Conceito Capes: 4
Carga horária: 750h
Inscrição: R$219,00
Duração: 24 meses
Investimento: Matrícula de R$900,00 + 23 mensalidades de R$900,00
Período de inscrição: 26/01/2023 a 09/02/23
Período de matrícula: 17/02/23 a 10/03/2023
Horário das aulas: Sextas feiras, das 14h às 18h e das 19h às 22h15, e aos Sábados, das 8h às 14h
O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou-se em 1996, e todos os títulos de seus egressos entre os anos de 1998 e 2001 foram validados, conforme publicação no Diário Oficial da União, nº. 161 de 24/08/2009. Em 2001, uma proposta atualizada do Programa foi aprovada pela CAPES e, em 2004, o Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (Mestrado) foi recomendado pela CAPES (Portaria n. 4.310/04, publicada no D.O.U. de 23 de dezembro de 2004, seção 1, folhas 33). Nas duas últimas avaliações da CAPES, recebeu nota 4, numa escala que vai até nota 5.
A área de concentração do Programa é “Língua materna e línguas estrangeiras” e suas linhas de pesquisa são: 1) Ensino e Aprendizagem de Línguas; 2) Formação de Professores de Línguas; e 3) Processos Discursivos da Linguagem Verbal e Não Verbal. Nos últimos anos, principalmente, essas três linhas de pesquisa têm focalizado também a crescente influência das tecnologias de informação e comunicação no ensino de línguas. O Programa tem como objetivo geral a formação teórico-crítica de educadores e pesquisadores em ensino e aprendizagem de línguas e áreas afins, e em estudos da linguagem e do discurso.
O perfil do profissional a ser formado é o de pesquisador na área de línguas materna e estrangeiras que possa atuar como: 1) professor universitário em áreas cujo escopo principal seja a linguagem, a formação de professores de línguas e o ensino de línguas; 2) professor, coordenador de ensino de línguas nos níveis de ensino fundamental e médio; 3) pesquisador capaz de atuar na elaboração de material didático fundamentado nas propostas da Linguística Aplicada contemporânea.
A revista eletrônica do Programa, Caminhos em Linguística Aplicada – ISSN 2176-8625, disponível em periodicos.unitau.br, é avaliada como B1 na área de Letras/Linguística, segundo o QUALIS CAPES 2014.
Coordenadora:
Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
Coordenadora Adjunta:
Profa. Dra. Vânia de Moraes
Local das aulas:
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté - SP - CEP: 12020-040
Mais informações
Tel: (12)3621-2666
E-mail: centralpos@unitau.br
Contato: linguisticaaplic.unitau@gmail.com / posatende@unitau.br
The Applied Linguistics Master’sProgramof the University of Taubate (UNITAU) was created in 1996. All research carried out from 1998 to 2001 was validated, as published in the“DiárioOficial da União”, no. 161 of 08/24/2009. In 2001, an updated proposal for the program was approved by CAPES (the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). In 2004, the program was recommended by CAPES (Portaria No. 4,310 / 04, published in the DOU of December 23, 2004, section 1, page 33). The program is rated 4 (out of 5) by CAPES.
The focus of the program is “Mother tongue and foreign languages” and theprogram’s 3 lines of research are: 1) Language Teaching; 2) Language Teacher Development; 3) Verbal and Non-Verbal Language Discursive Processes.These three lines of research have also focused on the growing influence of information and communication technologies on language teaching, mainly in the past few years. The general objective of the program is to develop theoretical-critical educators and researchers in the field of language teaching ??and related areas, as well as in studies of language and discourse.
The program’s graduate studentswill be able to act as: 1) university professors in areas whose main scope is language studies, language teacher development and language teaching; 2) teachers, language teaching coordinators and principals at the elementary andsecondary levels, and also at language institutes; 3) researchers capable of working on the evaluation and development of didactic material based on the proposals of contemporary Applied Linguistics.
The program's digitaljournal,CaminhosemLinguísticaAplicada, ISSN 2176-8625, available athttp://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica, is rated B1in the area of Language teaching/Linguistics, according to QUALIS CAPES 2019.
Director:Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
Deputy:Profa. Dra. Vânia de Moraes
Address
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro – Taubaté, São Paulo,Brazil, 12020-040
Office Hours:
Monday to Friday, 8am to 5pm
E-mail: linguisticaaplic.unitau@gmail.com
Phone: 55 (12) 3624-1657, 55 (12) 3625-4218
For the official website in Portuguese visit https://unitau.br/cursos/pos-graduacao/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado-em-linguistica-aplicada/
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
LISTA DE APROVADOS
EDITAL 0005/2023-PRPPG BOLSAS FIDELIDADE E DOCENTE UNITAU
Linha de Pesquisa 1: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
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Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
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Linha de Pesquisa 3: PROCESSOS DISCURSIVOS DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
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DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (cada uma de 60h/a)
LA01 – Teorias Lingüísticas
LA02 – Metodologia da Pesquisa em Lingüística Aplicada
DISCIPLINAS OPTATIVAS (cada uma de 45h/a)
LA08. A linguagem verbo-visual da mídia como subsídio para a formação de professores
LA11. Análise crítico-reflexiva do ensino da gramática
LA13. Análise do discurso: conceitos básicos, constituição de corpus e procedimentos de análise
LA19. Literatura e interação: A produção de sentidos na sala de aula
LA20. Práticas de leitura de gêneros discursivos no ensino de Língua Portuguesa
LA22. Cognição, afetividade e linguagem
LA23. Tópicos em Lingüística Aplicada I
LA 30. Análise de textos literários na perspectiva discursiva como subsídio ao ensino de língua materna.
LA 31. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e o ensino de língua materna
LA 33. Mediação em leitura e escrita: imaginário, ludismo e estética no ensino de língua materna
LA 34. Ensino de produção textual: o gênero de texto como instrumento de trabalho
LA 35. Comunicação, educação e linguagem: implicações contemporâneas
LA 36. Aspectos (meta)discursivos, (meta)afetivos e (meta)cognitivos para o letramento do professor com foco na inovação para a aprendizagem do aluno
LA 40. Figuras interpretativas do agir educacional em textos
LA 41. Fundamentos do design instrucional para o ensino de línguas
LA 42. Cultura, linguagem e mídias contemporâneas
LA 43. Recursos linguísticos-discursivos no ensino-aprendizagem de leitura e produção textual escrita
LA 44. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos
LA 45. Ensino e aprendizagem de línguas, inclusão social e cidadania
LA 46. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: concepções de lingua(gem), ensino-aprendizagem, sujeito, interação
LA 47. Jogos, brincadeiras, storytelling, ludificação (gamication) e princípios de aprendizagem
LA 48. Tópicos em Lingüística Aplicada II
Observação: As duas disciplinas obrigatórias são oferecidas todos os anos. Das disciplinas optativas, são oferecidas anualmente, em média, 14 disciplinas, distribuídas nos dois semestres, de acordo com os temas de pesquisa em andamento dos professores-orientadores e de seus orientandos.
BANCO DE ARTIGOS E DISSERTAÇÕES
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UNITAU tem o objetivo de disponibilizar a produção científica dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UNITAU, para possibilitar a divulgação e o acesso simultâneo de textos completos das teses e dissertações, assim como criar espaços para democratização da informação em tempo real. Para consultar o acervo, acesse: https://www.unitau.br/pagina/biblioteca
ENTRELAÇAR
O Entrelaçar é um projeto desenvolvido por professores e alunos egressos do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté – UNITAU, que por meio de publicações semestrais em formato de e-book, o projeto objetiva disseminar as produções acadêmicas desenvolvidas no Programa com o intuito de contribuir para as práticas pedagógicas dos professores de Língua Materna e/ou Estrangeira da Educação Básica das redes pública e privada de Ensino Fundamental e Médio.
Especificamente, o projeto Entrelaçar se propõe a fornecer subsídios para que o professor possa utilizar em sala de aula, de maneira prática, os estudos acadêmicos relativos à leitura, produção textual e análise linguística, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Para conhecer a publicação, acesse: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/view/47/40/169-1
REVISTA CAMINHOS DA LINGUÍSTICA APLICADA ( QUALIS B1)
A Revista "Caminhos em Linguística Aplicada" é uma publicação on-line, semestral, do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU. Seu objetivo é a divulgação de trabalhos científicos (artigos e resenhas), produzidos por mestres e doutores sobre temas da área, como: Linguagem e Gêneros Discursivos, Aprendizagem e Ensino de Línguas, Formação do Professor, Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino, Linguagens Midiáticas e Multi-modais, Discurso e Identidade, entre outros que também se relacionam com a aprendizagem e o ensino de línguas. Com isso, pretende atuar tanto no fortalecimento dos estudos, quanto na verticalização das discussões na área. Para conhecer o acervo da revista, consulte: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica
EPAVA
O Programa de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, anualmente, o EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba.
Focado na educação inclusiva e equitativa de qualidade, o EPAVA objetiva reunir atividades docentes, das mais diversas áreas do saber, que promovam reflexões sobre o papel da escola, por meio das linguagens. O enfoque do evento é oportunizar transformações que superem os limites do progresso do mundo moderno, sobretudo, a subordinação e a homogeneização das culturas que tanto restringem o desenvolvimento das camadas mais marginalizadas da sociedade. Em outras palavras, trata-se de ações docentes, discentes e de gestores que contemplem, por exemplo, atividades artísticas, confecção de material didático, projetos experimentais envolvendo matemática, biologia, física, química, dentre outros, em prol da democratização do saber.
Organizado com oficinas, palestras, minicursos, lançamento de livros, mesas-redondas, e comunicações, o evento é um acontecimento acadêmico multidisciplinar. Durante o evento, professores, pesquisadores, alunos, coordenadores, bem como outros profissionais do contexto educacional podem compartilhar experiências, refletir sobre o papel da linguagem para a democratização dos saberes e, certamente, construir novos conhecimentos e realidades.
Em 2022, o encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto. Para saber mais, acesse https://www.even3.com.br/2epava/
SEPLA
O Programa de Pós-graduação – Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, anualmente, o Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada – SePLA.
No evento busca-se discutir questões sobre a língua(gem) em suas múltiplas perspectivas discursivas, teóricas e práticas, por meio de palestras, minicursos e simpósios temáticos. A exposição de trabalhos estão relacionadas as Linguagem e Gêneros Discursivos, Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino, Linguagens Midiáticas e Multi-modais, Discurso e Identidade, entre outros que também se relacionam com o ensino e aprendizagem de línguas e a formação de educadores.
Conforme proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca-se alinhar a temática principal de cada edição do SePLA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte de um projeto intitulado “Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Mais especificamente, o SePLA focaliza o ODS acerca do desenvolvimento de atividades que fomentem a educação inclusiva e de qualidade, dentre outras metas (UNITED NATIONS, 2015). O SEPLA normalmente ocorre no segundo semestre de cada ano.
ADRIANA CINTRA DE CARVALHO PINTO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
ELIANA VIANNA BRITO KOZMA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
ELISABETH RAMOS DA SILVA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
FRANCISCO ESTEFOGO
Titulação: Pós-Doutor
Currículo Lattes
KARIN QUAST
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA APARECIDA GARCIA LOPES ROSSI
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA DO CARMO SOUZA DE ALMEIDA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA JOSÉ MILHAREZI ABUD
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
SÍLVIA MATRAVOLGYI DAMIÃO (colaboradora)
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
VÂNIA DE MORAES
Titulação: Pós-Doutor
Currículo Lattes
VERA LÚCIA BATALHA DE SIQUEIRA RENDA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes