Administração

Duração do curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2024/1: noite/60

Ano de reconhecimento: desde 1971

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 235 de 10/06/19

#10Fatos: clique aqui

APRESENTAÇÃO

Alinhado às atuais demandas do mercado de trabalho, o curso de Administração da UNITAU forma profissionais com ampla visão de gerenciamento de empresas. O curso é capaz de oferecer essa formação global, apoiada no conhecimento transdisciplinar, proporcionando uma visão completa da atividade de gestão organizacional.  Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.

TEORIA

O curso deve permitir que o profissional compreenda a necessidade de informações e procedimentos indispensáveis à análise, ao estudo, à estratégia, às interpretações, ao planejamento, à implementação, à coordenação, à pesquisa e ao controle das atividades empresariais, no seu campo de atuação, bem como em outros campos com os quais tenha conexão.

PRÁTICA

O curso, além da formação qualificada, oferece apoio laboratorial e de desenvolvimento de projetos para pequenas, médias e grandes empresas, com participação efetiva no planejamento, no desenvolvimento e no controle de seus processos internos. Os estudantes contam ainda com disciplinas que incentivam a criação de projetos, estimulam a liderança e a visão estratégica dos negócios. 

PERFIL

O curso de Administração deve buscar a construção de uma base técnico-científica que permita aos alunos desenvolverem um processo de questionamento e de aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar, por si mesmos, às necessidades e aos requerimentos das organizações do mundo moderno. O que se espera efetivamente é a formação de um novo profissional, com perfil adequado a uma sociedade mais justa. A formação visa preparar um profissional que venha se destacar no futuro, sem ignorar a importância dos pioneiros da administração, e que identifique e pratique modernos conceitos e métodos de trabalho adequados às realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. 

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática possui 72 microcomputadores em rede com acesso à Internet, distribuídos em três salas, para troca de informações com outras instituições, pesquisa de material bibliográfico de referência, de softwares e de aplicativos. O laboratório fornece subsídios para que os docentes atuem de forma prática nos conteúdos apresentados aos alunos e para que os professores das disciplinas específicas de cada curso possam mostrar na prática os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Além disso, os alunos poderão realizar pesquisas via Internet, nos softwares disponíveis e fazer seus trabalhos acadêmicos, podendo ainda, o Departamento ministrar cursos extracurriculares.

 

  • Laboratório de Multimeios (Sala de Vídeo)

A sala conta com smart TV 70 polegadas, sistema de som, tela de projeção, lousa de vidro, computador com acesso as mídias e projetor multimídia que são usados em aulas, apresentações de trabalhos, reuniões pedagógicas e eventos acadêmicos.

 

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Sala de Metodologias Ativas

Ambiente com capacidade para até 48 estudantes permitindo a participação ativa e eficaz no processo de aprendizagem. O professor, utilizando esse espaço, atuará como orientador e mediador na promoção da interação do estudante com o assunto estimulando-os a construir o próprio conhecimento. As aulas realizadas nesse espaço também visam promover o aprofundamento dos temas, criando oportunidades enriquecedoras de ensino e maximizando interações, para garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.

  • Biblioteca

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), criado pela Deliberação CONSUNI nº. 28/01, está no contexto de prestação de serviços à comunidade, da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica – CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB e o Setor de Obras Raras. A partir de 2014 a Biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios passou a ocupar um espaço especialmente construído para esse fim. Com espaço físico atual de 189,30 m² é composto de salas de estudo individual, sala de estudo em grupo, área livre, ar-condicionado e sistema antifurto.

  • NUPES

O NUPES – Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais desempenha um importante papel na compreensão da realidade econômica e social da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte pelos alunos e forma profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, tais como: entendimento dos preços médios da cesta básica, da dinâmica social do consumo e mobilidade populacional.

  • NAF

O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza a educação fiscal dos alunos e auxilia na formação de profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, participando do NAF UNITAU os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, contribuindo ainda com os serviços prestados aos cidadãos de baixa renda, microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos relativos a tributos federais, declaração de imposto de renda, CPF pendente, entre outros.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO 

  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão de Serviços
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Gestão Empreendedora
  • Introdução à Gestão
  • Matemática Aplicada

2º PERÍODO

  • Filosofia
  • Inglês Instrumental
  • Instituições de Direito
  • Introdução à Contabilidade
  • Legislação Comercial e Societária
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Psicologia Organizacional
  • Teorias Administrativas

3º PERÍODO 

  • Comportamento e Cultura Organizacional
  • Comunicação Empresarial
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos
  • Gestão por Competências
  • Legislação e Relações Trabalhistas
  • Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
  • Psicologia Comportamental e Coaching
  • Sociologia

4º PERÍODO

  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Contabilidade Gerencial
  • Gestão de Custos e Formação de Preços
  • Matemática Financeira
  • Microeconomia
  • Planejamento Estratégico

5º PERÍODO

  • Administração Pública
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Contabilidade nas Organizações
  • Gestão de Materiais e de Patrimônio
  • Gestão Internacional de Negócios
  • Macroeconomia
  • Metodologias Ágeis para a Gestão de Negócios

6º PERÍODO

  • Administração da Produção
  • Gestão da Qualidade e Inovação
  • Gestão de Operações e Logística
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing Estratégico e Técnicas de Negociação
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor

7º PERÍODO

  • Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão de Organizações do Terceiro Setor
  • Legislação Tributária

8º PERÍODO 

  • Controladoria
  • Elaboração e Análise de Projetos
  • Seminários de Pesquisa
  • Teoria dos Jogos

 

Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC): 160h
As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 160 (cento e sessenta) horas, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Atividades Curriculares de Extensão (ACE): 305h
As Atividades Curriculares de Extensão – ACE, componente curricular obrigatório, com carga horária mínima de 305 (trezentos e cinco) horas, correspondente a 10% (dez por cento) da carga horária total do Curso de Administração, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Estágio Supervisionado: 300h
O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 300 (trezentas) horas, deverá ser cumprido pelo aluno a partir do 5º período até o final do 6º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Trabalho de Graduação - TG: 120h
O Trabalho de Graduação (TG), componente curricular obrigatório, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, a ser cumprido a partir do 7º período, será desenvolvido e apresentado pelo aluno conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Carga horária total do curso: 3.047 horas

CORPO DOCENTE

ADRIANO JÚNIOR JACINTHO DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO INTERNACIONAL, DIREITO EMPRESARIAL ECONÔMICO, DIREITOS HUMANOS, POLÍTICA INTERNACIONAL
Currículo Lattes

ANA IRACEMA NEVES FAGUNDES NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTÁBEIS / FINANÇAS
Currículo Lattes

ANDRE LUIZ FREITAS GUIMARAES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / MARKETING
Currículo Lattes

ANDRÉIA ALDA DE OLIVEIRA FERREIRA VALÉRIO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LÍNGUA INGLESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EXPOS/ARGUM,TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

CESAR AUGUSTO EUGENIO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes

DRAUZIO ANTONIO REZENDE JUNIOR
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA / ÉTICA / CONTABILIDADE
Currículo Lattes

EDSON TRAJANO VIEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA E HISTÓRIA ECONÔMICA, TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

FRANCISCO DE ASSIS COELHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

JONAS COMIN DE CAMPOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

JOSÉ JOAQUIM DO NASCIMENTO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA
Currículo Lattes

JOSÉ MAURICIO CARDOSO DO RÊGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: GEOPOLÍTICA / ANTROPOLOGIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes

JOSÉ RODRIGO VÁRZEA CURSINO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: GEOGRAFIA ECONÔMICA / ARTES CÊNICAS / GESTÃO
Currículo Lattes

JÚLIO CÉSAR GONÇALVES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: SISTEMAS / TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes

LUCAS ALBERTO LUGLIO DE CASTRO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

MARCELA BARBOSA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes

MARCO AURÉLIO VALLIM REIS DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / FINANÇAS / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

MIROSLAVA HAMZAGIC ZARATIN
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ODIR CANTANHEDE GUARNIERI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

PATRICIA D. E. B. S. E. C. ORTIZ MONTEIRO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / INOVAÇÃO
Currículo Lattes

PAULO DIAS RAPOSO FILHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO / FINANÇAS
Currículo Lattes

PAULO HENRIQUE COSTA SODRÉ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / PSICOLOGIA
Currículo Lattes

QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ROBERNEI APARECIDO LIMA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ROBSON DE MORAES ROCHA MEDEIROS FREITAS LOURENÇO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / MARKETING
Currículo Lattes

ROMÁRIA PINHEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / COMÉRCIO INTERNACIONAL
Currículo Lattes

ROXANE LOPES DE MELLO DIAS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: SOCIOLOGIA / FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO / METODOLOGIA
Currículo Lattes

SUSANA APARECIDA DA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA FINANCEIRA / MATEMÁTICA APLICADA
Currículo Lattes

VILMA DA SILVA SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O anteriormente denominado Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da UNITAU é um dos mais antigos da Universidade e já formou mais de 8 mil alunos. O Departamento oferece graduações em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão de Recursos Humanos. A partir de 25 de abril de 2017, após mudança no Anexo 1 do Regimento Geral da Universidade de Taubaté (Deliberação Consuni nº 011/2017), o ECA passou a ser denominado Departamento de Gestão e Negócios (GEN). 

O destaque dos cursos está na preparação dos professores, os quais, em sua maioria, são titulados: 39% são doutores, 61% são mestres. 

Preocupado com as novas tendências de gestão, o Departamento disponibiliza aos alunos, nos laboratórios de informática, softwares específicos para o aprendizado teórico e prático. Para a área de Gestão, há programas de gestão empresarial, utilizados em pequenas e em médias empresas, na integração dos setores contábil, financeiro e de recursos humanos. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretor do Departamento:
Prof. Me. André Luiz Freitas Guimarães

  
Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail: gen@unitau.br
Contato: (12) 3625-4154

Horário de Atendimento

Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e 18h às 22h
Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional: Quintas-feiras, das 14h às 18h, e aos Sábados, das 08h às 12h