Jornalismo

Duração do Curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2024/1: noite/30

Ano de reconhecimento: desde 1983

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 323/16 de 01/10/2016

#10Fatos: clique aqui

Conheça o Departamento de Comunicação Social: clique aqui

APRESENTAÇÃO

O curso de Jornalismo da UNITAU tem por compromisso formar profissionais capacitados para atuar em jornais, rádios, TVs e na internet. Para isso, conta com professores experientes no mercado, com um conjunto de modernos laboratórios e com uma grade curricular que une disciplinas técnicas, como Fotojornalismo e Telejornalismo, a disciplinas de incentivo à reflexão, como Filosofia e Sociologia. O curso é referência na região do Vale do Paraíba.?Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades em estúdios de Rádio, de Fotografia, de TV, nos Órgãos Laboratoriais Impressos e na Rádio Universitária FM UNITAU. Também participam de debates sobre a profissão em alguns eventos, como a Semana da Comunicação, que conta com a presença de profissionais de destaque no mercado.

PRÁTICA

Projetos e trabalhos de disciplina em conjunto com a FM Unitau, TV Unitau, site da Comunicação Social e perfis de redes sociais permitem que o aluno obtenha vivência da prática jornalística, além de possibilitar que redijam reportagens sobre diversos temas e adquiram experiência em veículos de comunicação. 

PERFIL

O profissional de Jornalismo deve ter ampla formação humanística voltada para a reflexão crítica dos acontecimentos sociais. Deve ser capaz de conhecer as técnicas de captação, codificação e divulgação das informações de interesse público, interpretando, com critério jornalístico, os fatos cotidianos. Como profissional de comunicação, deve ser capaz de entrevistar pessoas, de elaborar editoriais, artigos, crônicas, reportagens e comentários sobre assuntos diversos na mídia impressa e eletrônica, contribuindo para a reflexão e para a transformação social, considerando, para isso, a necessidade de atualização permanente frente às novas tecnologias de comunicação. O profissional deve ser criativo e ter iniciativa para experimentar as diferentes linguagens e produtos de comunicação nos mais variados suportes midiáticos, como a televisão, o rádio e a Internet. O jornalista deve ter capacidade de compreender o processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre a sociedade, apresentando formação ética, social e profissional, compromisso com a cidadania e humildade diante da realidade. Além disso, precisa ter a capacidade de elaborar críticas de mídia e propor soluções. 

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS 

  • Laboratório de Informática
    São três Laboratórios de Informática, constituídos de sala de aula e Laboratório de Produção Multimídia que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cinco cursos do Departamento. Um supervisor e um técnico respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de Rádio
    O Laboratório de Rádio é constituído de quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de TV (Ilha de Edição e Estúdio)
    O Laboratório de TV é um órgão técnico-pedagógico constituído de sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um supervisor, um produtor e editor de imagens e um operador de câmera respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório e Estúdio de Fotografia
    Com seis salas. O laboratório conta com um técnico e um produtor e editor de fotografia. As atividades nele desenvolvidas oferecem suporte didático-pedagógico e aliam a teoria à prática.

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social
    Capacidade para 200 pessoas

  • Biblioteca
    A biblioteca do Departamento de Comunicação Social, que objetiva garantir a prestação qualitativa de serviços informacionais aos cursos de Tecnologia em Produção Multimídia, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, é coordenada pelo SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas, criado pela deliberação CONSUNI n. 28/2001. No ano de 2007 foi implantado o sistema Sophia, o qual possibilita ao aluno a consulta online ao acervo do Departamento de Comunicação e demais bibliotecas da Universidade de Taubaté.

  • Rádio Universitária
    Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora. O slogan da rádio é “A Rádio da Educação”, o canal é 299E, a freqüência 107,7 MHz e a potência 300 watts.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO 

  • Antropologia
  • Fotografia
  • Fundamentos e Técnicas do Jornalismo
  • História da Comunicação
  • Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
  • Metodologia Científica
  • Planejamento e Design Gráfico

2º PERÍODO 

  • Estética e História da Arte
  • Fotojornalismo
  • História do Jornalismo
  • Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
  • Radiojornalismo
  • Técnica de Redação em Jornalismo
  • Teorias da Comunicação

3º PERÍODO 

  • Comunicação e Expressão
  • Comunicação e Linguagem I
  • Fundamentos de Marketing
  • Gêneros Jornalísticos, Reportagem e Entrevista
  • Psicologia Aplicada à Comunicação
  • Rádio Web
  • Redação Jornalística
  • Webjornalismo

4º PERÍODO 

  • Comunicação Corporativa
  • Comunicação e Linguagem II
  • Laboratório de Edição Digital
  • Linguagens Midiáticas
  • Produção e Edição de Conteúdo Jornalístico
  • Produção em Jornalismo Digital
  • Sociologia
  • Telejornalismo

5º PERÍODO 

  • Assessoria de Imprensa
  • Filosofia
  • Leitura Crítica de Mídia
  • Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
  • Produção de TV em Jornalismo
  • Produção Editorial de Revista
  • Projetos em Comunicação
  • Teorias do Jornalismo

6º PERÍODO 

  • Análise e Monitoramento de Redes Sociais
  • Documentário
  • Empreendedorismo
  • Gestão Estratégica em Comunicação
  • História Contemporânea
  • Projetos em Jornalismo
  • Temas Contemporâneos no Jornalismo

7º PERÍODO 

  • Ciência Política
  • Economia Política
  • Jornalismo Comunitário
  • Laboratório de Prática Jornalística
  • Produção e Edição em Jornalismo Empresarial
  • Produção Textual I

8º PERÍODO 

  • Gestão de Projetos Sociais e Culturais em Jornalismo
  • Jornalismo, Cidadania e Sustentabilidade
  • Legislação Aplicada à Comunicação
  • Política Contemporânea
  • Produção Textual II
  • Relações Internacionais


Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC): 200h

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 (duzentas) horas, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Estágio Supervisionado: 200h
O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 (duzentas) horas, a ser cumprido pelo aluno a partir do 5º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Comunicação Social, conforme regulamento específico homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Trabalho de Graduação - TG: 200h
O Trabalho de Graduação - TG, componente curricular obrigatório, com carga horária de 200 (duzentas) horas, a ser cumprido a partir do 7º período, será desenvolvido pelo aluno conforme normas específicas homologadas pela Pró-reitoria de Graduação.

Carga horária total do curso: 3.067 horas

CORPO DOCENTE

ALINE FERNANDA LIMA FERREIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉ PETRIS GOLLNER
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉIA GOMES GUIMARÃES ARAGÃO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: RELAÇÕES PÚBLICAS
Currículo Lattes

ARCIONE FERREIRA VIAGI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Marketing
Currículo Lattes

ELIANA VIANNA BRITO KOZMA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

ELIANE FREIRE DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

GERSON MARIO DE ABREU FARIAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

HELEN FRANCIS SILVA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOÃO RANGEL MARCELO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOSÉ FELÍCIO GOUSSAIN MURADE
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Comunicação
Currículo Lattes

LETICIA MARIA PINTO DA COSTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

MARCELO TADEU DOS REIS PIMENTEL
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

MONICA FRANCHI CARNIELLO
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

RENATA MARIA MONTEIRO STOCHERO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: PRODUÇÃO GRÁFICA
Currículo Lattes

RICARDO CRUZ E GUERRA DE OLIVEIRA
Titulação: Especialista
Currículo Lattes

ROBSON BASTOS DA SILVA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

Thiago Vasquez Molina
Titulação: Mestre
Currículo Lattes

VÂNIA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

VIVIANE FUSHIMI VELLOSO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O Departamento de Comunicação Social é mais uma das unidades da UNITAU com tradição e com histórico de prêmios e de qualidade. Já formou mais de 3.000 alunos, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Produção Multimídia, os quais o mercado de trabalho regional e nacional da comunicação absorve, majoritariamente, pela confiabilidade que os cursos oferecem na formação dos novos profissionais. 

O Departamento conta com projetos, como o Jornal Laboratório "Vale Repórter", a Sala Temática do jornal O Vale, a Rádio FM UNITAU e a Agência de Comunicação Integrada (ACI), além de regularmente abrigar seminários, palestras, visitas técnicas e ampla possibilidade de estágio aos alunos. As atividades proporcionam aos estudantes um contato significativo com atividades práticas e com o mercado de trabalho. Prova disso é a parceria feita com a TV Futura para produção de programas de televisão com a participação ativa dos alunos. Toda a produção também é disponibilizada no canal da TV UNITAU no Youtube

Os alunos participam de eventos externos, como a Semana Estado de Jornalismo, a Expocom, e todo ano recebem prêmios significativos ao Departamento e aos estudantes, que ganham a oportunidade de ampliar seu aprendizado além da sala de aula. 

Além das disciplinas que permitem o aprendizado técnico, a grade curricular dos cursos trabalha com disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Teoria Política e Geopolítica. O maior objetivo do currículo multidisciplinar é oferecer conhecimento para a formação geral e humanística dos alunos, a fim de torná-los profissionais reflexivos e conscientes do papel social dessas profissões. 

A alta qualificação dos professores de Comunicação da UNITAU garantem a qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento. São 59,09% de doutores, 27,27% de mestres e 13,63% de especialistas. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretora do Departamento:
Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira


Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail:
comunicacao@unitau.br
Contato:
(12) 3625-4154

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, 13h às 22h

Centro de Laboratórios: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040

Site do Departamento: www.csonlineunitau.com.br

Canal da TV UNITAU: www.youtube.com/user/TVUNITAU