Estudantes da UNITAU têm leque de oportunidades que contribuem para o ingresso no mercado de trabalho | Foto: Letícia Botan/ACOM-UNITAU

Oportunidades durante a graduação são pontes para o mercado de trabalho

Link curto: https://unitau.me/3pHNbjL

10/07/2023 16h34 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h33

Empreendedorismo, Emprego, Oportunidade, Estágio, CICTED, Iniciação Científica, Extensão, Internacionalização, Graduação

 

Formar-se em uma Universidade enriquece o seu currículo e, consequentemente, a sua carreira profissional. A chance de conquistar melhores cargos e salários é maior para aqueles que concluem o curso de graduação, seja ele na modalidade presencial ou EAD. Isso é o que mostra uma pesquisa do Instituto Semesp, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior. Investir no seu futuro, portanto, nunca foi tão importante.


Estágio

Tudo começa nas aulas. Dedicar-se às atividades é o que te fará ter a base para conseguir um bom estágio, por exemplo. Na UNITAU, você pode cadastrar o seu currículo no Núcleo de Oportunidades para receber, por e-mail, a atualização de vagas de estágio na região e no país, considerando oportunidades também de trabalho remoto. Fora isso, aproveitar os eventos da Universidade também ajudam você a estabelecer networking com profissionais da sua área. Seja na Feira de Oportunidades, nas semanas pedagógicas ou no Cicted, por exemplo, transitar por esses ambientes levam você às pessoas certas. Aposte também nos professores como mentores nesta jornada e não deixe de olhar os murais do seu Departamento. Além disso, a Bolsa Aprimoramento permite que você atue nos setores da Universidade que têm relação com a sua área, garantindo experiência profissional e desconto na mensalidade.

Extensão

Além disso, os projetos de extensão promovem o contato com a comunidade, ou seja, você vai aprender na prática a sua profissão e ainda solucionar alguma demanda da sociedade. Lidar com o outro, ou seja, ter contato com pessoas diferentes e com pensamentos diferentes, pode enriquecer habilidades que vão além daquilo que se aprende em sala de aula, o que é fundamental para alçar cargos de liderança, por exemplo.

Internacionalização

A UNITAU tem um Escritório de Relações Internacionais (ERI) que funciona como uma “ponte” para a sua carreira acadêmica internacional. Periodicamente, são oferecidas oportunidades de intercâmbio e de mobilidade acadêmica em Universidades parceiras em Portugal, França e Espanha, por exemplo, o que também pode acrescentar uma experiência diferenciada no seu currículo.

Iniciação Científica

Para ser cientista, você só precisa observar com atenção a sua realidade. A pesquisa é um outro caminho que você pode tomar ao longo da sua graduação, sendo uma ponte para o mercado de trabalho e também para a carreira docente, por exemplo. Se esse é o seu sonho, você pode se cadastrar no banco de talentos da Iniciação Científica clicando aqui.

Empreendedorismo

A Universidade também tem o seu próprio “berçário” de startups. No Hub UNITAU você pode tirar a sua ideia do papel e colocar a sua veia empreendedora em ação, seja na área de humanas, exatas ou biociências. Quem sabe, essa não é a sua chance de começar o seu próprio negócio?

#FezBonito

Ao longo da sua jornada acadêmica na UNITAU, você tem acesso a várias oportunidades para ter, além do diploma, as experiências necessárias para ser um(a) profissional que faz a diferença no mercado de trabalho. Com isso, juntos, estamos comprometidos com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, que prevê a garantia e acesso à Educação de qualidade ao longo da vida por todos e todas, além do ODS número 8, que prevê o crescimento econômico inclusivo e sustentável e garantia de emprego digno para todos e todas.

“A partir do momento que iniciamos a graduação, é aberto um leque de oportunidades”, reconhece aluno do último semestre de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Vinícius Leite Lemes. “Muitas empresas buscam aperfeiçoar o colaborador desde o início de sua carreira profissional de uma maneira que agregue benefícios a empresa, por isso o estágio é muito importante, e você só tem acesso ao estágio estando matriculado em algum curso”, observa o estudante, que já passou como estagiário pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na área de monitoramento de satélites, e no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), na área de pesquisa para melhorias para o lançamento veículo lançador de satélites. “Eu percebo que todo o conhecimento prático e teórico [nos anos de graduação] me deixaram mais seguro perante as adversidades”, conclui o aluno.


Vinícius em estágio no INPE, em São José dos Campos (SP) | Foto: Arquivo pessoal

Seja atuando em projetos inovadores, na docência transformadora, na ciência que contribui para a resolução de problemas sociais e nas demais áreas nas quais você desejar seguir, a sua formação guiará por caminhos cada vez mais promissores. O espaço universitário é feito para isso: aprendizado, descobertas e novas possibilidades para a realização pessoal. Faltando apenas um semestre para o término da graduação, o aluno Kaic Bocalare já garantiu a sua tão sonhada vaga de emprego. “Os veículos de comunicação que são sérios sempre vão priorizar quem aprendeu tudo em uma formação universitária, já que terão toda a técnica e teoria necessária para a função”, comenta Kaic, que passou de estagiário para produtor na Rede Vanguarda, afiliada à Rede Globo no Vale do Paraíba. Antes disso, Kaic ainda atuou na Central de Comunicação da Universidade de Taubaté (ACOM) como Bolsista Aprimoramento e depois como estagiário na TV Band Vale. Para ele, aproveitar as oportunidades de aprendizado durante a graduação fizeram toda a diferença para a conquista deste objetivo. “Estudar sempre seu objetivo, focar nas aulas, absorver todos os aprendizados e não medir esforços, quebrar barreiras e ir atrás do que realmente almeja”, aconselha o estudante. “Terminar a faculdade e já estar contratado me traz uma sensação de dever cumprido, uma felicidade enorme de ter atingido meus objetivos e chegado onde eu sempre sonhei”, celebra.

Kaic nos estúdios da TV Vanguarda, afliada à Rede Globo, em São José dos Campos (SP) | Foto: Arquivo pessoal

O seu futuro começa agora

Prova disso é que a UNITAU tem egressos que fazem a diferença em projetos inovadores a partir do que aprenderam dentro e fora de sala de aula. Daqui a pouco, você, aluno(a) UNITAU, ocupará cargos nas equipes desses profissionais, então que tal saber o que eles têm a dizer?

Neste semestre, uma nova temporada do programa (R)egresso reúne egressos e estudantes para um bate-papo sobre carreira, mercado de trabalho e oportunidades. Com uma nova identidade, a conversa mostra que, independente da área de conhecimento, há espaço para inovação, criatividade, senso de comunidade e, claro, aprendizado constante.

Você pode conferir todos os episódios no canal da TV UNITAU no YouTube e se inspirar em histórias de sucesso. A próxima será a sua!

 

Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU.

ACOM/UNITAU