Publicidade e Propaganda

Duração do Curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2024/1: noite/40

Ano de Reconhecimento: desde 1983

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 352/16 de 05/11/16

#10Fatos: clique aqui

Conheça o Departamento de Comunicação Social: clique aqui

APRESENTAÇÃO

Com ênfase nas áreas de criação e de produção e de planejamento e estratégia, o curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU forma profissionais habilitados a desenvolverem uma comunicação mercadológica eficiente. Com professores experientes no mercado e com disciplinas como Produção Gráfica, Redação Publicitária e Produção de TV apresentam-se as diversas possibilidades de atuação do publicitário. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Com uma atualizada matriz curricular, o curso fornece a mistura exata entre o conhecimento de humanidades, do campo geral da comunicação social e específico de publicidade e propaganda. Trabalhos em grupo, desafios e projetos objetivam trabalhar as diferentes habilidades requeridas no mercado publicitário. 

PRÁTICA

O aprendizado prático e a inserção no mercado de trabalho são incentivados em estágios internos, como na Agência de Comunicação Integrada, e externos, em agências de comunicação e publicidade e em empresas da região, nos quais os alunos entram em contato com clientes reais. 

PERFIL

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais em uma área estratégica da Comunicação, capacitando-os, tanto nas habilidades gerais da Comunicação, quanto nos conhecimentos específicos necessários para a prática da profissão. O perfil do profissional caracteriza-se pelo?conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos voltados para a proposição e para a execução de soluções de Comunicação para atingir, de forma eficaz, os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais. Além disso, o profissional irá trabalhar como?estrategista participante da definição de objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos, traduzindo-os em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados e no planejamento, na?criação, na produção, na difusão e na gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação. Outras áreas de atuação são em?empresas anunciantes, agências especializadas de propaganda, promoção, merchandising e congêneres, em veículos de divulgação, como executivo de contas de publicidade e propaganda, e ainda em outras instituições públicas ou privadas que incluam atividades caracterizadas em termos publicitários. O profissional de Publicidade e Propaganda irá exercer?funções típicas da área e interações com atividades vizinhas no campo da Comunicação, em sintonia e interface com outras áreas sociais, culturais e econômicas. 

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS 

  • Laboratório de Informática
    O Laboratório de Informática, constituído de uma sala de aula e um Laboratório de Produção Multimídia, dá suporte técnico no atendimento às demandas dos quatro cursos do Departamento. Um supervisor e um técnico respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de Rádio
    O Laboratório de Rádio é constituído de quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de TV (Ilha de Edição e Estúdio)
    O Laboratório de TV é um órgão técnico-pedagógico constituído de sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um supervisor, um produtor e editor de imagens e um operador de câmera respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório e Estúdio de Fotografia
    Com seis salas. O laboratório conta com um técnico e um produtor e editor de fotografia. As atividades nele desenvolvidas oferecem suporte didático-pedagógico e aliam a teoria à prática.

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social
    Capacidade para 200 pessoas
  • Biblioteca
    A biblioteca do Departamento de Comunicação Social, que objetiva garantir a prestação qualitativa de serviços informacionais aos cursos de Tecnologia em Produção Multimídia, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, é coordenada pelo SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas, criado pela deliberação CONSUNI n. 28/2001. No ano de 2007 foi implantado o sistema Sophia, o qual possibilita ao aluno a consulta online ao acervo do Departamento de Comunicação e demais bibliotecas da Universidade de Taubaté.

  • Rádio Universitária
    Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora. O slogan da rádio é “A Rádio da Educação”, o canal é 299E, a freqüência 107,7 MHz e a potência 300 watts.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO 

  • Antropologia
  • Desktop Publish I
  • Fotografia
  • Fundamentos de Design
  • Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
  • Metodologia Científica
  • Teorias e Técnica de Publicidade

2º PERÍODO 

  • Desktop Publish II
  • Direção de Arte
  • Estética e História da Arte
  • Fotopublicidade  
  • Fundamentos de Marketing
  • Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
  • Teorias da Comunicação

3º PERÍODO 

  • Comunicação e Linguagem I
  • Comunicação Visual
  • Marketing Avançado
  • Produção de Áudio
  • Psicologia Aplicada à Comunicação
  • Redação Publicitária - Mídia Impressa

4º PERÍODO 

  • Comportamento do Consumidor
  • Comunicação e Linguagem II
  • Linguagens Midiáticas 
  • Produção de Vídeo 
  • Produção Gráfica 
  • Redação Publicitária - Mídia Eletrónica 
  • Sociologia

5º PERÍODO 

  • Comunicação Promocional
  • Filosofia
  • Leitura Crítica de Mídia
  • Mídia 
  • Pesquisa de Mercado e Opinião Pública 
  • Planejamento Estratégico de Comunicação

6º PERÍODO 

  • Administração em Propaganda
  • Comunicação Digital
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Empreendedorismo 
  • Planejamento e Gestão de Mídias Sociais 
  • Projetos em Publicidade e Propaganda

7º PERÍODO 

  • Atendimento
  • Branding: Gestão de Marca
  • Ciência Política 
  • Criação e Produção Digital 
  • Economia Política 
  • Planejamento de Eventos

8º PERÍODO 

  • Inteligência de Mercado
  • Laboratório Aplicado à Publicidade e Propaganda
  • Legislação Aplicada à Comunicação 
  • Novas Mídias 
  • Produção Textual 
  • Relações Internacionais 
  • Técnicas de Apresentação



Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC): 200h

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 (duzentas) horas, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Trabalho de Graduação - TG: 200h
O Trabalho de Graduação - TG, componente curricular obrigatório, com carga horária de 200 (duzentas) horas, a ser cumprido a partir do 7º período, será desenvolvido pelo aluno conforme normas específicas homologadas pela Pró-reitoria de Graduação.

Carga horária total do curso: 2.880 horas

CORPO DOCENTE

ALINE FERNANDA LIMA FERREIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉ PETRIS GOLLNER
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉIA GOMES GUIMARÃES ARAGÃO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: RELAÇÕES PÚBLICAS
Currículo Lattes

ARCIONE FERREIRA VIAGI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Marketing
Currículo Lattes

ELIANA VIANNA BRITO KOZMA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

ELIANE FREIRE DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

GERSON MARIO DE ABREU FARIAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

HELEN FRANCIS SILVA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOÃO RANGEL MARCELO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOSÉ FELÍCIO GOUSSAIN MURADE
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Comunicação
Currículo Lattes

LETICIA MARIA PINTO DA COSTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

MONICA FRANCHI CARNIELLO
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

RENATA MARIA MONTEIRO STOCHERO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: PRODUÇÃO GRÁFICA
Currículo Lattes

RICARDO CRUZ E GUERRA DE OLIVEIRA
Titulação: Especialista
Currículo Lattes

ROBSON BASTOS DA SILVA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

RODRIGO DOS SANTOS
Titulação: Especialista
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

Thiago Vasquez Molina
Titulação: Mestre
Currículo Lattes

VÂNIA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

VIVIANE FUSHIMI VELLOSO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O Departamento de Comunicação Social é mais uma das unidades da UNITAU com tradição e com histórico de prêmios e de qualidade. Já formou mais de 3.000 alunos, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Produção Multimídia, os quais o mercado de trabalho regional e nacional da comunicação absorve, majoritariamente, pela confiabilidade que os cursos oferecem na formação dos novos profissionais. 

O Departamento conta com projetos, como o Jornal Laboratório "Vale Repórter", a Sala Temática do jornal O Vale, a Rádio FM UNITAU e a Agência de Comunicação Integrada (ACI), além de regularmente abrigar seminários, palestras, visitas técnicas e ampla possibilidade de estágio aos alunos. As atividades proporcionam aos estudantes um contato significativo com atividades práticas e com o mercado de trabalho. Prova disso é a parceria feita com a TV Futura para produção de programas de televisão com a participação ativa dos alunos. Toda a produção também é disponibilizada no canal da TV UNITAU no Youtube

Os alunos participam de eventos externos, como a Semana Estado de Jornalismo, a Expocom, e todo ano recebem prêmios significativos ao Departamento e aos estudantes, que ganham a oportunidade de ampliar seu aprendizado além da sala de aula. 

Além das disciplinas que permitem o aprendizado técnico, a grade curricular dos cursos trabalha com disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Teoria Política e Geopolítica. O maior objetivo do currículo multidisciplinar é oferecer conhecimento para a formação geral e humanística dos alunos, a fim de torná-los profissionais reflexivos e conscientes do papel social dessas profissões. 

A alta qualificação dos professores de Comunicação da UNITAU garantem a qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento. São 59,09% de doutores, 27,27% de mestres e 13,63% de especialistas. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretora do Departamento:
Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira


Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail:
comunicacao@unitau.br
Contato:
(12) 3625-4154

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, 13h às 22h

Centro de Laboratórios: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040

Site do Departamento: www.csonlineunitau.com.br

Canal da TV UNITAU: www.youtube.com/user/TVUNITAU