UNITAU oferece atividades de saúde e bem-estar para os universitários | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Atividades físicas contribuem para a saúde integral e auxiliam no desempenho acadêmico

Link curto: https://unitau.me/4dCqOQV

14/05/2024 11h29

Atividade Física, Saúde Mental, ODS ONU, Graduação, Benefício, alunos

 

É comum que a prática de atividades físicas seja quase inexistente no cotidiano de muitas pessoas. A rotina de trabalho, estudos, cuidados com a casa e com a família às vezes impossibilitam de se fazer um exercício físico. Segundo dados divulgados pela Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em 2023, mais de 50% dos brasileiros raramente - ou quase nunca - praticam exercícios físicos, o que está diretamente relacionado à quadros de adoecimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), contudo, recomenda pelo menos 300 minutos de exercícios moderados e 150 minutos de atividade física intensa por semana para adultos. Esse hábito pode reverter essa situação e melhorar a qualidade de vida, além de proporcionar bem-estar físico e mental.

Atividade Física na UNITAU

Diante desses fatos e motivada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece atividades desportivas que contribuem para você, universitário(a), manter o corpo saudável e a mente equilibrada. Só assim você pode caminhar tranquilo(a) rumo ao sucesso acadêmico, profissional e pessoal.

“A atividade física previne diversas doenças, principalmente doenças relacionadas à síndrome metabólica. Então, toda vez que praticamos atividade física, diminuímos o risco de doenças como diabete, osteoporose, colesterol elevado, problemas cardíacos e o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica Prof. Esp. Luiz Antonio Alcantara Cembraneli Junior, coordenador das atividades desportivas na Universidade.

Pedro Nelson de Souza Otelino, universitário do 3° semestre de Sistemas de Informação, ficou um tempo longe da musculação e voltou a praticar esse exercício quando surgiu a oportunidade oferecida pela UNITAU. “Depois que voltei a praticar exercícios físicos, me vi mais focado nas aulas e nos estudos, além de estar me sentindo mais disposto”, complementa o universitário.

O universitário do 3° semestre de Educação Física e estagiário da área de atividades desportivas oferecidas pela UNITAU, Gustavo Andrade de Paula, se apaixonou pelo curso logo de cara e não teve dúvidas quando surgiu a oportunidade do estágio para que, assim, pudesse se desenvolver e ajudar outras pessoas. “Além de me ajudar profissionalmente, essa oportunidade auxilia no entendimento das aulas, já que as matérias que aprendo com os professores, utilizo nas atividades”, comenta o universitário, que ainda reconhece a importância da atividade para o desempenho acadêmico dos colegas que aproveitam o serviço. “Eles (alunos) se exercitarem, nem que seja apenas se alongar, é essencial na rotina, já que muitos passam muito tempo sentados trabalhando e estudando”, complementa.

Saúde Mental

Para garantir uma boa disposição no dia a dia, além de se exercitar, também é preciso cuidar da saúde mental. Pensando nisso, a Universidade de Taubaté disponibiliza atividades de saúde e bem-estar no Campus do Bom Conselho semanalmente. Todas quartas e quintas-feiras, às 11h20 e 18h15, respectivamente, é oferecido a prática do alongamento. Já nas sextas-feiras às 18h30 a atividade oferecida é a calatonia. Outro recurso que você pode utilizar é o Programa de Apoio Psicosocial (PAPS). O serviço é gratuito e você pode solicitar o atendimento especializado via e-mail para paps@unitau.br. As informações são sigilosas e a equipe está preparada para acolher e ajudar no que for preciso.

Amanda Ávila
ACOM/UNITAU