Duração do Curso: 4 semestres
Grau Acadêmico: Superior de Tecnologia
Período/Vagas para 2024/1: noite/40
Ano de reconhecimento: desde 2006
Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 360 de 04/11/2016
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos compreende conteúdos que revelam inter-relações com as diversas realidades do gestor atendendo aos campos interligados de formação profissional tecnológica, geral, específico, e científico humanístico. Apresenta em sua estrutura curricular os princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização de modo a assegurar a identidade do perfil profissional de conclusão de curso.
Também apresenta a Certificação de Qualificação Profissional Tecnológica, utilizada na organização curricular e permitida pela legislação que objetiva potencializar a empregabilidade dos alunos em processo de formação, elevando-lhes as oportunidades profissionais, provocando mais rapidamente a inserção do profissional, ainda em formação, no mercado de trabalho.
Assim, o curso foi organizado em 04 (quatro) módulos temáticos em regime acadêmico seriado semestral: o primeiro módulo denominado módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos e os demais módulos foram denominados respectivamente: módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos; módulo de Gestão de Pessoas e; módulo de Relações Humanas.
Ao aluno aprovado no Módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos, Módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Módulo de Gestão de Pessoas e Módulo de Relações Humanas, e que tenha concluído o Estágio Supervisionado e as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), será concedido o Diploma de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
A organização do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresenta possibilidade de integração e de troca de conhecimentos entre os alunos de outros cursos de negócios; sejam alunos dos próprios cursos de tecnologia quando estiverem cursando, juntos, módulos comuns; sejam alunos pertencentes aos demais cursos de bacharelado quando estiverem cursando disciplinas comuns. A realização das disciplinas comuns favorece o processo de integração entre os cursos da área de Gestão e Negócios.
O curso, além da formação qualificada, oferece apoio laboratorial e no desenvolvimento de projetos para pequenas, médias e grandes empresas, com participação efetiva no planejamento, no desenvolvimento e no controle dos recursos humanos. Os estudantes contam ainda com disciplinas que possibilitam a transposição da teoria para as práticas relacionadas as atuações dos recursos humanos nas organizações.
O Laboratório de Informática possui 72 microcomputadores em rede com acesso à Internet, distribuídos em três salas, para troca de informações com outras instituições, pesquisa de material bibliográfico de referência, de softwares e de aplicativos. O laboratório fornece subsídios para que os docentes atuem de forma prática nos conteúdos apresentados aos alunos e para que os professores das disciplinas específicas de cada curso possam mostrar na prática os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Além disso, os alunos poderão realizar pesquisas via Internet, nos softwares disponíveis e fazer seus trabalhos acadêmicos, podendo ainda, o Departamento ministrar cursos extracurriculares.
A sala conta com smart TV 70 polegadas, sistema de som, tela de projeção, lousa de vidro, computador com acesso as mídias e projetor multimídia que são usados em aulas, apresentações de trabalhos, reuniões pedagógicas e eventos acadêmicos.
Ambiente com capacidade para até 48 estudantes permitindo a participação ativa e eficaz no processo de aprendizagem. O professor, utilizando esse espaço, atuará como orientador e mediador na promoção da interação do estudante com o assunto estimulando-os a construir o próprio conhecimento. As aulas realizadas nesse espaço também visam promover o aprofundamento dos temas, criando oportunidades enriquecedoras de ensino e maximizando interações, para garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.
O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), criado pela Deliberação CONSUNI nº. 28/01, está no contexto de prestação de serviços à comunidade, da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica – CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB e o Setor de Obras Raras. A partir de 2014 a Biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios passou a ocupar um espaço especialmente construído para esse fim. Com espaço físico atual de 189,30 m² é composto de salas de estudo individual, sala de estudo em grupo, área livre, ar-condicionado e sistema antifurto.
O NUPES – Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais desempenha um importante papel na compreensão da realidade econômica e social da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte pelos alunos e forma profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, tais como: entendimento dos preços médios da cesta básica, da dinâmica social do consumo e mobilidade populacional.
O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza a educação fiscal dos alunos e auxilia na formação de profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, participando do NAF UNITAU os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, contribuindo ainda com os serviços prestados aos cidadãos de baixa renda, microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos relativos a tributos federais, declaração de imposto de renda, CPF pendente, entre outros.
Estágio Supervisionado: 200h
O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 (duzentas) horas, deverá ser cumprido pelo aluno a partir do 3º período até o final do 4º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Gestão e Negócios, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.
Atividades Curriculares de Extensão: 180h
As Atividades Curriculares de Extensão, a exemplo do Estágio Supervisionado, também terão organização funcional definida por regulamento específico, aprovado pela Pró-reitoria de Graduação e computadas ao final do curso para fins de expedição do diploma. O aluno deverá cumprir as horas de Atividades Curriculares de Extensão entre o primeiro e o último período do curso para que seja efetivada a aprovação dele.
Carga horária total do curso: 1.800h
ALEX GUIMARÃES AZEVEDO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA / ESTATÍSTICA
Currículo Lattes
ANA IRACEMA NEVES FAGUNDES NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTÁBEIS / FINANÇAS
Currículo Lattes
ANDRE LUIZ FREITAS GUIMARAES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / MARKETING
Currículo Lattes
AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
CESAR AUGUSTO EUGENIO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes
DRAUZIO ANTONIO REZENDE JUNIOR
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA / ÉTICA / CONTABILIDADE
Currículo Lattes
JONAS COMIN DE CAMPOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
JOSÉ MAURICIO CARDOSO DO RÊGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: GEOPOLÍTICA / ANTROPOLOGIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes
JOSÉ RODRIGO VÁRZEA CURSINO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes
JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: GEOGRAFIA ECONÔMICA / ARTES CÊNICAS / GESTÃO
Currículo Lattes
JÚLIO CÉSAR GONÇALVES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: SISTEMAS / TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes
MARCELA BARBOSA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes
MARCO AURÉLIO VALLIM REIS DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / FINANÇAS / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
ODIR CANTANHEDE GUARNIERI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
PATRICIA D. E. B. S. E. C. ORTIZ MONTEIRO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / INOVAÇÃO
Currículo Lattes
PAULO DIAS RAPOSO FILHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO / FINANÇAS
Currículo Lattes
PAULO HENRIQUE COSTA SODRÉ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / PSICOLOGIA
Currículo Lattes
QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes
ROBSON DE MORAES ROCHA MEDEIROS FREITAS LOURENÇO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / MARKETING
Currículo Lattes
ROMÁRIA PINHEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / COMÉRCIO INTERNACIONAL
Currículo Lattes
SILVIA REGINA FERREIRA POMPEO ARAUJO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LETRAS
Currículo Lattes
SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: SOCIOLOGIA / FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO / METODOLOGIA
Currículo Lattes
SUSANA APARECIDA DA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA FINANCEIRA / MATEMÁTICA APLICADA
Currículo Lattes
VILMA DA SILVA SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRACAO
Currículo Lattes
O anteriormente denominado Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da UNITAU é um dos mais antigos da Universidade e já formou mais de 8 mil alunos. O Departamento oferece graduações em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão de Recursos Humanos. A partir de 25 de abril de 2017, após mudança no Anexo 1 do Regimento Geral da Universidade de Taubaté (Deliberação Consuni nº 011/2017), o ECA passou a ser denominado Departamento de Gestão e Negócios (GEN).
O destaque dos cursos está na preparação dos professores, os quais, em sua maioria, são titulados: 39% são doutores, 61% são mestres.
Preocupado com as novas tendências de gestão, o Departamento disponibiliza aos alunos, nos laboratórios de informática, softwares específicos para o aprendizado teórico e prático. Para a área de Gestão, há programas de gestão empresarial, utilizados em pequenas e em médias empresas, na integração dos setores contábil, financeiro e de recursos humanos.
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:
![]() |
Diretor do Departamento: Prof. Me. André Luiz Freitas Guimarães |
Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail: gen@unitau.br
Contato: (12) 3625-4154
Horário de Atendimento