A campanha O golpe tá aí! Não caia nele busca a conscientização da população para prevenir os crimes de estelionato | Caio Pascoal - ACOM/UNITAU

UNITAU e Polícia Civil lançam campanha contra o estelionato

Link curto: https://unitau.me/3znOYvK

31/03/2023 18h20 ⋅ Atualizada em 05/04/2023 19h10

Extensão, Observatório da Violência, Prevenção, UNITAU, Campanha

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em uma parceria com a Polícia Civil, promove nos próximos dois meses a campanha O golpe tá aí! Não caia nele.

A campanha tem como foco a prevenção aos crimes de estelionato, que sofreram aumento nos últimos anos. De acordo com a edição de 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados, entre 2018 e 2021, um total de 3,1 milhões de casos de estelionato no país. Somente em 2021, o número chega a 1,2 milhão de registros, o que representa um aumento de 179,9% em relação a 2018. Para tentar frear esse avanço, potencializado pelo uso da tecnologia, o crime de estelionato por meio eletrônico foi tipificado em 27 de maio de 2021 pela Lei nº14.155/2021.

“As estatísticas revelam que existe uma crescente identificação de vítimas que suportaram prejuízos econômicos em nossa região. Se reconhecermos que esses números ainda contam com diversos crimes que, pelas mais variadas razões, deixam de ser noticiados, podemos concluir que a situação é alarmante”, destaca o coordenador do projeto de extensão Observatório da Violência, Prof. Esp. Daniel Estefano Santos.

Prof. Daniel, que integra o corpo docente do curso de Direito da UNITAU, destaca a importância da parceria com a Polícia Civil para essa campanha de esclarecimento à população. A campanha começa em 1º de abril, celebrado como Dia da Mentira. “O acesso à informação é a melhor forma de prevenir a prática desse ilícito e preservar o patrimônio das pessoas. Por isso, o Observatório da Violência da UNITAU, em parceria com a Polícia Civil em Taubaté, vai desenvolver uma campanha com muita informação, por meio de charges, cartilhas e palestras. Buscamos a disseminação do conhecimento sobre os golpes que frequentemente são praticados, alertando a população quanto a necessidade de realizar contratações seguras em seu dia a dia.”

Um dos trechos da cartilha, que está em fase de produção, traz o seguinte destaque: “O estelionatário é gentil e envolvente, se veste de maneira distinta e conversa de forma clara e educada. A história por ele criada é muito convincente, razão pela qual é comum que a vítima perceba golpe quando já houve o prejuízo econômico. Por isso, estar bem informado é sempre a melhor prevenção.”

Ao longo dos próximos dois meses, serão publicadas semanalmente oito charges relacionadas aos crimes mais comuns, com dicas e orientações de prevenção. As charges, produzidas pelo cartunista Jean Galvão, serão animadas pela equipe da TV UNITAU e veiculadas pelas redes sociais.

“Gostei muito de ser convidado para desenhar em cima desse tema. Todo mundo tem na família um conhecido que caiu em alguns desses golpes. Eu tenho parentes, tias e amigos, que caíram ou quase caíram”, afirma Jean, cartunista, chargista e desenhista com mais de 25 anos de experiência e que acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira.

Para Jean, o humor é a melhor forma de fixar uma informação para os mais diversos públicos. “A informação tem que chegar de todas as formas possíveis e uma delas, que acho eficaz para as pessoas fixarem depois, é o humor, o cartoon. Você dá uma risada, depois reflete e fixa o assunto, se identifica com ele.”

Esse é o segundo projeto desenvolvido este ano pelo Observatório da Violência da UNITAU em parceria com a Polícia Civil. No dia 8 de março foi lançada a campanha Mulheres que inspiram outras mulheres, para o combate de casos de violência doméstica.

As duas campanhas fazem parte de um calendário de atividades programadas ao longo de 2023, dentro das comemorações dos cinco anos do Observatório da Violência. Esse é um dos projetos de extensão desenvolvidos pela UNITAU com o objetivo de proporcionar serviços, pesquisas, atendimentos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e o fortalecimento de ações de cidadania. Mais informações sobre os projetos de extensão da UNITAU você encontra aqui.

Acompanhe novidades da campanha pelo portal de notícias da UNITAU e por nossas redes sociais. As animações podem ser acessadas pelo canal da TV UNITAU no Youtube.

ACOM/UNITAU