Protagonistas do processo de aprendizagem: alunos apresentam projetos de inovação para atendimento médico. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

Inovação Pedagógica e Administrativa: ações estimulam aprendizado e geram economia e eficiência

Link curto: https://unitau.me/3DdeMg0

13/07/2023 11h04

Inovação, Papex, Reitora, Reforma Administrativa

Em uma oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos obtidos em pesquisas e em sala de aula, alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Taubaté (UNITAU) encerraram o semestre com as apresentações do Projeto de aplicação, pesquisa e extensão (Papex). A atividade é resultado da integração de disciplinas e uma das ferramentas da Inovação Pedagógica desenvolvida pela instituição desde 2022. Mais um marco para o primeiro ano do segundo mandato, e quinto ano de gestão, da Reitora Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

A iniciativa, que ajuda o aluno a entender as demandas da comunidade e o desperta para a importância de olhar para além dos muros da Universidade, ainda atende ao previsto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A legislação determina que as instituições de Ensino Superior destinem um mínimo de 10% da carga horária total dos cursos de graduação à extensão. De acordo com o Prof. Me. José Maria Silva Junior, que coordena a reformulação pedagógica, a Inovação tem ajudado a reduzir as taxas de evasão nos períodos iniciais dos cursos, contribui para bons índices de frequência e ainda facilita o aprendizado dos alunos.

Caminhando pelos campi, é fácil encontrar outros exemplos de Inovação Pedagógica bem sucedidos. O exemplo que segue vem lá do campus Bom Conselho. Na disciplina de Introdução à Prática da Medicina, do curso da Universidade de Taubaté, os futuros médicos, do terceiro e do sexto semestre, são estimulados a desenvolverem projetos de inovação que visam melhorar a qualidade de atendimento do profissional.

Só em 2023, foram criados 14 projetos, em diferentes áreas de atuação, apresentados no concurso com o tema “Como melhorar a qualidade da assistência médica”. De acordo com o Prof. Me. Ricardo Marcitelli, que ministra a disciplina, o aluno tem que ser provocado para se tornar protagonista do processo de aprendizagem.

“Trabalhar nesse tipo de proposta faz com que o estudante se sinta estimulado a participar da construção do currículo e ele valoriza mais o conteúdo. Para quem está lecionando, é importante ouvir o aluno. Ele vai se transformando, ganhando voz ativa e participando cada vez mais do processo de construção do próprio currículo. Ele, muitas vezes, se vê identificado com a disciplina e decide fazer aquilo para o resto da vida dele”, explica.

No campus da JUTA, o destaque fica por conta do Hub de Inovação, inaugurado em 2022, com o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico. O Hub da UNITAU funciona como um “berçário” para o desenvolvimento de ideias que passam por um processo de maturação para, depois, serem transformadas em negócios. Após a incubação, os projetos migram para o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT).

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, explica que desenvolver o perfil empreendedor é uma das demandas do mundo do trabalho contemporâneo e amplia as possibilidades de atuação profissional dos alunos e egressos de todas as áreas do conhecimento.

“A existência de um Hub de Inovação na Universidade a insere como partícipe do ecossistema de inovação regional.  Os alunos que desenvolvem projetos, participam de formações ou buscam mentorias no Hub têm a oportunidade de visualizar como o conhecimento que eles adquirem ao longo dos cursos de Graduação e Pós-graduação se alinha a oportunidades do setor produtivo.  Com base em ideias iniciais, com o acompanhamento que o Hub oferece, os alunos podem transformar o que era ideia em um projeto de negócio viável”, explica.

Inovação Administrativa: ações geram economia e mais eficiência

Os resultados do primeiro ano do segundo mandato da Reitora Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes também são positivos quando o assunto é Inovação Administrativa. Graças às parcerias firmadas com a iniciativa privada por meio da Pró-reitoria de Extensão, por exemplo, a UNITAU concluiu a reforma do Auditório do Departamento de Engenharia Civil com custo zero e passou a realizar eventos da Universidade com investimentos reduzidos.

O início da reforma administrativa possibilita melhor alocação de recursos e mais investimentos em infraestrutura. No último ano, a Universidade recebeu novos mobiliários para salas de aula das turmas dos primeiros anos de graduação (carteiras, lousas de vidro e TV) e adequou as áreas de convivência dos campi Bom Conselho e Ciências Agrárias.

Espaços importantes da Universidade, que impactam diretamente na experiência e no aprendizado dos alunos, também foram revitalizados. Alguns exemplos são o horto de botânica do campus Bom Conselho, o Laboratório de Simulação e de Habilidades e a piscina do programa de hidroterapia, da Clínica de Fisioterapia.

Foco na Inovação Pedagógica e Administrativa: prática para os Novos Tempos que contribuem para a construção da Universidade do Futuro.