Alunas de Medicina e o Prof. Esp. Ruy Felipe Melo Viegas (Foto: Alunas de Medicina UNITAU)

Estudantes de Medicina da UNITAU conquistam prêmio em evento de Cardiologia com pesquisa sobre Doença de Chagas

Link curto: https://unitau.me/44b37ea

23/04/2024 14h09

Graduação, Pesquisa, Medicina

No início deste mês, aconteceu o 1º Encontro de Departamentos de Cardiologia, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. As alunas Letícia da Silva, Luana Castanheira, Maria Dalila Salim e Ohara Rebouças, do curso de Medicina do campus Taubaté, participaram com uma pesquisa e receberam uma premiação pela categoria de Iniciação Científica.

A pesquisa intitulada “Doenças de Chagas Aguda: o perfil epidemiológico do Brasil em um período de sete anos” teve o objetivo de mostrar relevância das doenças infecciosas e cardiovasculares negligenciadas, principalmente, pela presença que esse problema possui no Norte do país, região com maior número de casos.

“A pesquisa é o caminho para a inovação e a descoberta de novos conhecimentos. Ao se envolver em projetos de pesquisa, os alunos têm a oportunidade de contribuir para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo. Em resumo, a pesquisa é uma oportunidade única para os estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e desenvolverem habilidades importantes”, reforça o docente do curso de Medicina,  Prof. Esp. Ruy Felipe Melo Viegas.

O trabalho é um estudo epidemiológico retrospectivo de caráter descritivo que utilizou os dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) e do Departamento de Informática do Sistema Único da Saúde (Datasus). O estudo analisou os dados de 2015 a 2021, totalizando sete anos.

A estudante de Medicina, Letícia da Costa Santana da Silva, descreve a felicidade de ser premiada junto às colegas no evento. “Para nós, receber esse prêmio é uma satisfação. O trabalho foi feito minuciosamente e foi muito querido por nós e pelo Departamento de Cardiologia. Foi uma felicidade imensa poder fazer parte do evento e ver outras pessoas com grandes nomes nos parabenizando e relatando a importância da doença e, principalmente, levar o nome da faculdade para um evento daquele nível”.

Vestibular de Medicina

As inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de Medicina estão abertas. Ao todo, são 120 vagas disponíveis, sendo 60 para o campus Taubaté e 60 para o campus Caraguá. Para mais informações, acesse este link.

Isabella Maciel