As clínicas de saúde e o EAJ da UNITAU registraram mais de 28 mil atendimentos à população em 2022 | João Rangel - ACOM/UNITAU

Clínicas da UNITAU superam 28 mil atendimentos em 2022

16/02/2023 14h36

PREX, Extensão, Atendimento, UNITAU, Oportunidade

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Taubaté (UNITAU) garantiu o aumento das atividades proporcionadas à população pelas cinco clínicas de saúde e pelo Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), totalizando 28.386 atendimentos em 2022. O número é 23,16% superior ao total registrado em 2021 e representa quase o dobro de atendimentos realizados em 2020, período mais crítico da pandemia do Coronavírus.

“Ao mesmo tempo em que proporcionamos aos nossos alunos atividades práticas que colaboram com a sua formação, sob a supervisão de nossos professores, as clínicas de saúde e o EAJ da Universidade de Taubaté cumprem um importante papel de complementar o atendimento à comunidade. Essas atividades fortalecem o papel da UNITAU como uma instituição que promove a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas”, afirma a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

A informatização nos procedimentos de agendamento e de confirmação de consultas colaborou com um crescimento de 75,2% nos indicadores da Clínica de Odontologia da UNITAU em relação a 2021. O número de atendimentos quase triplicou no comparativo com 2020.

“Demos início à implementação da informatização do procedimento de agendamento em nossas clínicas, o que trouxe mais agilidade no agendamento e na confirmação de consultas. Além disso, com o decréscimo nos casos de Covid, os pacientes voltaram a procurar nossos serviços e todos aqueles casos represados pela pandemia puderam ser atendidos e tratados”, afirma a Profa. Dra. Ana Paula Lima Guidi Damasceno, diretora do Departamento de Odontologia.

O Centro de Psicologia Aplicada (CEPA) fechou 2022 com 5.330 atendimentos registrados, um crescimento de 6,72% em relação a 2021 e de 122% em relação a 2020. “No início da pandemia, em 2020, ficamos sem atendimento no primeiro semestre. Retomamos os atendimentos gradativamente e, em 2022, com o término das restrições, voltamos com a capacidade total. E tivemos um aumento da procura ocasionada pela pandemia. Isso nos obrigou a diversificar os projetos no CEPA e também indica que a profissão da psicologia ganhou maior visibilidade e importância na sociedade”, afirma o Prof. Dr. Daniel Cardozo Severo, coordenador do CEPA da UNITAU.

O EAJ da UNITAU atingiu 1.365 atendimentos no ano passado. Em relação a 2021, quando houve adequações para a gradual retomada dos atendimentos presenciais, o número foi 226% maior. No comparativo com 2020, quando houve um grande número de atendimentos de forma remota, o crescimento foi de 77,79%.

“O aumento de atendimentos reflete a confiança por parte da população no serviço que vem sendo prestado, com diálogo e amparo que a parte necessita. O EAJ é um grande diferencial que a UNITAU tem. Muitas universidades não possuem, dentro de seus cursos, um escritório jurídico apto a atender a população carente”, reforça o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Me. Fernando Gentil Gizzi de Almeida Pedroso.

Clique aqui para mais informações a respeito dos atendimentos das clínicas de saúde e do EAJ da UNITAU. Confira abaixo o quadro de atendimentos.

Quadro anual

2020 – 15.189 atendimentos