Evento discute obras do escritor taubateano, Monteiro Lobato (Foto: Pedro Silvini/ACOM UNITAU)

Semana Nacional do Museu: UNITAU recebe debate sobre Monteiro Lobato

Link curto: https://unitau.me/3wC9aMt

14/05/2024 10h21

Cultura, UNITAU

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia, nesta quarta-feira (15), a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, com foco no tema “Lobato: censura, cancelamento e rasura”, no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas. A atividade é gratuita e aberta ao público, pautada em refletir sobre os museus como estimuladores de educação e pesquisa.

O projeto é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Anualmente, o Conselho Internacional de Museus (Icom) escolhe um tema para celebrar a data, sendo também a questão principal do evento que os museus se inspiram para programar os eventos. 

Neste ano, o tema é “Museus, Educação e Pesquisa”, e a conversa sobre o autor infantil se relaciona pela sua contribuição no desenvolvimento infantil no país e por promover reflexões sobre suas ideias e posturas.

A coordenadora do curso de História da UNITAU, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, explica que a escolha do tema na terra natal de Monteiro Lobato, Taubaté, é de extrema importância para discussão ampla de suas obras e iniciativas que necessitam de contextualização.

“Promover essa reflexão em Taubaté é importante, por ser a sua terra, e uma das cidades brasileiras que mais tem museus, sendo um deles inclusive dedicado ao autor e um dos mais visitados do estado de São Paulo” ressalta a docente.

A mesa redonda sobre o assunto contará com o Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy, Doutor com pesquisas de impacto culturais de autores como Lobato, Prof. Dr. José Wellington de Souza, professor convidado do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU e mediação da Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, docente do campus Humanidades da Universidade.

O evento terá atividades culturais em toda a cidade no objetivo de disseminar o conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa, com diferentes oficinas e palestras. Acesse aqui para ver a programação. 

O Departamento de Ciências Jurídicas está localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285, Centro, Taubaté-SP.


Pedro Silvini
ACOM/UNITAU