Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG)

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) coordena as atividades didático-científicas da UNITAU e as ações didático-pedagógicas dos cursos de pós-graduação, além de atuar na capacitação de docentes e de supervisionar os cursos. O principal objetivo da PRPPG é incentivar as atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e pelos alunos da Universidade. As ações são organizadas por meio de pareceres da Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação, composta por representantes dos cursos de lato e stricto sensu.

A PRPPG disponibiliza bolsas aos colaboradores da UNITAU para promover a sua inserção nos cursos de pós-graduação da Instituição. Sob a ótica e o aval dos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e da Comissão de Ética no Uso de Animais, a PRPPG analisa e aprova a realização de pesquisas laboratoriais, clínicas e com modelos animais.
 
Confira os cursos de pós-graduação oferecidos aqui.

Pró-reitora: Prof. Dra. Sheila Cavalca Cortelli

Secretaria dos cursos de Pós-graduação 
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro, Taubaté-SP 
Telefone: (12) 3625-4218 / 3624-1657
E-mail: cursospos@unitau.br 
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábado, das 8h às 12h

Gabinete da PRPPG 
Telefone: (12) 3625-4217
Fax: (12) 3632-2947
E-mail: prppg@unitau.br 
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
 

 Os Comitês de Ética em Pesquisa Humana e a Comissão de Ética no Uso de Animais estimulam a pesquisa, analisando aspectos éticos e servindo à UNITAU e a diversas instituições que ainda não contam com seu próprio Comitê de Ética.

 

  • Comitê de Ética em Pesquisa Humana

Com a finalidade de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNITAU, com o trabalho de seus membros, contribui para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. O Comitê foi criado em cumprimento às Resoluções do Conselho Nacional da Saúde, n.º 196/96, de 10 de outubro de 1996, e n.º 251/97, de agosto de 1997. Seu registro foi aprovado, em 9 de setembro de 1999, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Conep/CNS/MS). A documentação do Comitê é disponibilizada pela UNITAU.
Saiba mais

Coordenadora: Profa. Dra. Wendry Maria Paixão Pereira
Telefones:
 (12) 3635-1233 e (12) 3625-4143
E-mail: cep@unitau.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

 

  • Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNITAU, com o trabalho de seus membros, estabelece normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e de pesquisa científica. A Comissão foi criada pela Deliberação do Conselho Universitário (Consuni) n.º 013/2010, de 25 de fevereiro de 2010, em cumprimento ao Decreto 6899/09. O Decreto dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), estabelecendo normas para o seu funcionamento e criando o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (Ciuca). A documentação da Comissão é disponibilizada pela UNITAU. 
Saiba mais

Coordenadora: Profa. Dra. Naira Correira Cusma Pelógia
Telefone: (12) 3635-1233 
E-mail: ceua@unitau.br

  • Congresso 

A partir de 2012, a UNITAU passou a promover o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Conhecido por ser o maior evento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Estado de São Paulo, o Congresso contempla cinco encontros: a Mostra de Pós-graduação (MPG); o Seminário de Administração (SEA); o Seminário de Docência Universitária (Seduni); o Seminário de Extensão (Semex); e o Encontro de Iniciação Científica (ENIC), realizado, desde 1995, pela Universidade. Saiba mais.

 

  • Grupos de Pesquisa

A UNITAU reúne grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com credencial de qualidade, os grupos recebem o fomento de financiadores do porte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do próprio CNPq, que dão mostra de compromisso com a produção do conhecimento. Confira os grupos aqui.

Marca de seu caráter dinâmico e de seu pensamento plural, educação, saúde, política, economia e meio ambiente são partes da variedade temática que a UNITAU se dispõe a estudar. Saiba mais.

ACERVO

  • Estudos
    A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UNITAU disponibiliza aos alunos a produção científica dos programas de pós-graduação da Universidade. Acesse a plataforma Sophia aqui.
    Saiba mais


  • Monografia
    Os trabalhos de monografia dos cursos de Pós-graduação deverão estar de acordo com os padrões de elaboração e de apresentação. 
    Saiba mais

  • Revistas Científicas

    As revistas científicas produzidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UNITAU destinam-se à divulgação de trabalhos científicos originais, que agreguem valores e contribuam para o desenvolvimento das áreas de Humanas, de Ciências Biológicas e de Exatas.

    A adesão participativa demonstrada pelos conselhos editoriais e o número elevado de artigos publicados merecem destaque na produção dos periódicos. Confira as revistas científicas aqui.

  • Periódicos Capes
    Confira o acervo de publicações aqui

  • Plataforma Lattes

Núcleo de Propriedade Intelectual (NUPI) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG)

O Núcleo de Propriedade Intelectual (NUPI) é responsável por orientar e conduzir os trâmites legais, previstos nas legislações envolvendo registro, contrato, concessão, cessão, transferência de tecnologia e manutenção dos direitos relativos à Propriedade Intelectual. Cabe também ao NUPI gerenciar o patrimônio Intelectual da Unitau, por meio do incentivo ao direito autoral, às solicitações e manutenção de patentes, aos registros de software, marcas e desenhos industriais, e transferência de tecnologia.

E-mail: nupi@unitau.br
Telefone: (12) 3625-4151
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Coordenador (2018-2020):

Paulo Cesar Ribeiro Quintairos (Ciências Exatas)

Membros do NUPI (2018-2020):

Andréia Fogaça Maricato (Ciências Jurídicas)
Ederaldo Godoy Júnior (Ciências Exatas)
Eduardo Hidenori Enari (Tecnologia da Informação)
José Roberto Cortelli (Ciências da Saúde)
Monica Franchi Carniello (Comunicação Social)
Paulo Fortes Neto (Ciências Ambientais)

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da UNITAU tem como objetivo a formação de pesquisadores, motivando os graduandos a ingressar no universo da pesquisa. Para incentivar o avanço e a partilha de saberes nas diferentes áreas científicas, a PRPPG atualmente, opera em duas vertentes básicas:

1- Concede bolsas de Iniciação científica, financiadas pelo CNPq e pela própria UNITAU, com chamadas seletivas anuais CNPq no primeiro semestre e Unitau no segundo semestre.

2- Promove eventos anuais de Iniciação Científica, que recebem inscrições de trabalhos de dezenas de instituições brasileiras.

O principal objetivo dessas ações é iniciar os estudantes de graduação na pesquisa científica, colocando-os em contato direto com as metodologias, os procedimentos e o apoio teórico necessários ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Para isso, conta com professores orientadores que supervisionam e orientam o desenvolvimento dos alunos participantes dos Programas de Iniciação Científica e a condução do projeto.

Cabe destacar que, para promover a Iniciação Científica, a UNITAU tem programas de concessão de bolsas a estudantes de graduação participantes de projetos de pesquisa. Por meio de um processo seletivo, conduzido pela Comissão Interna de Bolsas de Iniciação Científica, a Instituição classifica os projetos a partir dos seguintes critérios: originalidade, objetividade, mérito da proposta, coerência teórico metodológica e que privilegia, principalmente, a boa formação dos estudantes participantes.

Saiba mais.

Clique aqui para ter acesso as oficinas da PRPPG e certificados.