido na Bolsa Estágio, portanto o aluno deve preencher seu cadastro no site, a partir do mês de fevereiro, como a solicitação de qualquer outra bolsa de estudo.

O estágio dentro da Universidade vale como estágio obrigatório?
Não. O estágio dentro da Universidade vale apenas como uma modalidade de Bolsa de Estudo, mas, dentro de diversos departamentos, essa função tem valor como horas de Atividade Complementar. Verifique em seu curso!

Como funciona o email institucional?
O e-mail “vc@unitau.com.br” é uma parceria entre a Universidade e a Microsoft que permite aos alunos uma conta institucional com facilidades, como: a criação de grupos, bate-papo e outras ferramentas. Para o seu email institucional enviamos informações, notas de esclarecimento, oportunidades de estágio, de intercâmbio, de emprego, e notícias sobre o universo acadêmico por meio da newsletter produzida pela Pró-reitoria Estudantil. Para ativar sua conta, para requerer um login e senha, ou para solicitar uma recuperação de senha entre em contato com a Central de Informática pelo endereço eletrônico suporte@unitau.com.br informando seu nome completo e RA.

Como me transfiro para outro curso?
Basta procurar a secretaria do seu departamento.

Quando abrem as inscrições para o FIES?
Geralmente, no final do mês de janeiro.
Solicitamos a atenção ao site sisfiesportal.mec.gov.br/, e em nossas demais redes de relacionamento (twitter, facebook e unitau.br), pois publicaremos qualquer novidade.

Existe cota para inscrições no FIES em cada curso?
Não. O FIES na UNITAU é ilimitado para todos os cursos que possuem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Qual a documentação necessária para entrega na Central do Aluno para o financiamento?

  • Ficha da inscrição do site impressa;
  • A cópia dos documentos abaixo devem ser acompanhadas das originais ou cópias autenticadas;
  • Documentos de identidade (o documento informado no momento da inscrição deve ser o documento entregue) e CPF de todos os membros do grupo familiar. Para os membros da família menores de 12 anos que não tiverem RG, deve ser apresentada certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência do grupo familiar (conta de água, luz ou telefonia móvel de onde efetivamente reside a família);
  • Histórico escolar do Ensino Médio e certificado de conclusão do candidato;
  • Comprovante de notas do ENEM, caso te30/03/2015, os candidatos ao FIES deverão apresentar notas iguais ou superiores a 450 pontos no exame e não ter zerado na redação;
  • Em se tratando de pais separados, trazer cópia do termo de audiência estipulando o valor da pensão, se houver, e o holerite com o valor destinado à pensão, além de certidão de casamento com a averbação do divórcio. Se falecido, certidão de óbito;
  • Alunos casados precisam trazer a certidão de casamento; divorciados, a certidão de casamento com a averbação da separação; e viúvos, certidão de óbito do cônjuge.
  • Comprovante de rendimentos de todos os membros da família maiores de idade:

Que trabalham:

  • 3 últimos contracheques/holerites, no caso de renda fixa e em comissão;
  • 6 últimos contracheques/holerites, no caso de pagamento de horas extras;

Aposentados:

  • Extrato Dataprev (o documento pode ser impresso no site Dataprev – extratos e pagamentos – gravar no Word e apresentar impresso).

Autônomos:

  • Apresentar cópia do Imposto de Renda, do DECORE (Declaração de Contribuição e Rendimentos) ou 3 últimos Pró-labores – DECORE e Pró-labores devem estar assinados por um contador;

Que não possuem renda:

  • Declaração de próprio punho de que não possui renda, com firma reconhecida em cartório;

Quem não pode se candidatar ao FIES?
Aqueles:
a. Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
b. Que já tenham sido beneficiados com o FIES e desistiram;
c. Que estejam inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc);
d. Que tenham concluído o Ensino Médio a partir de 2010 e não tenham participado do ENEM – após o dia 30/03/2015, será necessário, ainda que esses estudantes tenham obtido rendimento igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado na redação do referido exame;
e. Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 salários mínimos.
f. Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capta seja inferior a 20%.

Alunos e fiadores podem ter restrição no CPF para inscrição no FIES?
De acordo com o Artigo 6º, da Lei 12.801, de 24 de abril de 2013, apenas os fiadores não poderão ter restrições no CPF; e se forem casados, os respectivos cônjuges também participam da mesma regra.
É importante ressaltar que, mesmo no período de aditamento, esta condição continua sendo válida.

É indispensável a apresentação de um fiador?
As modalidades de garantia admitidas são: fiança convencional, fiança solidária e FGEDUC.
Vale lembrar que o fiador deve ter como rendimento duas vezes o valor da mensalidade do curso escolhido pelo aluno, e, se isso não for possível, há a possibilidade de adição de outros fiadores para complementação do valor. Os alunos com renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio poderão optar por não apresentar um fiador, por meio da inscrição no FGEDUC.

Ao realizar a inscrição, e concluí-la, o aluno já pode considerar-se beneficiado pelo financiamento?
Não. Para a obtenção do financiamento, há 4 fases:
a) inscrição e conclusão da inscrição com impressão da ficha no site sisfiesportal.mec.gov.br/;
b) entrega da documentação na Pró-reitoria Estudantil para ser avaliada pelos membros da comissão;
c) comparecimento do aluno e seu fiador ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal para aprovação;
d) Entrega de cópia do contrato (no Setor de FIES, na Central do Aluno UNITAU).

Se eu tiver um fiador, posso me inscrever no FIES ainda que nenhum membro da minha família tenha renda?
Não. Infelizmente, o Financiamento é feito de acordo com a renda mensal bruta do grupo familiar, e, se o aluno não tiver um rendimento mínimo, não será possível realizar o financiamento.
Vale lembrar que se entende como grupo familiar parentes diretos, residentes na mesma casa, como: pai, mãe, cônjuge, filhos, irmãos e avós.

Quando o aluno começa a pagar o financiamento?
Após 18 meses da conclusão de seu curso. No entanto, é importante frisar que a contratação do financiamento implica no pagamento de uma quantia de R$ 50,00 trimestralmente ao longo de toda graduação.

Após a contratação, o aluno garante seu financiamento até a conclusão do curso?
Sim, porém, semestralmente, é preciso que o aluno compareça ao Setor de FIES para aditamento do contrato, ou seja, informar ao Governo Federal que deseja continuar, suspender, transferir ou dilatar o financiamento.

Se o aluno já tem o FIES em outra Universidade, ele pode solicitar sua transferência para a UNITAU trazendo consigo o financiamento?
Sim, mas antes é necessário verificar a disponibilidade de vaga no curso desejado, além da participação desse no FIES.
Após a transferência acadêmica, o estudante deverá procurar a Comissão da Universidade em que realizou o contrato do FIES, solicitar a transferência de curso no SisFIES e trazer a documentação à nossa Universidade para validação do procedimento e aditamento para renovação de contrato.

Para a realização dos aditamentos, o que é necessário?
O comparecimento do aluno ao Setor de FIES, na Central do Aluno UNITAU, trazendo consigo a senha utilizada no momento da inscrição, além de e-mail cadastrado no SisFIES e senha desse, para possíveis atualizações cadastrais. Após esse procedimento, dentro de 10 dias, o aluno já poderá retornar à Central do Aluno para retirar seu Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pela Comissão, para arquivamento.

Após o aditamento, é necessário comparecer ao banco novamente?
Apenas se o tipo de Aditamento for Não Simplificado, ou seja, quando houver modificação de fiador, de percentual a ser financiado ou alteração de semestre ou curso financiado. Nesses casos, o aluno deverá encaminhar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) à agência bancária, para alteração do contrato, e entregar uma cópia ao Setor de FIES, na Central do Aluno, para arquivo.

Quem é beneficiário de alguma modalidade de bolsa na Universidade pode realizar a inscrição no FIES?
Não. Ao efetuar a contratação do financiamento, automaticamente, qualquer modalidade de bolsa dentro da Universidade será cancelada, a fim de tornarmos acessíveis os benefícios disponíveis ao maior número de alunos possível dentro da Instituição.

Quais percentuais de financiamento posso realizar com o FIES?
Existem variáveis entre 50% a 100%. Este percentual é dado pelo próprio site do Governo, levando-se em consideração a renda familiar bruta e seu comprometimento.

O FIES quita parcelas/dívidas anteriores ao contrato?
Não. O Financiamento é valido somente para parcelas referentes ao semestre em que o aluno contratou o FIES, sendo renovado periodicamente até a conclusão do curso.