Produção Audiovisual

INSCREVA-SE

Em todas as áreas da comunicação, a produção audiovisual tem forte presença, que se intensificou a partir da difusão da tecnologia digital. A popularização dos smartphones é um dos fatos que impactou de maneira significativa no modo de produção de imagens, a partir de ferramentas de ampla distribuição e de fácil utilização pelos usuários comuns. Em um contexto caracterizado como era da informação, marcado pelo excesso de informação e conteúdo, a produção profissional de conteúdo audiovisual se torna ainda mais relevante, para dar suporte a estratégias de comunicação e marketing de organizações de maneira eficaz. Esse profissional, o produtor na área audiovisual, é útil em praticamente todos os setores que envolvem as atividades de comunicação e marketing. 

O curso de Tecnologia em Produção Audiovisual nasce em um dos Departamentos mais tradicionais e com uma das maiores taxas de empregabilidade da Universidade de Taubaté: o Departamento de Comunicação Social, que, em 2019, completou 40 anos de ensino de qualidade na formação de profissionais cidadãos empreendedores e socialmente responsáveis. 
Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.

TEORIA

Desde o primeiro ano do curso, os alunos irão desenvolver projetos e produtos, voltados para a área audiovisual. O curso abrange 4 semestres, divididos em módulos. Cada ciclo tem como objetivo agregar conhecimento teórico, com a prática e a produção profissional. O curso aborda os fundamentos do audiovisual, a produção audiovisual, a edição e, como finalização, a produção, o planejamento e o gerenciamento de produtos na área da comunicação digital.

PRÁTICA

Os alunos irão utilizar os diversos laboratórios do Departamento de Comunicação Social. Para os trabalhos de áudio, será utilizado o Laboratório de Rádio, que é constituído por quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento com estrutura específica. 

Para a produção de projetos na área visual, eletrônica ou digital, será utilizado o Laboratório de TV (ilha de edição e estúdio). O local é constituído por sete salas equipadas, que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Também haverá produção na área de fotografia digital. Os alunos irão utilizar o Laboratório e Estúdio de Fotografia Digital que conta com seis salas. 

PERFIL

A estrutura curricular do curso visa à compreensão total da linguagem e da produção na área do audiovisual. Por isso, o egresso será capaz de desenvolver atividades de criação, produção, estruturação, formatação, direção e programação de produtos em áudio, TV, cinema e outras mídias audiovisuais digitais. 

Deve ter, além do domínio tecnológico, repertório conceitual e estético para realizar as diversas atividades inerentes à área do audiovisual, visando atingir os diversos públicos na mídia analógica e digital. 

O egresso será capaz de realizar diferentes atividades em qualquer tipo de empresa de comunicação (privada, pública, independente, governamental ou não-governamental) que trabalhe com a linguagem audiovisual, desenvolvendo atividades caracterizadas pela criação, pela produção, pelo desenvolvimento e pela interpretação de materiais audiovisuais de maneira alinhada com os objetivos e estratégias de comunicação e marketing das organizações. 

LABORATÓRIOS 

  • Laboratório de Informática
    O Departamento conta atualmente com três (03) Laboratórios de Informática que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cinco cursos do Departamento. Um supervisor e um técnico respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de Rádio
    O Laboratório de Rádio é constituído de quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de TV (Ilha de Edição e Estúdio)
    O Laboratório de TV é um órgão técnico-pedagógico constituído de sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um supervisor, um produtor e editor de imagens e um operador de câmera respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório e Estúdio de Fotografia
    Com seis salas. O laboratório conta com um técnico e um produtor e editor de fotografia. As atividades nele desenvolvidas oferecem suporte didático-pedagógico e aliam a teoria à prática.

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social
    Capacidade para 200 pessoas

  • Biblioteca
    A biblioteca do Departamento de Comunicação Social, que objetiva garantir a prestação qualitativa de serviços informacionais aos cursos de Tecnologia em Produção Multimídia, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, é coordenada pelo SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas, criado pela deliberação CONSUNI n. 28/2001. No ano de 2007 foi implantado o sistema Sophia, o qual possibilita ao aluno a consulta online ao acervo do Departamento de Comunicação e demais bibliotecas da Universidade de Taubaté.

  • Rádio Universitária
    Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora. O slogan da rádio é “A Rádio da Educação”, o canal é 299E, a freqüência 107,7 MHz e a potência 300 watts.

1º PERÍODO

  • Cinegrafia
  • Design Gráfico
  • Fotografia: Produção e Tratamento de Imagem
  • História das Mídias
  • Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
  • Linguagem Audiovisual
  • Teorias da Comunicação
  • Trilha Sonora

2º PERÍODO

  • Direção de Arte
  • Edição: TV e Internet
  • Estética e História da Arte
  • Gestão em Audiovisual
  • Iluminação, Direção de Fotografia
  • Produção: TV e Internet
  • Roteiro

3º PERÍODO

  • Animação e Finalização
  • Cenografia
  • Direção
  • Documentário
  • Legislação Aplicada à Comunicação
  • Produção Digital I
  • Projeto Integrador Multidisciplinar

4º PERÍODO

  • Criação, Desenvolvimento e Formatação de Projetos
  • Design de Som
  • Negócios em Comunicação
  • Planejamento e Gestão de Mídias Sociais
  • Produção Digital II
  • Projetos Culturais
  • Responsabilidade Socioambiental
  • Tecnologias Digitais

 

Trabalho de Graduação: 150 horas


Carga horária total do curso: 1.750 horas

Corpo Docente: Professores do Curso de Produção Audiovisual na UNITAU

Nossa equipe de professores é composta por profissionais altamente qualificados e experientes, dedicados a oferecer uma educação excepcional em Produção Audiovisual.

ALINE FERNANDA LIMA FERREIRA

Titulação: Mestre

currículo lattes


ANDRÉ PETRIS GOLLNER

Titulação: Mestre

currículo lattes


ANDRÉIA GOMES GUIMARÃES ARAGÃO

Titulação: Especialista

currículo lattes


ARCIONE FERREIRA VIAGI

Titulação: Doutor

currículo lattes


ELIANA VIANNA BRITO KOZMA

Titulação: Doutor

currículo lattes


ELIANE FREIRE DE OLIVEIRA

Titulação: Doutor

currículo lattes


GERSON MARIO DE ABREU FARIAS

Titulação: Mestre

currículo lattes


HELEN FRANCIS SILVA

Titulação: Especialista

currículo lattes


JOÃO RANGEL MARCELO

Titulação: Doutor

currículo lattes


JOSÉ FELÍCIO GOUSSAIN MURADE

Titulação: Doutor

currículo lattes


JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR

Titulação: Mestre

currículo lattes


LETICIA MARIA PINTO DA COSTA

Titulação: Doutor

currículo lattes


LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR

Titulação: Doutor com pós-doutorado

currículo lattes


MARCELO TADEU DOS REIS PIMENTEL

Titulação: Doutor

currículo lattes


MONICA FRANCHI CARNIELLO

Titulação: Doutor com pós-doutorado

currículo lattes


RENATA MARIA MONTEIRO STOCHERO

Titulação: Mestre

currículo lattes


RICARDO CRUZ E GUERRA DE OLIVEIRA

Titulação: Especialista

currículo lattes


ROBSON BASTOS DA SILVA

Titulação: Doutor

currículo lattes


Thiago Vasquez Molina

Titulação: Mestre

currículo lattes


VÂNIA DE MORAES

Titulação: Doutor com pós-doutorado

currículo lattes


VIVIANE FUSHIMI VELLOSO

Titulação: Doutor

currículo lattes


O Departamento de Comunicação Social é mais uma das unidades da UNITAU com tradição e com histórico de prêmios e de qualidade. Já formou mais de 3.000 alunos, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Produção Multimídia, os quais o mercado de trabalho regional e nacional da comunicação absorve, majoritariamente, pela confiabilidade que os cursos oferecem na formação dos novos profissionais. 

O Departamento conta com projetos, como o Jornal Laboratório "Vale Repórter", a Sala Temática do jornal O Vale, a Rádio FM UNITAU e a Agência de Comunicação Integrada (ACI), além de regularmente abrigar seminários, palestras, visitas técnicas e ampla possibilidade de estágio aos alunos. As atividades proporcionam aos estudantes um contato significativo com atividades práticas e com o mercado de trabalho. Prova disso é a parceria feita com a TV Futura para produção de programas de televisão com a participação ativa dos alunos. Toda a produção também é disponibilizada no canal da TV UNITAU no Youtube

Os alunos participam de eventos externos, como a Semana Estado de Jornalismo, a Expocom, e todo ano recebem prêmios significativos ao Departamento e aos estudantes, que ganham a oportunidade de ampliar seu aprendizado além da sala de aula. 

Além das disciplinas que permitem o aprendizado técnico, a grade curricular dos cursos trabalha com disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Teoria Política e Geopolítica. O maior objetivo do currículo multidisciplinar é oferecer conhecimento para a formação geral e humanística dos alunos, a fim de torná-los profissionais reflexivos e conscientes do papel social dessas profissões. 

A alta qualificação dos professores de Comunicação da UNITAU garantem a qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento. São 59,09% de doutores, 27,27% de mestres e 13,63% de especialistas. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretora do Departamento:
Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira


Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail:
comunicacao@unitau.br
Contato:
(12) 3625-4154

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, 13h às 22h

Centro de Laboratórios: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040

Site do Departamento: www.csonlineunitau.com.br

Canal da TV UNITAU: www.youtube.com/user/TVUNITAU

Duração do Curso

4 semestres

Grau Acadêmico

tecnólogo

Período/Vagas para 2024/1

noite/40

Ano de criação

2019

Conheça o Departamento de Comunicação Social

clique aqui

Quer saber mais?

Fale conosco no Whatsapp!

Notícias

Fique por dentro das novidades da UNITAU