UNITAU colabora para destaque nacional de Taubaté em ranking de desenvolvimento sustentável

15/07/2022 12h51

Desenvolvimento Sustentável, CEUS, Comunidade, UNITAU, Pesquisa Científica

Ensino, pesquisa e extensão compõem a base de uma Universidade e reforçam sua importância para o desenvolvimento sustentável das cidades previsto pela agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Universidade de Taubaté (UNITAU) cumpre esse papel ao colaborar com a classificação de Taubaté como 80ª cidade do país no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Taubaté recebeu a nota 60,61, que representa um indicador de alto desenvolvimento sustentável (de 60 a 79,99). Nenhum dos 5.570 municípios brasileiros atingiu o indicador muito alto (de 80 a 100). A ferramenta reúne dados e indicadores das cidades e permite identificar as virtudes e as fragilidades de cada uma delas no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade e igualdade de gênero são alguns dos objetivos.

A sustentabilidade é um dos valores que orientam as ações da  UNITAU. Em dezembro do ano passado, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação do Centro UNITAU Sustentável (CEUS). Entre as atribuições do CEUS, por exemplo, estão: fomentar uma cultura de sustentabilidade ambiental junto a alunos, professores e a funcionários, promover ações de intercâmbio, buscar parcerias com empresas e desenvolver e coordenar estudos voltados à temática.

Segundo o coordenador do CEUS, Prof. Dr. Paulo Fortes, os melhores indicadores de Taubaté estão ligados a ODS que são temas de pesquisas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação da UNITAU. “O CEUS fez um levantamento das aderências dos 17 ODS com as teses e dissertações dos alunos dos cursos pós-graduação. Constatamos que boa parte do bom desempenho de Taubaté está relacionada a ODS que são objeto de pesquisas dos nossos professores e alunos.”

O ODS 9, por exemplo, está relacionado a indústria, inovação e infraestrutura. Taubaté recebeu nota 91,26 nesse indicador. O levantamento do CEUS mostra que a UNITAU desenvolveu 87 dissertações e teses nos últimos cinco anos relacionadas a esse objetivo.

“Uma universidade é um ator institucional que impacta na dinâmica do território onde atua. A UNITAU, por ser uma universidade pública e municipal, fortalece o compromisso com o município, como parte de sua trajetória de desenvolvimento”, complementa a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

A pró-reitora destaca três esferas de atuação em que a UNITAU mantém articulações com o desenvolvimento sustentável do município. “A primeira é o capital humano, ao formar profissionais de diversas áreas do conhecimento conscientes de seu papel no desenvolvimento sustentável que atuam no município e na região. Outra esfera é a geração de conhecimento científico por meio de pesquisas, com a divulgação mediante a transferência de conhecimento entre demais setores da sociedade. E, por fim, ao participar dos processos de governança e dos espaços de deliberação pública”.

Em outra frente de atuação, a vocação extensionista da UNITAU promove a saúde e o bem-estar da população, em alinhamento ao ODS 3, cuja nota concedida ao município foi de 66,8.

“Os atendimentos proporcionados pelas clínicas de saúde da UNITAU e as campanhas das ligas acadêmicas trazem reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Fazemos mais de 23 mil atendimentos por ano e mantemos um contato direto com a população. Nossos projetos de extensão também estão alinhados aos ODS, promovendo inclusão, equidade, gerando pertencimento, fortalecendo a cultura e trazendo ganhos ambientais”, avalia a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.