XI Cicted confirma 1.056 trabalhos inscritos

13/10/2022 14h57

UNITAU, Professor, Aluno, Pesquisa Científica, Iniciação Científica, CICTED, Trabalho científico, Programação

Graças ao processo de revisão por pares estabelecido pela Comissão organizadora da 11ª edição do Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU), 1.056 trabalhos submetidos foram aprovados para apresentação entre os dias 19 e 21 de outubro.

Segundo a presidente da comissão organizadora, Profa. Dra. Juliana Bussolotti, a agilidade no processo de avaliação permitiu que professores e alunos pudessem fazer os ajustes necessários nos trabalhos, que receberam apontamentos, de forma a garantir um índice de participação de 99,8% das submissões.

“Foi um processo de qualidade e, ao mesmo tempo, bem educativo. Houve a oportunidade de as pessoas corrigirem os seus trabalhos. Aqueles que receberam ressalvas foram repostados em tempo e aprovados.”

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, destacou o número de inscrições efetivado até o momento.

“Já temos quase 4.000 inscrições de participantes e de congressistas que estarão conosco no XI Cicted. O retorno ao presencial, mesclado com atividades remotas, potencializou o alcance do evento. Além da visibilidade que o Congresso dá à produção científica, destaco também que o Seminário de Extensão – Semex – ocorrerá de forma integrada ao Cicted. Também estão integradas as semanas pedagógicas de vários departamentos, o que demonstra a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.”

Para a Pró-reitora, a questão da interdisciplinaridade foi colocada como prioritária pela Comissão organizadora dentro da programação do evento. “Um dos aspectos relevantes do evento é que as sessões de apresentação não serão divididas pelas áreas do conhecimento, exatamente para que haja uma integração e um diálogo interdisciplinar entre os participantes. Teremos apresentações das três áreas nas mesmas sessões.”

Mais informações sobre a programação do XI Cicted você encontra aqui.