Duração do curso: 8 semestres
Grau Acadêmico: bacharelado
Período/Vagas para 2023: noite/80
Ano de reconhecimento: desde 1971
Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 235 de 10/06/19
#10Fatos: clique aqui
Alinhado às atuais demandas do mercado de trabalho, o curso de Administração da UNITAU forma profissionais com ampla visão de gerenciamento de empresas. O curso é capaz de oferecer essa formação global, apoiada no conhecimento transdisciplinar, proporcionando uma visão completa da atividade de gestão organizacional. Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.
O curso deve permitir que o profissional compreenda a necessidade de informações e procedimentos indispensáveis à análise, ao estudo, à estratégia, às interpretações, ao planejamento, à implementação, à coordenação, à pesquisa e ao controle das atividades empresariais, no seu campo de atuação, bem como em outros campos com os quais tenha conexão.
O curso, além da formação qualificada, oferece apoio laboratorial e de desenvolvimento de projetos para pequenas, médias e grandes empresas, com participação efetiva no planejamento, no desenvolvimento e no controle de seus processos internos. Os estudantes contam ainda com disciplinas que incentivam a criação de projetos, estimulam a liderança e a visão estratégica dos negócios.
O curso de Administração deve buscar a construção de uma base técnico-científica que permita aos alunos desenvolverem um processo de questionamento e de aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar, por si mesmos, às necessidades e aos requerimentos das organizações do mundo moderno. O que se espera efetivamente é a formação de um novo profissional, com perfil adequado a uma sociedade mais justa. A formação visa preparar um profissional que venha se destacar no futuro, sem ignorar a importância dos pioneiros da administração, e que identifique e pratique modernos conceitos e métodos de trabalho adequados às realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.
O Laboratório de Informática possui uma área de 200,69 m², com 72 microcomputadores em rede, distribuídos em três salas, todos com acesso à Internet, para troca de informações com outras instituições, pesquisa de material bibliográfico de referência, de softwares e de aplicativos. O laboratório pretende fornecer subsídios para que os?professores das disciplinas possam atuar de forma prática nos conteúdos apresentados aos alunos e para que os professores das disciplinas específicas de cada curso possam mostrar na prática os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Além disso, os alunos poderão realizar pesquisas via Internet,?nos softwares disponíveis e fazer seus trabalhos acadêmicos e o Departamento poderá ministrar cursos extra-curriculares.
Disponibilizada com DVD, sistema de som, Tela de Projeção Extra Grande, Computador com DVD e Projetor Multimídia que são usados em aulas, apresentações de Monografias, reuniões pedagógicas e pequenos eventos.?
Ambiente com capacidade para até 48 estudantes permitindo a participação ativa e eficaz no processo de aprendizagem. O professor, utilizando esse espaço, atuará como orientador e mediador na promoção da interação do estudante com o assunto estimulando-os a construir o próprio conhecimento. As aulas realizadas nesse espaço também visam promover o aprofundamento dos temas, criando oportunidades enriquecedoras de ensino e maximizar interações, tudo para garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.
O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), criado pela Deliberação CONSUNI nº. 28/01, está no contexto de prestação de serviços à comunidade, da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica – CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB e o Setor de Obras Raras. A partir de 2014 a Biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios passou a ocupar um espaço especialmente construído para esse fim. Com espaço físico atual de 189,30 m² e frequência de usuários por volta de 40.000 pessoas anualmente, é composto de salas de estudo individual, sala de estudo em grupo, área livre, ar condicionado e sistema antifurto.
O NUPES – Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais desempenha um importante papel na compreensão da realidade econômica e social da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte pelos alunos e forma profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, tais como: entendimento dos preços médios da cesta básica, da dinâmica social do consumo e mobilidade populacional.
O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza a educação fiscal dos alunos e auxilia na formação de profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, participando do NAF UNITAU os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, contribuindo ainda com os serviços prestados aos cidadãos de baixa renda, microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos relativos a tributos federais, declaração de imposto de renda, CPF pendente, entre outros.
Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC): 160h
As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 160 (cento e sessenta) horas, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.
Estágio Supervisionado: 300h
O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 300 (trezentas) horas, deverá ser cumprido pelo aluno a partir do 5º período até o final do 6º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.
Trabalho de Graduação - TG: 120h
O Trabalho de Graduação (TG), componente curricular obrigatório, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, a ser cumprido a partir do 7º período, será desenvolvido e apresentado pelo aluno conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.
Carga horária total do curso: 3.047 horas
ADRIANO JÚNIOR JACINTHO DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO INTERNACIONAL, DIREITO EMPRESARIAL ECONÔMICO, DIREITOS HUMANOS, POLÍTICA INTERNACIONAL
Currículo Lattes
ALEX GUIMARÃES AZEVEDO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA
Currículo Lattes
ANA IRACEMA NEVES FAGUNDES NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTÁBEIS / FINANÇAS
Currículo Lattes
ANDRE LUIZ FREITAS GUIMARAES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / MARKETING
Currículo Lattes
ANDRÉIA ALDA DE OLIVEIRA FERREIRA VALÉRIO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LÍNGUA INGLESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EXPOS/ARGUM,TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes
AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
CESAR AUGUSTO EUGENIO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes
DRAUZIO ANTONIO REZENDE JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, ÉTICA E CONTABILIDADE, PLANEJAMENTO
Currículo Lattes
EDSON TRAJANO VIEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA E HISTÓRIA ECONÔMICA, TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes
FRANCISCO DE ASSIS COELHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
JONAS COMIN DE CAMPOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
JOSÉ JOAQUIM DO NASCIMENTO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA
Currículo Lattes
JOSÉ MAURICIO CARDOSO DO RÊGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: GEOPOLÍTICA E ANTROPOLOGIA
Currículo Lattes
JOSÉ RODRIGO VÁRZEA CURSINO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes
JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Geografia Econômica, Artes Cênicas
Currículo Lattes
JÚLIO CÉSAR GONÇALVES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INFORMATICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes
MARCELA BARBOSA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Currículo Lattes
MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes
MARCO AURÉLIO VALLIM REIS DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
MIROSLAVA HAMZAGIC ZARATIN
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
ODIR CANTANHEDE GUARNIERI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
PATRICIA D. E. B. S. E. C. ORTIZ MONTEIRO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Economia, Contabilidade e Administração
Currículo Lattes
PAULO DIAS RAPOSO FILHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
PAULO HENRIQUE COSTA SODRÉ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
ROBSON DE MORAES ROCHA MEDEIROS FREITAS LOURENCO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
ROMÁRIA PINHEIRO DA SILVA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
ROXANE LOPES DE MELLO DIAS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes
SILVIA REGINA FERREIRA POMPEO ARAUJO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LETRAS
Currículo Lattes
SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES - SOCIOLOGIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Currículo Lattes
SUSANA APARECIDA DA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Instituto Básico de CIências Exatas
Currículo Lattes
VILMA DA SILVA SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
O anteriormente denominado Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da UNITAU é um dos mais antigos da Universidade e já formou mais de 8 mil alunos. O Departamento oferece graduações em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A partir de 25 de abril de 2017, após mudança no Anexo 1 do Regimento Geral da Universidade de Taubaté (Deliberação Consuni nº 011/2017), o ECA passou a ser denominado Departamento de Gestão e Negócios (GEN).
O destaque dos cursos está na preparação dos professores, os quais, em sua maioria, são titulados: 32% são doutores, 68% são mestres.
Preocupado com as novas tendências de gestão, o Departamento disponibiliza aos alunos, nos laboratórios de informática, softwares específicos para o aprendizado teórico e prático. Para a área de Comércio Internacional, por exemplo, há softwares voltados para o estudo em exportação e importação, com informações sobre atos legais e acordos entre países. Já para a área de Administração, há programas de gestão empresarial, utilizados em pequenas e em médias empresas, na integração dos setores contábil, financeiro e de recursos humanos.
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:
![]() |
Diretor do Departamento: Prof. Me. André Luiz Freitas Guimarães |
Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail: gen@unitau.br
Contato: (12) 3625-4154
Horário de Atendimento
Ser professor é empreender novas ideias e estratégias em sala de aula 14/10/2021