(Foto: Samuel Fonseca/ACOM UNITAU)

Com "Um brinde à ciência", UNITAU participa de mais uma edição do Pint of Science

Link curto: https://unitau.me/45aGvuq

18/05/2023 14h15 ⋅ Atualizada em 19/05/2023 17h12

Conhecimento, ciência, UNITAU, Pint of Science

 

A iniciativa que visa ampliar e aproximar a ciência da sociedade de modo acessível e descontraído, o “Pint of science”, está de volta e acontece entre os dias 22 e 23 de maio, na região central de Taubaté. Mantendo a tradição desde 2018, Taubaté foi uma das 123 cidades brasileiras escolhidas para sediar esse evento que discute diversos tópicos das áreas do conhecimento. O programa conta com a participação de professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) e é aberto para o público em geral.

Com o tema “Um brinde à ciência”, a iniciativa tem como objetivo aproximar o público da ciência, levando pesquisadores e especialistas a bares e a restaurantes, estabelecendo um diálogo aberto e informal entres as autoridades das áreas e os participantes, promovendo, assim, o desenvolvimento da educação científica brasileira.

Mais de 600 pesquisadores e especialistas participarão desse evento no Brasil. As atividades em Taubaté serão desenvolvidas por cinco docentes da Universidade de Taubaté (UNITAU), responsáveis pelas interações nestes dois dias.

A coordenadora geral desta edição do evento em Taubaté e do Espaço de aprendizagem virtual da UNITAU (EVA), Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva, enfatiza a presença dos alunos. “Para nossos estudantes, é um modo de aprofundar temas que aprendem na graduação, já que são pesquisas científicas que os professores desenvolvem dentro da Universidade e as estarão apresentando”, salienta.

O público em geral também pode se beneficiar das discussões e comparecer aos locais. “O ‘Pint of science’ leva produção científica da UNITAU para além dos muros da Instituição, para lugares onde normalmente não se faz a divulgação científica, assim pessoas que não costumam frequentar ambientes acadêmicos terão uma chance de estar ali vendo e conhecendo um pouco mais da produção científica da Universidade”, informa a Profa. Fabrina.

Programação

O evento começa na terça-feira (22), às 19h, no Caldinho São Dimas, localizado na rua Dr. Emílio Winther, 1430, Jardim das Nações, com o “Show da Física”, que conta com a participação da Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, docente e coordenadora dos cursos de extensão da Universidade. A segunda atividade terá a presença do Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o tema "Desenhos e projeto: um olhar sobre a Arquitetura de Lina Bo Bardi". A temática escolhida para finalizar o primeiro dia foi “Nosso cérebro para além da baboseira coaching", conduzida pelo Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Fonseca, professor do curso de Psicologia.

Na terça-feira (23), as atividades acontecem na Estação Trem Azul, localizada na rua Quatro de Março, 136, Centro de Taubaté. O evento terá início às 19h, com a apresentação artística “O som das latas”, da Escola Estadual Professor Cesídio Ambrogi. A biologia ganha espaço, em seguida, com o Prof. Dr. Valter José Cobo, docente do curso de Ciências Biológicas, com a discussão "Quem come plástico? Eu?”. O encerramento acontece com a temática “Fotografia escolar: você tem? Vamos conversar sobre ela?”, ministrada pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

A escolha dos temas foi realizada baseada no cenário atual, comenta a coordenadora do EVA. “Os professores se inscreveram por meio de um formulário, em seguida uma comissão avaliou os trabalhos e selecionou os que seriam mais relevantes para o momento”, comenta.

Para mais informações sobre o evento dos dias 22 e 23 clique aqui, e sobre o projeto do Pint of science acesse aqui.

Samuel Fonseca

ACOM/UNITAU