Inteligência artificial como aliada do agronegócio

27/08/2020 10h20 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 17h45

CICTED, Acontece, Evento, Aluno

 

Que a inteligência artificial não é mais uma ficção, isso todo mundo sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que ela está muito mais inserida em nosso cotidiano do que imaginamos. Se você já utilizou algum aplicativo de trânsito como Google Maps, por exemplo, você já teve o seu primeiro contato com ela. Isso também vale para as milhões de vezes em que algum produto apareceu misteriosamente como anúncio, em sites em que você estava "navegando", logo após ter pesquisado por ele e não ter finalizado a compra. Esses aplicativos utilizam a inteligência artificial para cruzar informações de milhares de fontes em tempo real e, assim, oferecer o melhor resultado para o usuário.

No início deste ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Associação para Promoção da Excelência de Software Brasileiro (Soflex) anunciaram o “Programa de Inovação Aberta e Inteligência Artificial”, com um edital de R$ 10 milhões para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial em quatro áreas, uma delas é a do agronegócio.

De acordo o desenvolvedor de software, Prof. Me. Dawilmar Guimarães de Araújo, a inteligência artificial está presente em todas as áreas e é muito utilizada na agricultura para facilitar os processos e melhorar os resultados. Ele ainda explica que aliar essa tecnologia é algo muito importante para, possivelmente, reduzir os custos do produto.

“Se você pensar que existe um recurso de tecnologia que lhe permite racionalizar o uso dos recursos e melhorar todo o processo de produção, em tese, espera-se que o custo diminua”, comenta.

O desenvolvedor também relata que todos os softwares utilizados são testados previamente, portanto há a comprovação de eficácia nos resultados. “Quando encontramos uma determinada tecnologia servindo para um determinado propósito, por exemplo na seleção das melhores sementes, aquele software já foi testado e ele é seguro”, diz.

Pensando em todos os desafios e oportunidades que a inteligência artificial pode proporcionar, a IX edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté (UNITAU) trouxe essa temática para discussão nas palestras do evento.

O maior congresso científico da região está com inscrições abertas para trabalhos de todas as áreas do conhecimento, não somente sobre inteligência artificial. As categorias disponíveis nessa edição 100% online são: Encontro de Iniciação Científica (ENIC), Mostra de Pós-graduação (MPG) e Projeto de Pesquisa e Inovação (PP&I).

Não fique de fora! Faça agora mesmo a sua inscrição no IX Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da UNITAU.

Foto Leonardo Oliveira
ACOM/UNITAU