UNITAU promove II Fórum de extensão universitária para discutir sobre ações sustentáveis para a sociedade

05/11/2020 09h56 ⋅ Atualizada em 07/11/2020 11h25

Acontece, Evento, Destaque, Extensão, Fórum de extensão, Comunidade, Aluno

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, neste sábado (7), o II Fórum de extensão universitária, que será o primeiro totalmente on-line. O encontro tem a intenção de estreitar os laços entre a população e a Universidade, para fortalecer a prática de ações sustentáveis. A participação da comunidade é essencial para que haja uma boa discussão de boas práticas.

"Esse é o verdadeiro sentido da extensão universitária, é isso que nos diferencia de qualquer outra instituição de ensino superior, que é atuar e devolver para a sociedade e para a comunidade aquilo que é produzido em termos de conhecimento", comenta a Pró-reitora de extensão, Profa. Dra. Letícia Maria P. da Costa.

Neste ano, acontecerá simultaneamente o 1° Encontro das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira Paulista, para fortalecer e divulgar as vivências e ações promovidas pelos participantes no ano de 2019.

"Foi algo que surgiu no Fórum do ano passado. É uma ação que visa à segurança alimentar e busca promover o acesso a uma alimentação livre de aditivos e de agrotóxicos para as famílias. Na discussão, nós abordamos o quão importante é o apoio dessas famílias para os agricultores, para que eles consigam dar continuidade a um projeto de uma alimentação mais saudável para a população. Agora, será o momento de refletir, de buscar novas parcerias e de construir uma sociedade melhor para todos", relata a Pró-reitora.

Além disso, a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, coordenadora do projeto de extensão Sabores e saberes do campo, relata que também será feito um trabalho com os participantes, a fim de buscar soluções inovadoras para a iniciativa do CSA. “Espero que tenhamos a participação de agricultores, de membros do CSA e do público em geral que se interessa pelo tema”, diz.

Confira a programação e participe

O ensino nos une, não importa a distância.

Kaic Bocalare