UNITAU estimula inovação com novo Hub na Juta

02/06/2022 19h03

UNITAU, Professor, Aluno, Hub, Inovação, Empreendedorismo, JUTA, HITT

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lança, nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o Hub de Inovação no campus da Juta. A iniciativa integra o conceito da Universidade do Futuro e visa implantar espaços para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico.

As instalações serão utilizadas pelos alunos das engenharias e também de outros cursos da Universidade por meio de ações interdisciplinares.

O Hub de Inovação da UNITAU servirá como um “berçário” para o desenvolvimento de ideias que possam a ser maturadas e transformadas em futuros negócios.

“O Hub vai funcionar com o modelo de pré-incubação. Serão seis semanas de um intensivo para transformar aquela ideia em um modelo de negócio. Esse modelo de negócio deve ser validado externamente pelo mercado, procedimento que também será realizado pelo Hub. O próximo passo, em caso de sucesso, será a migração para o HITT, para dar sequência ao empreendimento”, afirma o Prof.  Me.  Antonio  Ricardo  Mendrot, assessor  de  planejamento  da Reitoria da UNITAU.

O HITT é um espaço de inovação e de tecnologia mantido pela Prefeitura de Taubaté, com gestão da Fundação de apoio à pesquisa, tecnologia e inovação (Fapeti), da UNITAU. O HITT está localizado no 2º piso do Via Vale Garden Shopping e abriga, atualmente, 11 startups residentes responsáveis pela geração de 420 empregos. A Fapeti também será a gestora do Hub da UNITAU.

As instalações do Hub da UNITAU incluem uma sala para pré-incubação, com ambientes para coworking e mentorias, sistema de telefonia, internet e wifi. A primeira turma de alunos empreendedores a ocupar o espaço deve contar com 20 posições disponíveis.

“Esta é a primeira versão, denominada pocket, mais simples. Existe o planejamento para a ampliação das instalações e da criação de um corredor de inovação com conexões com o laboratório de informática e com o laboratório de modelagem 3D”, complementa o assessor de planejamento.

A sustentabilidade também terá espaço no Hub, com uma sala em que ficará o escritório do Centro UNITAU Sustentável (CEUS). O CEUS iniciou suas atividades em março deste ano, com foco na promoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, em alinhamento com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O corpo docente envolvido no Hub terá a dupla missão de participar em ações de mentoria e de promover as ideias dentro dos planos de ensino nas salas de aula. “Os alunos interessados irão participar de um processo seletivo para a apresentação de ideias para a pré-incubação. Além disso, as empresas da região também podem apresentar demandas, problemas a serem resolvidos, para estimular a busca por soluções por parte dos alunos”, conclui o professor Mendrot.