UNITAU alinha produção científica à Agenda 2030 da ONU

07/06/2021 10h17 ⋅ Atualizada em 09/06/2021 17h46

UNITAU, Trabalhos Científicos, Sustentabilidade, Ciências Ambientais, Iniciação Científica, Meio Ambiente, Pesquisa Científica, Pós-graduação

Levantamento da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) demonstra que as atividades de iniciação científica desenvolvidas pela Universidade de Taubaté (UNITAU) estão alinhadas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e já atingem a grande maioria dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Os 17 objetivos são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. O documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” foi adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015.

De acordo com o levantamento da PRPPG, foram produzidas, entre 2017 e 2020, um total de 573 teses e dissertações na UNITAU, atingindo 16 objetivos propostos pela Agenda 2030. Entre as atividades, apresentam maior destaque aquelas cujos objetivos estão relacionados à educação de qualidade (ODS 4 – 260 teses/dissertações), à indústria, à inovação e à infraestrutura (ODS 9 – 87 teses/dissertações) e ao trabalho decente e ao crescimento econômico (ODS 8 – 60 teses/dissertações).

“A gente percebe que os maiores desafios da Universidade, assim como os de muitos municípios, são aumentar o engajamento de trabalhos alinhados a ODS com características sociais”, afirma o coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Prof. Dr. Paulo Fortes Neto.

Nos mestrados acadêmico e profissional em Ciências Ambientais, por exemplo, foram apresentadas nesse mesmo período um total de 64 dissertações que abrangeram 9 dos 17 objetivos da Agenda 2030. A maioria das dissertações está alinhada com três objetivos: ODS 3 (saúde e qualidade de vida), ODS 6 (água potável e saneamento) e ODS 15 (proteger a vida silvestre).

“Essa foi a primeira medição que a gente fez. Esse levantamento refletiu que pontos devemos reforçar. Cada curso deve buscar condições para que os

trabalhos caminhem em sentidos complementares, tentar direcionar os estudantes para buscar um ou mais objetivos”, reforça o pesquisador.

A próxima análise do professor deve abranger o envolvimento dos municípios da RMVale com a Agenda 2030. Essa análise terá como base o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), ferramenta criada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Confira abaixo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

ODS 1 - Erradicar a pobreza

ODS 2 - Erradicar a fome