Profoco 2023 aborda a valorização docente e expande horizontes sobre inovação e tecnologia  | Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

06/02/2023 21h08 ⋅ Atualizada em 14/02/2023 16h37

Semesp, Qualidade de vida, saúde mental, Valorização Docente, Professor, Formação, Profoco

Diante da fluidez social e das mudanças tecnológicas, reinventar-se é preciso. Esses desafios impõem para a Educação um novo jeito de perceber o ensino e a aprendizagem. Buscando acompanhar essas tendências, a Universidade de Taubaté, por meio da Pró-reitoria de Graduação, promove, há mais de dez anos, o Programa de Formação Continuada (Profoco), que tem como objetivo a valorização e a formação docente para o ensino de excelência.

A primeira edição do Programa em 2023 reuniu o corpo docente da Universidade durante os dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro no Departamento de Gestão e Negócios e no Departamento de Engenharia Civil. Neste ano, além de conteúdos pedagógicos, o evento também centralizou as atenções na atuação do(a) professor(a) em sala de aula bem como na saúde mental e questões ligadas ao bem-estar. Conversas sobre educação, comunicação, novas tecnologias, sustentabilidade e qualidade de vida estiveram em pauta não só durante as oficinas e palestras, como também no Sabe que Pod, o podcast do Profoco.

Em sua fala na abertura do evento, a reitora Profa. Dra. Nara Fortes expressa a importância da dedicação com a educação, “Vocês, queridas e queridos professores, são o nosso maior investimento. (...) De nada adiantam as inovações pedagógicas e tecnológicas se não tivermos a figura do professor como condutor do aluno pela jornada do ensino", enfatizou a reitora. O objetivo primordial do Profoco, portanto, sempre será refletido no ensino de qualidade, para que haja cumplicidade na hora de ensinar e aprender por parte do professor e do aluno, como expôs a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Máyra Dellú em sua fala de abertura do evento. “Essa construção foi feita de maneira integrada, pensando na experiência do aluno a partir da jornada do professor que atua como um influenciador e incentivador em sala de aula, é uma maneira de tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficiente a partir dessa realidade", explica a pró-reitora.

Edição é marcada pela programação diversa

Neste ano, os professores puderam escolher entre duas temáticas, sendo “Pessoas e identidades: conexões entre o passado e o presente que criam pertencimentos”, como a trilha A, que direcionou os olhares para as experiências e convívio na Universidade, e “Ações e futuro: inovação no presente da Universidade”, como trilha B, que apresentou reflexões e debates sobre ferramentas e métodos para inovações pedagógicas. As programações foram ministradas pelos professores para os demais e, além deles, o Prof. Dr. Fábio Garcia Reis, Diretor de Inovação e Redes de Cooperação da Associação Profissional das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), que ministrou uma palestra sobre Educação pós-pandemia.

“Eu achei o Profoco excelente e em um formato muito atrativo em que pudéssemos nos orientar conforme aquilo que a gente se identificasse. Os temas foram muito pertinentes, muito coerentes com a nossa realidade e com o momento que nós vivemos dentro da sociedade. Isso nos coloca, enquanto Universidade, em uma posição de destaque na formação, à frente de outras instituições e preparados para atender as novas demandas dos alunos”, avalia a Profa. Monique Godoy, docente do Departamento de Psicologia.

Além da programação de palestras, o Sarau Cultural dos estudantes da Escola Estadual Cesídio Ambrogi abriu o evento com apresentações de música, teatro e artes visuais que rementem à Semana de Arte Moderna. O Profoco também marcou o lançamento oficial da exposição física do projeto “UNITAU na sua vida”. O corredor do Departamento de Gestão e Negócios abrigou os retratos que recontam histórias de alunos, professores e funcionários que tiveram suas vidas marcadas pela Instituição. Os participantes também puderam ter um “momento relax” no “Cantinho do Cuidado”, montado por alunos(as) e professores do curso de Fisioterapia e Enfermagem, com serviços como massagem nas mãos, aferição pressão, frequência cardíaca e saturação, técnicas de respiração diagramática e alongamentos. Uma “estante solidária” também foi disponibilizada para a troca de livros.

“O Profoco foi esplendoroso”, define a Profa. Dra. Erika Gouveia, docente do Instituto Básico de Exatas. “Pude reencontrar colegas e aprender muito nas palestras e nas oficinas. O que mais me chamou a atenção e o que mais gostei foi a roda de conversa sobre a UNITAU nas nossas vidas. Foi muito gostoso poder ouvir dos meus colegas o quanto a Universidade de Taubaté faz parte da vida das pessoas e eu pude relembrar também de momentos marcantes em que a UNITAU se fez presente na minha vida”, completa a professora.

Confira as fotos do Profoco 2023.1 no Flickr da UNITAU.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.

Ana Beatriz Sanas Zamboni