NORMAS GERAIS

Entenda tudo sobre o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da UNITAU.

TRABALHOS PREMIADOS

Clique aqui para saber quais os melhores trabalhos de 2021.

PROGRAMAÇÃO
AO VIVO

Se você perdeu alguma mesa redonda ou palestra, ainda dá tempo de assistir. Clique aqui e aproveite!

PALESTRAS GRAVADAS

Clique aqui para assistir as palestras remotas e garanta seu certificado! Você poderá assistir até 30/11/21.

CERTIFICADOS

Clique aqui para ter acesso aos certificados de 2021 e das edições de anos anteriores.

ANAIS

Confira os anais do X CICTED.

Início / CICTED


PALESTRAS

Bem-vindo(a) ao X CICTED!

Nesta página estão disponíveis as palestras remotas, as quais poderão ser acessadas até o dia 30/11/21.

Assista à atividade de sua preferência e garanta seu certificado de participação no maior Congresso Internacional de Pesquisa do Vale do Paraíba.

Para receber seu certificado é simples!

Primeiramente, acesse o link ou utilize o QR Code que será disponibilizado ao final de cada atividade.
Em seguida, no formulário de registro de presença, preencha seus dados.
E, por fim, responda a pergunta sobre o tema da atividade de que você acabou de participar!

Atenção! Informe corretamente o seu e-mail, pois é por meio dele que o certificado será encaminhado.

Lembramos que as atividades ao vivo acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Acesse a programação completa na página oficial do X CICTED!

Palestra | A multidisciplinaridade no uso seguro das plantas medicinais

Prof. Dr. MARCOS ROBERTO FURLAN

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor assistente III da Universidade de Taubaté, prof. do curso de Agronomia da Faculdade Integral Cantareira e membro do mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU. Consultor ad hoc de Revistas Científicas, Professor em cursos de especialização nas áreas de fitoterapia e plantas medicinais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Medicinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos agronômicos das plantas medicinais, condimentares e aromáticas, etnobotânica e fitoquímica.

http://lattes.cnpq.br/5557555657261017


Palestra | Regeneração Tecidual e suas possibilidades em Endodontia

Prof. Me. LEONARDO DOS SANTOS BARROSO

É graduado em Odontologia pelo UNIFOA (1994). Em 2001 concluiu Mestrado em Odontologia, subárea Endodontia, na Universidade de Taubaté-SP (UNITAU). É membro da American Association of Endodontists (AAE-USA), da Sociedade Brasileira de Endodontia e ex-sócio-efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Leciona Endodontia em nível de pós-graduação desde o ano de 2001. Possui artigos científicos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras, bem como diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e reuniões anuais da SBPqO. Tem participações como palestrante em congressos internacionais na África do Sul (2018) e Itália (2019), onde apresentou pesquisas na área de Homeopatia aplicada à Endodontia. É professor-assistente, nível graduação, do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda/RJ (UNIFOA). Coordena cursos de Pós-graduação em Endodontia (nível Aperfeiçoamento e Especialização) na Associação Brasileira de Odontologia Regional Itajubá/MG e no Centro Universitário de Volta Redonda/RJ (UNIFOA). É também especialista em Parapsicologia Social e Institucional (USJ), tendo apresentado várias palestras motivacionais sobre o funcionamento da mente humana, bem como possui livro publicado sobre o tema. Tem formação completa em Programação Neurolinguística (nível Master practitioner) e Hipnose Erickssonina. Dedica-se ainda ao estudo das relações entre a psiconeuroimunoendocrinologia e a Endodontia. Participa de projetos de extensão e pesquisa em Homeopatia aplicada à Odontologia, Traumatismo dentário, Atendimento odontológico ao paciente oncológico e Disfunção Têmporo-mandibular e dores orofaciais. Atualmente está cursando Doutorado em Endodontia na Universidade de Taubaté-SP (UNITAU) e sua pesquisa é direcionada ao desenvolvimento de métodos de limpeza mecânica não-invasivos do sistema de canais radiculares de dentes imaturos, com ápice aberto (rizogênese incompleta). Em 2021 escreveu o capítulo 11 do livro Biomaterials in Endodontics intitulado Biomolecules and Growth Factors for Regenerative Endodontics, publicado no Reino Unido.

http://lattes.cnpq.br/5930396167827640


Palestra | Economia criativa como possibilidade de desenvolvimento de Taubaté frente ao processo de desindustrialização

Prof. Dr. EDSON TRAJANO VIEIRA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Taubaté (1995), mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e Professor Adjunto do Centro Universitário Módulo. Coordenador do projeto de Pesquisa: Economia Criativa e desenvolvimento no município de Taubaté/SP. Editor de seção da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor nos programas de Mestrados de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais que estuda os temas variação nos preços da cesta básica, emprego, renda e escolaridade. Tem experiência na área de Economia em Desenvolvimento Econômico Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento econômico, economia solidária e economia criativa. Coordenador do Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação do Módulo.

http://lattes.cnpq.br/4889417479100303


Palestra | As chagas sociais e o antídoto freireano: arquétipos de resistência

Prof. Dr. FRANCISCO ESTEFOGO

Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) sob a supervisão da Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali. Possui doutorado (2005) e mestrado (2001) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, realiza o segundo estágio de pós-doutoramento sobre brincar/performance e desenvolvimento de professor de inglês reflexivo crítico agentivo, na Rutgers University, New Jersey, EUA. Foi professor da graduação do Centro Universitário Capital por 14 anos e da Cultura Inglesa São Paulo, por 12 anos, bem como coordenador da Faculdade Cultura Inglesa e professor convidado da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - PUC/SP (COGEAE). Atualmente é diretor acadêmico da Cultura Inglesa Taubaté e professor do Programa de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco nos seguintes temas: ensino reflexivo crítico, multiletramento, atividade social, formação de professores, interação, sócio-histórico-cultural, construção de conhecimento, agência, mobilidade, ensino de língua inglesa, metodologia científica bem como ensino à distância. Trabalha com EAD há mais de 10 anos, sobretudo por meio da plataforma MOODLE. É integrante do grupo de pesquisa LACE/PUCSP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar, inscrito no CNPQ em 2014, que focaliza a formação de educadores como agentes transformadores e alunos críticos-reflexivos. Ademais, é lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens Emancipatórias (GEPLE) da UNITAU, cujo objetivo é discutir possibilidades de como a linguagem pode oportunizar repertórios (BUSCH, 2015) com vistas à emancipação e ao questionamento do status quo, dado o cenário mundial contemporâneo superdiverso (VERTOVEC, 2007) e multicultural (CANDAU, 2008). Também é um dos líderes do gurpo de pesquisa da Cultura Inglesa, intitulado como Agentes Pesquisadores e promotores de Reflexão sobre Ensino-aprendizagem da Cultura Inglesa (APRECIE). É aluno do curso de Filosofia na Faculdade Dehoniana.

http://lattes.cnpq.br/6244789008254595


Palestra | Projetos de Vida: escolha e desafios

Prof. Dr. CESAR AUGUSTO EUGENIO

Doutor em Educação - Linha: Educação, Sociedade e Processos Formativos pela Universidade São Francisco - Itatiba/SP, onde cursou seu Mestrado em Educação - História, Historiografia e Ideias Educacionais, ambos com o fomento da CAPES. Graduado em Filosofia, é Professor há 26 anos acumulando experiência na Administração Superior como Pró-Reitor de Extensão, na Coordenação Pedagógica e Docência em Escolas Públicas de Educação Básica, desde 1995, e no Ensino Superior desde 2003. Atualmente, na Universidade de Taubaté, é Professor Assistente II de Filosofia e Ética vinculado ao Instituto Básico de Humanidades, responde, pela Coordenação Pedagógica do curso de Pedagogia (presencial) e dos cursos de Filosofia e Sociologia da EaD, além de coordenar o projeto de extensão "Projetos de Vida: escolhas e desafios". Como pesquisador, é membro do grupo de pesquisa do CNPQ - História e Patrimônio Ambiental. Também, e desenvolve estudos sobre a infância e sua educação, ética, política e sociedade. Organizou e escreveu várias obras na área da Educação, Filosofia, História Regional, Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/1670030195301125


Palestra | Novas produções de séries na contemporaneidade: Inovação na série “WandaVision” e seus rompimentos audiovisuais e literários

Prof. DANILO PASSOS SANTOS

Professor de Redação e Literatura. Mestrando em Linguística Aplicada pela UNITAU - SP. Pós-graduado em Especialização em Língua Portuguesa: linguagem e literatura pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA). Atuou como pesquisador científico no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) do CNPq. Além das pesquisas científicas é um escritor independente com obras publicadas reunidas em romance, contos e crônicas. Membro Fundador da Academia Jovem de Letras de Lorena-SP.

http://lattes.cnpq.br/8726227673525242

Prof. Me. LUIZ GUILHERME DE BRITO ARDUINO

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pela Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). É assessor de comunicação mercadológica na UNITAU. Em Comunicação, concentra suas pesquisas sobre séries, leitura crítica de mídia, narrativa transmídia, fake news, propaganda, direção de arte e design. Em Linguística Aplicada, suas produções acadêmicas possuem ênfase nos seguintes temas: linguagens e conteúdos educacionais, Análise Dialógica do Discurso (ADD), Análise Crítica do Discurso (ACD) e linguagens emancipatórias. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, conteúdos educacionais e mídias contemporâneas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens Emancipatórias, ambos pela Universidade de Taubaté e certificados pelo CNPQ.

http://lattes.cnpq.br/6997590117371265


Palestra | Medicina e Espiritualidade

Prof. Me. ALEXANDRE SERAFIM

Neuropediatra. Mestre em Neurologia/Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Professor Assistente da Disciplina de Pediatria do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU). Coordenador da Disciplina de Medicina e Espiritualidade do Departamento de medicina da UNITAU.

http://lattes.cnpq.br/5100047183664524


Palestra | Telemedicina

Prof. Me. RICARDO MARCITELLI

Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté em 1997. Possui Residência Médica em Pediatria e Pediatria Hospitalar pela UNIFESP (2002). Realizou estágio nos E.U.A no Miami Children's Hospital em 2001. Mestrado em Ciências Médicas (Área de Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2005). Pós graduado pela University of Boston em Nutrição Infantil em 2018/19 e Especialista em Nutrição Infantil Precoce pela Universitat Ludwig Maximilians München em 2019. Atualmente é Professor Assistente III da Universidade de Taubaté, na disciplina de Pediatria. Orientador da Liga de Puericultura, Pediatria e Adolescência da UNITAU de 2002 a 2016. Coordenador da Internação Pediátrica do Hospital Regional do Vale do Paraíba desde 2008. Diretor da Clínica CIAM onde atua na área de Pediatria e Vacinações. Palestrante convidado da Astra Zeneca em 2016/2017, Danone/Early Life Nutrition 2016/2017, Mead Johnson 2018/2020 e Nestlé 2019/2020.

http://lattes.cnpq.br/6107279452996757


Palestra | Contribuição da ciência na prevenção da síndrome do envelhecimento precoce Bucal

Profa. SILVIA GONZALES ANTEZANA

Graduada em Odontologia pela Universidad Mayor de San Simón Cochabamba-Bolivia em 2004. Fez Diplomado em Rehabilitaçao Oral pela UNIVALLE Cochabamba Bolívia em 2005. Especialista em Dentistica pela UNIFUNVIC Pindamonhagaba em 2008. Especialista em Protese pela UNORP São José do Rio Preto em 2012. Especialista em DTM e Dor Orofacial pela UNORP São José do Rio Preto. Em 2015. Foi Professora do Diplomado em Odontologia Estética do Colégio de Odontologos de Quillacollo em Cochabamba - Bolivia 2011 e 2012. Foi professora do Diplomado em Estética Dental do Colégio de Odontologos de Oruro - Bolivia 2014 e 2015. Foi Professora e cordenadora do Diplomado em Estética desde 2012 até atualidade. Professora e cordenadora da Especialidade de Rehabilotaçao Oral e Estética Dental da Universidad Nacional Siglo XX desde 2018 até atualidade. Professora da Especialidade em Rehabilitaçao Oral pela Universidad Nacional Siglo XX em Oruro - Bolivia. Desde 2016 até a atualidade.


Palestra | Células mesenquimais do ligamento periodontal, da bancada à clínica: uma visão epigenética

Profa. Dra. DENISE CARLETO ANDIA

Possui Graduação em Odontologia e Mestrado em Periodontia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Araraquara; Doutorado e Pós-Doutorado em Biologia Buco-Dental, área de concentração em Histologia e Embriologia, ambos pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Atualmente atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Paulista - UNIP na área de Biologia óssea, com ênfase em regulação epigenética do osso e como Professor de Bioquímica na Graduação em Odontologia, da Universidade Paulista - UNIP. Foi Professor Visitante na Universidade de Birmingham, Institute for Biomedical Research - Cancer Sciences, em Birmingham, Reino Unido. Tem experiência com ênfase em biologia molecular e cultura de células, atuando nos seguintes temas: Regulação epigenética, metilação e hidroximetilação do DNA, cromatina, células mesenquimais humanas e regeneração óssea.

http://lattes.cnpq.br/6206973806137260


Palestra | Estrategias para la combinación de Microscopía de fluorescencia y Microscopía electrónica

Profa. Dra. LILIANA DEL VALLE SOSA

PhD en Ciencias Químicas. Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Mag. en Ciencias en Química. Facultad de Química, Mayagüez Campus, Universidad de Puerto Rico. Licenciada en Bioquímica Clínica, Facultad de Ciencias Químicas, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.


Palestra | Inovação em Diagnóstico e tratamento nas áreas da saúde com uso dos Lasers

Prof. Dr. AGUINALDO SILVA GARCEZ SEGUNDO

Professor do Departamento de Microbiologia Oral da Faculdade São Leopoldo Mandic. Professor Assistente do Mestrado em Ortodontida do Centro de Pesquisa e Pósgraduação em Odontologia São Leopoldo Mandic. Pesquisador do IPEN/CNEN-SP. Coordenador do curso de Habilitação em Laserterapia na SLMandic - SP. Doutor em Ciências na área de Tecnologia Nuclear pelo IPEN/CNEN-SP (2007), Mestre em Laser em Odontologia Pela Universidade de São Paulo/ IPEN (2002), especialista em Dentística Restauradora pela EAP-APCD (2000) e com habilitação em Laserterapia pelo CFO. Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Taubaté (1995). Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: laser, terapia fotodinâmica, endodontia, dentistica e ortodontia.

http://lattes.cnpq.br/5228612278633270


Palestra | Sistemas de Gestão e Sustentabilidade: Novas Propostas para o ECO-Kanban

Profa. Dra. MIROSLAVA HAMZAGIC

Experiência prática de 40 anos em engenharia e gestão da produção. Arquiteta, especialização em Marketing e Engenharia de Segurança do Trabalho. Doutora em Engenharia de Produção. Pesquisadora na área de Produção Autônoma e Sustentável com Pós-Doutorado em andamento. Professora universitária com atuação nas áreas de graduação, extensão e pós-graduação, das modalidades tradicionais e híbridos. Propriedade Intelectual para os projetos ECO-Kanban e ECO-K, com premiação nacional. Ações sociais em qualidade de vida e no trabalho.

http://lattes.cnpq.br/3375668037786148


Palestra | Gestão de Duas Unidades de Conservação do Estado do Pará: conservação, turismo e potencialidades

Prof. Dr. WAGNER BASTOS DOS SANTOS OLIVEIRA

Doutor em Ciências com ênfase em Recursos Genéticos Vegetais pelo CCA-UFSC, Mestre em Produção Vegetal pelo CCA-UFES possuindo graduação em Ciências Biológicas pela FAFIA (2007), graduando em Agronomia pelo CCA-UFES, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento Genético de Plantas, Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais, Biotecnologia e Educação ambiental.

http://lattes.cnpq.br/1854606654729627


Palestra | GESTÃO DE PROJETOS EM ABORDAGEM GERAL

Prof. Me. Antonio Ricardo Mendrot

Doutorando em Engenharia Mecânica (Universidade Estadual de São Paulo), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (Universidade de Taubaté, conclusão em 2016), especialista em Gerência de Projetos (Universidade de Taubaté, 2013), graduado em Computação Aplicada (Universidade de Taubaté - 2007 ).Atualmente professor vinculado às pró reitorias de Graduação e Extensão, Coordenador do curso de Engenharia de Produção de 2017 até 2020, professor do Instituto Básico de Exatas (IBE) e dos programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Engenharia Mecânica e Especializações em Análise de Dados em Big Data e da área de Gestão e Negócios da Universidade de Taubaté (UNITAU).

http://lattes.cnpq.br/7786124925373437


Palestra | INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA CRIAR INOVAÇÕES DISRUPTIVAS PARA O PLANETA

OSCAR KENJIRO NORIMASSU ASAKURA

Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Oscar Kenjiro Norimassu Asakura é Mestre em Vida Artificial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie nas disciplinas de Cálculo, Estatística, Matemática Financeira, Administração de Sistema de Informação, Estratégia e Novos Produtos no Mercado Securitário durante 16 anos, tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação. Atualmente se dedica no desenvolvimento do projeto da sua vida - Grupo Datuen Adimena cujo slogan é "Semear Educação é Colher Vida". Tem publicado artigos científicos, alguns com prêmios de destaque, com frequência em revistas e anais de congresso em nível nacional e internacional. Além da experiência de docência no magistério superior, é profissional de Inteligência de Dados com mais de 32 anos de experiência adquiridos em diferentes mercados e segmentos em empresas líderes no Brasil. Respondi por todas as atividades de informática, coordenei mudanças de plataforma e local de centro de tecnologia, e no início da carreira de executivo de informática, também gerenciei equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Como Presidente do conselho diretor do Grupo Datuen Adimena, dedica a maior parte do seu tempo na elaboração de planejamento estratégico das empresas que o grupo participa. Dedica também uma parcela do seu tempo com pesquisas de alto nível nas áreas que o grupo Datuen Adimena participa, assim como das áreas que se mostra um grande potencial de desenvolvimento futuro.

http://lattes.cnpq.br/9511942775063634


Palestra | PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS E ECOVILAS

Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e professor convidado da Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É avaliador do MEC no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) em nível de instituição, de cursos de graduação e de ensino à distância. Tem experiência nas áreas de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente na área de Ecologia de Paisagem nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental, Restauração Ecológica, Estudo do Ambiente Construído, Assentamentos Humanos Sustentáveis, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Planejamento e gestão de Unidades de Conservação e Técnicas e meios auxiliares de ensino. Consultor técnico ambiental em Projetos MDL Florestais, Projetos REDD e Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais.

http://lattes.cnpq.br/9278327437195119

Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). É professor atualmente do mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e, professor orientador convidado do mestrado mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. É professor dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes e Universidade de Taubaté. Atuação em História, Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Metropolitano e Regional, com destaque na preservação do patrimônio cultural, história da urbanização e da industrialização em São Paulo. Seu livro "Arquitetura Industrial - São José dos Campos" recebeu menção honrosa da Premiação Bienal do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-SP, 2006. Recebeu o Prêmio Clarival do Prado Valladares em 2008 e em 2011 o resultado da pesquisa, o livro"Theodoro Sampaio: no sertões e nas cidades" recebeu dois prêmios Jabuti, o primeiro lugar na categoria Projeto Gráfico e o terceiro lugar na categoria Arquitetura e Urbanismo. Em 2018 recebeu o prêmio do PROAC Programa de Apoio à Cultura, Edital N. 18, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo, para realizar o projeto Inventário e Documentação do Acervo do Museu da Agricultura de Taubaté, SP.

http://lattes.cnpq.br/8323304350898473


Palestra | IMPLANTE IMEDIATO EM DENTE DECÍCUO

Prof. Dr. Flávio Molina

Graduado em Odontologia pela Universidade de Taubaté - UNITAU - 1998. Especialista em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - FOSJC-UNESP - 2006. Mestre em Biopatologia Bucal - FOSJC-UNESP - 2008. Doutor em Microbiologia e Imunologia - FOSJC-UNESP - 2011. Mestrado integrado pela Universidade Fernando Pessoa, UFP, Porto, Portugal - 2017.

http://lattes.cnpq.br/1787885210448335


Palestra | INTERAÇÃO TRANSVERSAL DE APP E SOFTWARES INOVADORES NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prof. Me. Leandro Maia Nogueira

Mestre em Engenharia Mecânica na área Profissionalizante pela Universidade de Taubaté - Unitau - Stricto Sensu - Período: 2016 a 2018. Pós-graduado (MBA) no curso de Gerência de Produção e Tecnologia pela Universidade de Taubaté - Unitau - Lato Sensu - Período: 2012 a 2014. Programa de Pós-Graduação no curso de Gestão da Qualidade e Processos pela Fundação Vanzolini – SP - Período: 2010 a 2011.Graduado pela Universidade de Taubaté no Curso de Engenharia de Produção Mecânica. Período: 2004 a 2009.Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade de Taubaté - Unitau - Periodo: Maio 2017 até atual. Docente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté - Unitau - lecionando as disciplinas de Autoveículos em Tecnologia de Veiculos, Projeto de Fabrica, Projeto do Trabalho e Organização Industrial. Publicação do Artigo "APLICABILIDADE DA METODOLOGIA SEIS SIGMA PARA DIFERENTES RAMOS DE ATUAÇÕES ÁREAS DE SAUDE, CONSTRUÇÃO CIVIL E INDUSTRIAL" em Revista Eletrônica Técnica Científica Sodebras ISSN 1809-3957 Classificação Capes B3 na área interdiciplinar. Área Profissional: Engenheiro Desenvolvimento Técnico de Fornecedores, exercendo a função de Residente representando a organização de STA ( Technical Assistance Supplier ) na Planta de Manufatura da Ford Motor Company. Atualmente lidera e suporta Projetos Seis Sigma para melhoría de Qualidade nos processos de Fornecedores. Experiência de 15 anos na Indústria Automobilística, atuando nas áreas de Transmissões, Fundição, Usinagem,Montagem , Qualidade e Engenharia de Manufatura. Instrutor em Consultorias especializada na Metodologia Seis Sigma ministrando curso de Green Belt. Experiência 17 anos segmento automotivo.

http://lattes.cnpq.br/7556381194006522


Palestra | APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA NOS DIAS DE HOJE

Prof. Me. Adriano Fonseca Mancilha Pinto

Ao longo dos últimos 18 anos, venho adquirindo conhecimentos comerciais e conhecimentos técnicos para apoiar as grandes organizações a alcançar a excelência do processo de negócios. Contribuo fortemente para a melhoria de procedimentos internos complexos utilizando do Modelo 3Ps que são: pessoas, produtos e processos, juntamente com ferramentas Enterprise Resource Planning (ERP) e trabalho diretamente com os clientes para projetar e implementar mapeamento personalizado, soluções técnicas de ponta e eficientes. Como gerente de uma grande equipe de informática, mergulhei em uma variedade de projetos de TI que incluem planejamento, projeto, teste de software e monitoramento de processos e aplicativos, como sistemas de aquisição de bens e serviços, impostos, contabilidade e financeiro. Sou responsável pela formação do cliente e pelo suporte técnico para a sede da empresa e de suas 10 filiais. Além disso, em março de 2019 obtive meu título de Mestre em Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma prestigiosa escola de engenharia no Brasil. Meus estudos incluíram cursos sobre Database Project Systems (Sql and NoSql); Data Science (Hadoop Ecosystem and Spark); Advanced Software Testing; Agile Methodology (Scrum). Eu acredito que minha experiência profissional, ética de trabalho e habilidade para se comunicar efetivamente em projetos, contribuíram significativamente para os atuais esforços do Departamento de Serviços de Informação e Tecnologia.

http://lattes.cnpq.br/1755374183706463


Palestra | APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA PARA O SENSORIAMENTO REMOTO

Prof. Dr. Reynier Hernández Torres

Possui graduação em Engenharia em Automação pelo Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría (2007), mestrado em Informática Industrial e Automatização pelo Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría (2011) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2017). Tem experiência nas áreas de Computação Científica, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Ciência dos Dados.

http://lattes.cnpq.br/9732945233432684


Palestra | DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS COM FOCO EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA TRANSVERSAL

Profa. Dra. Vanessa Maia N. Nassif

Psicóloga - Formada na Unitau em 2005. MBA – Gerenciamento de Recursos Humanos - Unitau. Formação em Coaching pela SBC. Carreira desenvolvida na área de Recursos humanos há mais de 15 anos, com foco em desenvolvimento de pessoas: Treinamento, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários e Consultora de carreira. Atuação em empresas do segmento automotivo e aeronáutico.