Atenção à saúde mental do acadêmico

Projeto de Extensão de alunos para alunos que tem por objetivo promover saúde mental e conhecimento acerca deste assunto. Criado em 2020 por alunos da Medicina a partir do desejo dos fundadores de suprir a demanda por auxílio psicológico no dia a dia dos estudantes. Originalmente foram abertas 3 frentes de atuação: 1a) Plantão Psicológico no Campus da Biociências para alunos de toda universidade; 2a) Compartilhamento de informações sobre saúde mental no Instagram; 3a) Produção Científica: com a pandemia do COVID-19, a 1° frente foi reestruturada para promover acolhimento online, em parceria com os estagiários de Psicologia Aplicada da Unitau e psicólogos voluntários. Foi possível atender mais de 100 pessoas, de 9 estados diferentes.

O Instagram possui 2.022 seguidores, os vídeos práticos alcançam em média 420 visualizações, 360 em postagens e 1200 em Lives. Em 2022, houve reabertura da sala do projeto no Campus Bom Conselho, aquisição e confecção de materiais, limpeza da sala e adequação para receber as atividades e oferecimento de sessões de meditação e relaxamento semanais presenciais, além de firmamento de parceria com o Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE).

Coordenadora: Maria Cecília Pereira Nakanit

Instagram: @ProjetoFocoNaMente