Editais selecionam projetos de Iniciação Científica e são oportunidades para universitários interessados pelo universo da pesquisa | Foto: Leonardo Ol

Iniciação Científica tem editais abertos com oportunidades de bolsa para estudantes de graduação

Link curto: https://unitau.me/44OFC9w

12/09/2023 17h22 ⋅ Atualizada em 26/09/2023 11h21

ciência, Iniciação Científica, ENIC, CICTED, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Pesquisa, ALUNO

Se a sua praia é a pesquisa, seu momento chegou! Com editais abertos, o programa de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté selecionará projetos desenvolvidos por professores da Universidade e você pode aproveitar essa chance para atuar como bolsista pelos Programas de Iniciação Científica da UNITAU. As oportunidades são para universitários da graduação presencial ou EAD, com 26 bolsas de estudo, que concede desconto de R$700 nas mensalidades durante 11 meses, a partir de fevereiro de 2024, podendo ser prorrogado por mais 11 meses. São 23 vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 3 vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos com prazo de inscrição até 30 de outubro. Entenda mais detalhes sobre cada uma delas mais abaixo.

Você, universitário(a), pode atuar ao lado de professores que você admira para tornar-se um pesquisador ou uma pesquisadora iniciante e ainda ajudar a transformar a comunidade a partir das suas melhores ideias. Para isso, saiba que nos programas como o PIBIC e o PIBIT, você atuará como colaborador(a) em um projeto já em andamento e/ou criado por um professor. Isso significa que você precisa demonstrar o seu interesse e conversar com aquele que você mais se identifica para, então, rolar o ‘match’ científico, visto que os programas selecionam os projetos e, então, os(as) professores coordenadores selecionam os universitários(as) bolsistas que os acompanharão na jornada de estudo sobre determinado tema.

Qualquer pessoa pode ser cientista?

Já olhou para um(a) pesquisador(a) e pensou ‘o que passa na cabeça dele(a)?’. A ciência pode parecer complexa, mas é basicamente o resultado de uma visão de mundo e a sua também é importante, independente do seu curso. Então, a resposta é: SIM! Qualquer pessoa pode ser cientista. Observar, refletir, problematizar e, então, aperfeiçoar, criar ou solucionar uma demanda da comunidade são os principais objetivos de uma pesquisa, ou seja, todas as áreas do conhecimento podem e devem contribuir.

Para surfar nessa onda e tornar-se um bolsista de Iniciação Científica, você precisa estar regularmente matriculado(a) em um curso de graduação presencial ou EAD da UNITAU. É necessário também que a sua média nos semestres anteriores, somando as notas de todas as disciplinas, tenha resultado acima de 7. Mas atenção: o(a) bolsista de iniciação científica não pode ser contemplado(a) com nenhum outro tipo de bolsa de estudo ou financiamento e, além disso, deve ter tempo disponível para dedicar-se à pesquisa, sendo a recomendada a carga horária de 20 horas semanais. Além das oportunidades de atuação como bolsista, é possível, ainda, cadastrar-se no banco de talentos para ser colaborador(a) voluntário(a) em pesquisas e, para isso, basta você curtir fazer ciência e ter disponibilidade. Em ambos os casos, tanto como bolsista quanto voluntário(a), é imprescindível relacionar-se com os professores da sua área para saber em qual pesquisa você poderá ser indicado como bolsista colaborador(a), além de fazer o seu cadastro no banco de talentos.

Quais as principais diferenças entre o PIBITI e o PIBIC?

Os dois programas têm moldes parecidos em critérios para seleção de projetos e de bolsistas. Os editais são comuns também sobre a preferência por aqueles que abordem as chamadas ‘tecnologias prioritárias’ definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, que visam o desenvolvimento econômico e social do país. Para saber mais, acesse a portaria nº 1.122. O PIBIC, especificamente, dá a preferência para projetos que, além das tecnologias prioritárias, estejam relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas. Para saber mais, acesse aqui.

Iniciação Científica no XII Cicted

Uma das principais ‘vitrines’ para os trabalhos desenvolvidos na Iniciação Científica é o XII Congresso de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, o Cicted. As apresentações em formato de pôster movimentarão a programação no Departamento de Gestão e Negócios e no Colégio UNITAU entre os dias 18 e 20 de outubro e o prazo para submissão de trabalhos ainda está aberto. Você pode conferir as demais categorias e inscrever as suas melhores ideias clicando aqui.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.