Identificação e orientação a estudantes com altas habilidades

O Ministério da Educação define os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação como aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, de liderança, de psicomotricidade e área de artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Porém, há uma dificuldade em identificar tais alunos para que lhe seja, então, oferecido o atendimento adequado. Este projeto visa oferecer atendimento os alunos com Altas Habilidades/Superdotação do Ensino Fundamental e Médio do município de Taubaté-SP por meio de duas ações: identificação e orientação. Para a identificação, participarão os alunos com indicadores de AH/SD bem como suas escolas e famílias. O processo será realizado por meio de observação, de entrevistas, de aplicação de escalas e de instrumentos de avaliação psicológica. Após o processo de identificação, serão realizadas entrevistas devolutivas e atendimentos para a orientação dos alunos, das escolas e das famílias, para que sejam discutidas oportunidades que impactem na formação do estudante, otimizando o processo educativo.

Coordenação: Fernanda Cardoso Fraga Fonseca