Controle ambiental e prevenção de doenças na infância

Acidentes escorpiônicos e arboviroses/Zika do Programa Saúde na Educação: O Projeto “Controle ambiental” promove educação em saúde de maneira organizada e continuada, atendendo demandas sociais relevantes. São trabalhados: temas de prevenção de doenças (arboviroses, acidentes escorpiônicos), prevenção a aranhas, abelhas, lacraias, serpentes e morcegos e doenças provocadas por desequilíbrio ambiental.  A ocupação urbana desorganizada tem gerado impactos ambientais expressivos nas cidades, levando a uma desorganização dos eco-ambientes de espécies de inseto, que, por isso, buscam soluções de sobrevida, levando ao surgimento/ressurgimento de doenças humanas. De consequências potenciais desastrosas na infância ressaltam-se as condições trabalhadas pelo projeto, que podem levar inclusive à morte, dentre outras consequências. A porta de entrada para as ações de educação e de promoção à saúde são as escolas, escolhidas pela gestão municipal para o trabalho conjunto da equipe extensionista com profissionais municipais e com redes sociais para a divulgação dos materiais lúdicos desenvolvidos. Em 2022, iniciou-se o trabalho em novas escolas, do ensino infantil e fundamental. Continuou-se com o trabalho por intermédio do Instagram, desenvolvendo parcerias com outros projetos de extensão.

Coordenação: Francine Alves da Silva Coelho