Geografia

Duração do Curso: 6 semestres

Grau Acadêmico: licenciatura*/ bacharelado**

Nota Enade: 4*/5**

Período/Vagas para 2020: não está sendo ofertado em 2020

Ano de Reconhecimento: desde 2002

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 237/17 de 23/05/17

APRESENTAÇÃO

O curso tem como objetivo desenvolver a formação científica e crítica do profissional que irá atuar na área de ensino e pesquisa, podendo exercer atividades no campo acadêmico, serviços de consultoria, de planejamento e de levantamento de dados físicos, humanos e sociais. A graduação também proporciona sólida fundamentação teórica e prática, promovendo formação humanística e técnica, para que o futuro profissional possa atuar com eficiência nas áreas de educação, de planejamento e de consultoria, e em atividades de pesquisa. Confira o Projeto Pedagógicodo curso aqui.

TEORIA

Desde o primeiro semestre, os estudantes podem participar de diversos grupos de pesquisa, dentre eles o Sistema Informacional de Pesquisa e Estatística (SIPE), em que desenvolvem pesquisas de campo sobre temas relevantes na área social, como aborto, eleições e características dos romeiros nas cidades religiosas da região.

PRÁTICA

No projeto Observação e Reconhecimento da Paisagem, os estudantes, sob a supervisão de professores, visitam diferentes biomas e têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em algumas áreas, como a de recursos hídricos e a dos impactos ambientais, e de conhecer diferentes paisagens da geografia brasileira.

PERFIL

O profissional da área de Geografia deve apresentar amplo conhecimento político, econômico e social e ter uma visão concreta das relações do homem com o meio físico. O profissional poderá realizar reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico, além de estudos gerais e especiais na área de Geografia, como reconhecimento de regiões, de recursos naturais, de manejo de bacias hidrográficas, de ecossistemas, de planejamento territorial, urbano e rural, de sistemas de informações geográficas e de estudos ambientais. 

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Informática
 O Laboratório de Informática conta com: 20 Computadores Intel Core 2 Duo, Memória de 2GB e HD de 160G. Sistema operacional Windows XP Professional, Pacote Office, Spring 5.1.8 e Antivírus Eset 1 AMD Sempron, Memória 1GB e HD 500GB. Sistema operacional Windows XP Professional, Pacote Office, Spring 5.1.8 e Antivírus Eset 4 Intel Dual Core, Memória 1GB e HD 160GB. Sistema operacional Windows XP Professional, Pacote Office, Spring 5.1.8 e Antivírus Eset. O laboratório apresenta um total de 25 equipamentos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 12h10min às 16h e das 17h às 21h.

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Biblioteca
A Biblioteca de Ciências Sociais e Letras, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social tem um acervo de 42.283 exemplares e 23.500 títulos entre livros, Trabalhos de Graduação (TG), Monografias de Especializações, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e multimídias. Quanto aos periódicos nacionais, há 6.822 exemplares e 332 títulos; e quanto aos periódicos estrangeiros, 1.640 exemplares e 56 títulos, nas áreas de Educação, Filosofia, História, Geografia, Letras, Serviço Social e afins. O acervo é frequentemente atualizado, atendendo a solicitações dos professores, coordenadores e também às bibliografias dos planos de ensino. A Biblioteca está ligada ao Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi, que coordena as atividades das 14 Bibliotecas existentes na Universidade.

  • Salas, ambientes específicos e outros recursos
 Coordenação do curso de Geografia: apresenta mapoteca, computador e impressora; destinada para trabalhos gerais de coordenação, como orientação de AACC e recebimento de relatórios dessas atividades; aberta, também, ao Núcleo de Estudos em Geografia;
 Recursos de apoio didático-pedagógico:  além dos materiais e equipamentos que constam nas salas de ambientes específicos, o DCSL conta com seis aparelhos de multimídia móveis e cinco aparelhos de multimídia fixos, dez netbooks e dois aparelhos de DVD;

DISCIPLINAS

CORPO DOCENTE

ADRIANA MASCARETTE LABINAS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: BIOGEOGRAFIA, METODOLOGIA CIENTÍFICA
Currículo Lattes

DEISE NANCY URIAS DE MORAIS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES - LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE BRASILEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E ESCRITA
Currículo Lattes

EDSON TRAJANO VIEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA E HISTÓRIA ECONÔMICA, TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

EDUARDO CARLOS PINTO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CIENCIAS SOCIAIS E LETRAS, TRABALHO DE GRADUAÇÃO, GEOGRAFIA URBANA
Currículo Lattes

FLAVIO JOSÉ NERY CONDE MALTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ARQUITETURA E PLANEJAMENTO URBANO
Currículo Lattes

GILBERTO FERNANDO FISCH
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas
Currículo Lattes

JULIO CESAR RAPOSO DE ALMEIDA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: CIÊNCIAS AGRÁRIAS - SILVICULTURA, GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL
Currículo Lattes

LEONARDO DO NASCIMENTO LOPES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ENGENHARIA CIVIL, GEOPROCESSAMENTO
Currículo Lattes

MÁRCIA MARIA DIAS REIS PACHECO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: PEDAGOGIA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

MAURO CASTILHO GONÇALVES
Titulação: Doutor
Área de Atuação: História Ambiental, Políticas Ambientais, Patrimônio Histórico e Ambiental e Cultura de populações autóctones.
Currículo Lattes

ODILA AMÉLIA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: PEDAGOGIA, GESTÃO EDUCACIONAL
Currículo Lattes

SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES - SOCIOLOGIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Currículo Lattes

SILVIO LUIZ DA COSTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES, TRABALHO DE GRADUAÇÃO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, Centro, ofereceu em 2020 os seguintes cursos: Licenciatura em Letras (habilitação em Português e Língua Inglesa, com suas respectivas Literaturas) e Licenciatura em História.

Em 2020, foram oferecidas 40 (quarenta) vagas para o curso de Letras – período matutino, 40 (quarenta) para o curso de Letras – período noturno, 40 (quarenta) para o Curso de História-período noturno. A partir de 2013, os cursos para os ingressantes passaram a ser semestrais, com duração de 06 semestres. Os Cursos anuais de Licenciatura em Letras e História, com duração três anos. Mas, a partir de 2019, os cursos voltaram a ter a duração de 08 semestres.

O Departamento tem por objetivo possibilitar aos estudantes oportunidades de construção de uma sólida formação científica e crítica, particularmente necessária para sua atuação em ensino e pesquisa nas áreas de História, Línguas portuguesa e inglesa e respectivas Literaturas.

Outro ponto forte?do Departamento está na Pesquisa e Pós-graduação, vinculas ao Departamento de Ciências Sociais e Letras:

Mestrado em Linguística Aplicada. A área de concentração do Programa é “Língua materna e línguas estrangeiras” e suas linhas de pesquisa são: 1) Ensino e Aprendizagem de Línguas; 2) Formação de Professores de Línguas; e 3) Processos Discursivos da Linguagem Verbal e Não Verbal. Nos últimos anos, principalmente, essas três linhas de pesquisa têm focalizado também a crescente influência das tecnologias de informação e comunicação no ensino de línguas. O Programa tem como objetivo geral a formação teórica-crítica de educadores e pesquisadores em ensino e aprendizagem de línguas e áreas afins, e em estudos da linguagem e do discurso.

Mestrado em Desenvolvimento Humano - O desenvolvimento humano é o objetivo de pesquisa e de estudo do mestrado em Desenvolvimento Humano. O curso mostra a perspectiva de que o homem é um ser ativo em suas relações em diferentes ambientes, como a família, o trabalho, a escola e a comunidade. O ser humano participa das inter-relações em diversos lugares e também pode influenciar o contexto imediato de ambientes nos quais não está presente ativa e diretamente. Os ambientes estão imersos no macrossistema, que corresponde aos padrões globais de ideologias, de crenças, de formas de governo e de culturas presentes no cotidiano das pessoas.

Conheça os cursos oferecidos pelo Departamento: 

  • HISTÓRIA – Licenciatura 
  • LETRAS – Licenciatura, Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

Assista ao Documentário "60 anos Letras e História" e saiba um pouco da nossa história.

 

Diretor do Departamento:
Prof. Dr. Edson Trajano Vieira

 
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro, Taubaté-SP CEP: 12020-040
Contato: (12) 3635-5144  / 3629-2926
E-mail: letras@unitau.br

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h