Fortalecer a relação da comunidade local e regional com a Universidade, promover discussão e propor ações de sustentabilidade pautadas nos 8 eixos extensionistas são os principais objetivos da segunda edição do Fórum de Extensão da Universidade de Taubaté.
O evento é aberto à participação da comunidade e acontecerá no dia 7 de novembro, em formato virtual, a partir das 10h.
Os apontamentos apresentados na Carta do Fórum orientarão os setores que deverão ser priorizados pelos projetos de extensão da Universidade bem como o oferecimento de cursos com maior demanda social.
Confira os eixos a serem trabalhados:
A Comunicação também é instrumento de mobilização, de articulação e de transformação das comunidades e deve ser feita a partir da participação e do compromisso com a comunidade. Por meio de ferramentas comunicacionais, a comunidade faz sua comunicação e se vê representada. É papel da universidade ser parceira nessa dinâmica e participar da elaboração de conteúdos ou de produtos comunicacionais.
Nossa região é extremamente rica quando falamos em cultura, seja na dança, na literatura, na música ou nas manifestações da cultura popular. O eixo da cultura promove, incorpora e estimula projetos culturais e artísticos no âmbito universitário.
A Universidade é um espaço de discussão das questões sociais, mas também de transformação da teoria em prática. Atividades que visem à efetivação dos direitos humanos, à redução das desigualdades sociais e à promoção da justiça social nas relações cotidianas são fortemente estimuladas na sala de aula e nos projetos extensionistas.
A educação é entendida como um canal estratégico capaz de produzir uma sociedade mais igualitária e com consciência cidadã, voltada para a melhoria das condições de vida da sociedade. Na Unitau, promover esforços que melhorem os processos educativos está relacionado com apoiar e com formar professores, com preparar os estudantes para os complexos desafios do mundo e com estabelecer diálogo social profundo com a comunidade escolar.
A área da saúde é a linha de frente da atuação extensionista da Universidade. Atualmente, são diversos os projetos que atendem a crianças, a adultos e a idosos com o objetivo de trabalhar a saúde na sua integralidade, considerando a dimensão biopsicossocial para a promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.
Tema atual e de grande relevância, a questão ambiental no ambiente universitário visa promover iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade socioeconômica das comunidades, podendo incluir o uso de tecnologias que atendam demandas como a recuperação, a preservação e o equilíbrio do meio ambiente e dos demais recursos.
Num mundo de grandes projetos e ideias, a tecnologia deve ser entendida também na perspectiva social, com o objetivo de resolver os problemas da comunidade e oferecer apoio tecnológico às suas necessidades, focando em inovação, simplicidade, aplicabilidade e impacto social.
O mundo do trabalho e suas interfaces impactam diretamente na vida das comunidades. Neste eixo, a Universidade coloca-se como elemento de fundamental contribuição para a garantia desse direito. O preparo e o acesso dos cidadãos ao trabalho bem como projetos de capacitação, visando à adequação ao mercado de trabalho regional, são questões de grande relevância.