Livro "História, Cultura, Ambiente" interage com Programa das Nações Unidas

01/06/2022 14h03

Ciências Ambientais, UNITAU, Meio Ambiente, Pesquisa Científica, História, Cultura, Comunidade

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, no dia 4 de junho, o lançamento do livro “História, Cultura, Ambiente”. A coletânea é o resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O material tem a organização de três professores da UNITAU e reúne 12 textos de diferentes autores, que se debruçam em trabalhos, pesquisas e investigações relacionadas à questão ambiental e cultural.

O lançamento do livro acontecerá às 10h, no Campus Agronomia da Universidade, propositalmente, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Os textos que integram o livro interagem com o tema de 2022, “Uma Só Terra”, escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, um dos organizadores, conta que o tema da data comemorativa e o livro têm uma relação integral. “Essa temática mundial reverbera nos textos que foram publicados na coletânea, porque a gente trabalha com a diversidade temática da valorização do meio ambiente. É uma forma de protesto contra o descaso atual em relação à devastação ambiental”, completa.

A coletânea foi organizada pelos professores doutores Mauro Castilho Gonçalves, Silvio Luiz da Costa e Marcelo do Santos Targa, da Universidade, envolvendo diretamente a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof. José Marcondes de Moura, no bairro do Monjolinho, zona rural de Taubaté. “Esse é um projeto que consiste em discutir proposições pedagógicas que possam qualificar mais os trabalhos didáticos dos professores nas escolas, nas disciplinas de História, Geografia e Ciências”, explica o Prof. Mauro Castilho.

A edição é única, mas o Prof. Mauro Castilho comenta que há perspectivas de outras obras similares no âmbito do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU. “Quanto mais essa obra for divulgada, utilizada e debatida, nos diferentes órgãos de instituições e escolas, será muito melhor para a conscientização e a inserção dos sujeitos reatores sociais na luta por uma sociedade mais igualitária e de forma ambientalmente habitável”, conclui. Mais informações sobre o livro podem ser visualizadas no site da Editora CRV. O livro também estará disponível fisicamente no dia e no local do lançamento.

Frequentemente, a Universidade busca estar envolvida e colaborar com o meio ambiente. Um levantamento feito em 2021 pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) mostra que as atividades de iniciação científica desenvolvidas pela UNITAU estão associadas com os objetivos propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para saber mais sobre a agenda de 2030, clique aqui.

Ana Julia Moreira