Hospital do Ursinho leva educação em saúde para mais de 7.500 crianças em 15 anos

10/11/2022 14h00

Aluno, PREX, Extensão, PAIS E RESPONSÁVEIS, Comunidade, UNITAU

O projeto de extensão Educando em Saúde com Amor: Hospital do Ursinho completa 15 anos de existência com mais de 7.500 crianças e familiares diretamente beneficiados pelas ações educativas. As atividades foram iniciadas em 2007 e já passaram por mais de 50 unidades de educação infantil de Taubaté e da região.

No Hospital do Ursinho, escolas se transformam em espaços de promoção da saúde, onde crianças levam suas bonecas e brinquedos "doentes" para que os alunos participantes os examinem. Com isso, é possível praticar educação e saúde e trabalhar o medo e a ansiedade das crianças no contato com os profissionais. Esse é um projeto multidisciplinar, que agrega cursos como os de Direito, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

Para a coordenadora do projeto e diretora do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Stella Zöllner, práticas extensionistas como essa potencializam a formação acadêmica e são um importante suporte social à comunidade. “Muda o olhar do aluno. O aluno sai do quadrado da sala de aula, do certo e vai para uma dimensão mutável, que tem interação com a população infantil, com as famílias, com diretores, som colegas de outros cursos. Isso tudo potencializa o aprendizado, formando profissionais de melhor qualidade. São 15 anos de projeto e vamos continuar. É um projeto que traz informação, educação, saúde e o trabalho emocional da criança que está na comunidade.”

Entre 2020 e 2021, período mais crítico da pandemia, o projeto de extensão continuou com a veiculação de dicas de saúde e proteção da criança no Instagram @hospitaldoursinhounitau. As atividades presenciais foram retomadas neste ano.

Em Taubaté, as ações são desenvolvidas por meio de um convênio da UNITAU com a prefeitura. “É muito importante a presença do projeto nas escolas. Além de atividades educacionais, ele ajuda as crianças a perderem o medo dos médicos”, destaca a gestora administrativa da Educação Infantil de Taubaté, Silvia Leticia.

Na quarta-feira, dia 9 de novembro, foi a vez de a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Aparecida da Silva Quintanilha, no Jardim Baronesa, receber a turma do Hospital do Ursinho. A diretora da escola, Danielle Pavanetti, aprova a iniciativa. “O projeto é ótimo. Por meio do lúdico, as crianças conseguem entender e ter o cuidado com o eu e com o outro”.

Entre os alunos que integraram a equipe de atendimento do hospital, a sensação é de um momento de aprendizado para aprimorar a relação com o paciente. “É interessante estar em contato com as crianças, ver como cada uma se comporta com a gente. Ajuda a aprender outros métodos que podemos aplicar posteriormente em outros pacientes, até mesmo adultos”, afirma Laura Morelli Simeão, aluna do 2º período de Medicina.

Cauã Nakano, do 2º período de Fisioterapia, destacou as possibilidades de unir os aspectos do aprendizado às brincadeiras. “Está sendo muito legal, temos de pensar em atividades que juntem o brincar com o aprender. Estou responsável pela parte do desenvolvimento humano, então ensinamos alguns alongamentos a eles. Acho importante entendermos as fases da vida, é fundamental para que consigamos lidar melhor com públicos diferentes no futuro.”

Paciência e oportunidade de troca com as crianças foram o que mais chamou a atenção de Isabela Barbosa, aluna do 6º período de Odontologia. “É gostoso ensinar as crianças. É gratificante perceber como eles absorvem aquilo que passamos para eles e depois nos retornam felizes. Participar do projeto ajuda muito a desenvolver a paciência. Entendo que é uma experiência diferenciada. Se não estivéssemos participando do projeto, não saberíamos como seria essa vivência.”

Para quem imagina que o Hospital do Ursinho é só voltado aos acadêmicos na área de Biociências, Taciana David, que está encerrando o curso de Direito, tem a resposta. “Participar do projeto tem sido importante para a minha formação porque estou aprendendo a lidar com pessoas. É uma forma de aprender a fazer isso, desenvolver a empatia. O profissional do Direito vai lidar com o problema do outro e ser a solução, precisamos saber como receber cada um com suas diferenças, e isso é uma coisa que aprendemos aqui no projeto. Aprendemos muito com as crianças.”

Fotos do Hospital do Ursinho na Emei Maria Aparecida da Silva Quintanilha estão disponíveis no Flickr da UNITAU.