Apresentações do Papex consolidam inovação pedagógica na UNITAU

08/07/2022 19h11

UNITAU, Pesquisa, Papex, Extensão, Inovação, Aluno

Apresentações do Projeto de aplicação, pesquisa e extensão (Papex) realizadas por estudantes dos primeiros anos dos cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade e Propaganda encerraram, com sucesso, a implantação do projeto de inovação pedagógica da Universidade de Taubaté (UNITAU) no primeiro semestre.

Desde o início do ano letivo, os alunos passaram por uma experiência diferenciada, com disciplinas integradas e uma abordagem focada na extensão, por meio da aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

A iniciativa vai ao encontro do conceito da Universidade do Futuro e está prevista pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). De acordo com a legislação, as instituições de ensino superior devem destinar um mínimo de 10% da carga horária total dos cursos de graduação à extensão, com data limite de implantação até janeiro de 2023.

“Todos os trabalhos tiveram foco na extensão. Nós nos antecipamos e conseguimos implantá-los já no início de 2022. Boa parte dos trabalhos foi realizada fora da sala de aula. Os alunos foram até a comunidade, conheceram a realidade vivenciada, fizeram diagnósticos e propuseram soluções”, afirma o coordenador de inovação pedagógica da UNITAU, Prof. Me. José Maria Silva Junior.

Para o professor José Maria, as novidades apresentadas aos alunos colaboraram para a redução das taxas de evasão nos períodos iniciais dos cursos.

“Nos cursos de Comunicação, por exemplo, a evasão foi zero. Não houve nenhum caso de aluno que desistiu porque não gostou do curso. Conseguimos quebrar esse paradigma. Também tivemos um índice de frequência muito alto neste primeiro semestre.”

O coordenador destacou a qualidade dos trabalhos apresentados no encerramento do semestre. Entre alguns dos temas desenvolvidos ao longo do período no Departamento de Comunicação, estiveram manifestações culturais de rua, a dança italiana na festa de Quiririm e o trabalho das figureiras de Taubaté.

“Fizemos a apresentação dos trabalhos no auditório com a presença dos alunos, amigos e familiares. A avaliação foi realizada por alunos de anos mais avançados em conjunto com os professores. A qualidade das apresentações nos impressionou, foram trabalhos de alto nível e que merecem até figurar no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted)”.

No segundo semestre, o trabalho da comissão responsável pela implantação do projeto de inovação pedagógica da UNITAU será o de analisar quais novos cursos podem ser inseridos a partir de 2023.

“Temos alguns pontos a serem melhorados. Percebemos que nossos professores se sentiram desafiados em participar do processo, e isso foi importante para reforçar o envolvimento deles”, avalia o coordenador.

Entre os alunos, a expectativa é de que o modelo de inovação pedagógica seja mantido para o segundo semestre de seus cursos.

“A gente espera que o projeto continue porque foi um método muito melhor para aprender. Colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula e também pudemos nos relacionar melhor em grupo. No caso do tema que nós pesquisamos (figureiras), conhecemos mais sobre a cultura de Taubaté. O apoio dos professores foi essencial para concluir esse trabalho”, aponta Karina Reis, estudante do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda.

Para a aluna do primeiro semestre de Jornalismo, Isabela Vieira, o formato de avaliação com a redução da quantidade de provas e um maior peso para a apresentação do trabalho colaborou para uma aprendizagem com maior qualidade. “O Papex facilitou muito nossa interação com as disciplinas e também tirou muito a pressão em relação à prova. Com a experiência prática, foi mais fácil para a gente aplicar o conhecimento teórico. Espero muito que continue”.