Fortalecer a relação da comunidade local e regional com a Universidade, promover discussão e propor ações de sustentabilidade pautadas nos 8 eixos extensionistas são os principais objetivos da segunda edição do Fórum de Extensão da Universidade de Taubaté.

O evento é aberto à participação da comunidade e acontecerá no dia 7 de novembro, em formato virtual, a partir das 10h.

Os apontamentos apresentados na Carta do Fórum orientarão os setores que deverão ser priorizados pelos projetos de extensão da Universidade bem como o oferecimento de cursos com maior demanda social.

Confira os eixos a serem trabalhados:

 

Comunicação

 

A Comunicação também é instrumento de mobilização, de articulação e de transformação das comunidades e deve ser feita a partir da participação e do compromisso com a comunidade. Por meio de ferramentas comunicacionais, a comunidade faz sua comunicação e se vê representada. É papel da universidade ser parceira nessa dinâmica e participar da elaboração de conteúdos ou de produtos comunicacionais.

Cultura

 

Nossa região é extremamente rica quando falamos em cultura, seja na dança, na literatura, na música ou nas manifestações da cultura popular. O eixo da cultura promove, incorpora e estimula projetos culturais e artísticos no âmbito universitário.

A Universidade é um espaço de discussão das questões sociais, mas também de transformação da teoria em prática. Atividades que visem à efetivação dos direitos humanos, à redução das desigualdades sociais e à promoção da justiça social nas relações cotidianas são fortemente estimuladas na sala de aula e nos projetos extensionistas.

Direitos 
Humanos 
e Cidadania

 

A educação é entendida como um canal estratégico capaz de produzir uma sociedade mais igualitária e com consciência cidadã, voltada para a melhoria das condições de vida da sociedade. Na Unitau, promover esforços que melhorem os processos educativos está relacionado com apoiar e com formar professores, com preparar os estudantes para os complexos desafios do mundo e com estabelecer diálogo social profundo com a comunidade escolar.

Educação

 

Saúde

 

A área da saúde é a linha de frente da atuação extensionista da Universidade. Atualmente, são diversos os projetos que atendem a crianças, a adultos e a idosos com o objetivo de trabalhar a saúde na sua integralidade, considerando a dimensão biopsicossocial para a promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

Meio Ambiente

 

Tema atual e de grande relevância, a questão ambiental no ambiente universitário visa promover iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade socioeconômica das comunidades, podendo incluir o uso de tecnologias que atendam demandas como a recuperação, a preservação e o equilíbrio do meio ambiente e dos demais recursos.

Num mundo de grandes projetos e ideias, a tecnologia deve ser entendida também na perspectiva social, com o objetivo de resolver os problemas da comunidade e oferecer apoio tecnológico às suas necessidades, focando em inovação, simplicidade, aplicabilidade e impacto social.

Tecnologia

 

O mundo do trabalho e suas interfaces impactam diretamente na vida das comunidades. Neste eixo, a Universidade coloca-se como elemento de fundamental contribuição para a garantia desse direito. O preparo e o acesso dos cidadãos ao trabalho bem como projetos de capacitação, visando à adequação ao mercado de trabalho regional, são questões de grande relevância.

Trabalho

 

Programação

10h às 10h10 - Abertura Oficial do II Fórum de extensão 
Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa 
 
 
 
10h10 às 11h - Palestra: Comunidades sustentáveis
Prof. Dr. Diego de Melo Conti - Programa em sustentabilidade e centro de economia e administração da PUC – Campinas
 
 
 
11h15 às 12h15 - Grupos de trabalhos divididos nos 8 eixos extensionistas 
Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho
 
 
 12h20 - Retomada dos grupos e Carta do fórum
 
 
 12h50 - Encerramento