Conceito Capes: 4
Carga horária: 660h
Duração: 24 meses
Taxa de inscrição: R$219,00
Vagas: 20
Horário de aula: Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Investimento: Matrícula R$ 1.600,00 + 23 mensalidades de R$ 1.600,00
SITE DO MPE
O Mestrado Profissional em Educação foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2013 com nota 4. A primeira turma teve início em março de 2014. Na avaliação quadrienal de 2016 o mestrado também obteve a nota 4 pela Capes.
O curso tem por objeto de estudo e pesquisa a formação docente para a Educação, analisando a formação docente em si, as políticas públicas que influenciam essa formação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, as alternativas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que a apoiam.
O MPE é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração ao longo dos quais os mestrandos devem cursar disciplinas das áreas de concentração do programa e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.
OBJETIVOS
O Mestrado Profissional em Educação tem como objetivo fundamental formar professores da educação comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil e preparados para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Tem como objetivos específicos:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O profissional egresso do MPE possui competências teóricas e práticas nos processos de ensino-aprendizagem para a Educação, estando qualificado para atuação nessa área de conhecimento. Será um profissional capaz de articular, de forma conjunta e integrada, conhecimentos interdisciplinares oriundos das diversas áreas que integram o programa. Poderá atuar em diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não governamentais, tendo em vista a formação de profissionais voltados para a Educação.
Coordenação
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti - Coordenadora Geral
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro - Coordenadora Adjunta
Local das aulas
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté - SP - CEP: 12020-040
Secretaria Unificada dos Cursos de Pós-graduação
e-mail: posatende@unitau.br
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro - Taubaté/SP
Tel: (12) 3625-4226
Mais informações
Tel: (12) 97811-5159
E-mail: centralpos@unitau.br
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2024-1
INSCRIÇÕES DEFERIDAS DO PROCESSO SELETIVO 2024-1
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO 2024-1
Linhas de pesquisa do curso
O Mestrado Profissional em Educação concentra-se na área de “Formação Docente para a Educação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre formação e profissionalização docente, abordando desde os estudos sobre o impacto de políticas e propostas educacionais na formação até a análise das práticas educativas em contexto. Uma perspectiva privilegiada desses estudos é a da inclusão escolar, centrada nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos e na formação e práticas de professores.
Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em duas linhas:
Inclusão e Diversidade Sociocultural
Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
Pretende-se abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. Serão discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos terá a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação como fontes de estudo e reflexão.
Práticas Pedagógicas para Equidade
Essa linha de Pesquisa, vinculada ao Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford (Stanford Teacher Education Program, STEP, na sigla em inglês), é uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, localizado na Stanford Graduate School of Education, e desenvolvido em parceria com o Instituto Canoa junto a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Essa parceria conta, atualmente, com uma rede de 20 IES, presentes em 10 estados brasileiros e tem viabilizado a formação de docentes dessas instituições e a articulação de uma grande rede de colaboração para planejar, organizar, implementar e avaliar uma especialização docente que considera demandas concretas das salas de aula, especificamente no ensino e na aprendizagem de Matemática e de Ciências. Esse modelo baseia-se não apenas no conhecimento do conteúdo específico da área, mas, especialmente no conteúdo pedagógico, compreendendo o ensino e a aprendizagem centrados no estudante, a gestão da sala de aula, o trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas para a equidade, a avaliação da e para a aprendizagem e o planejamento curricular coerente.
O currículo do PED é baseado na pesquisa (nacional e internacional) sobre as práticas mais recentes em ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências e se pauta na construção de salas de aulas equitativas, tendo como princípios: articulação entre teoria e prática, trabalho conjunto entre universidades e escolas de educação básica e equidade com excelência.
DISCIPLINAS - LINHA 1 - Inclusão e Diversidade Sociocultural
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.
A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.
A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.
Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.
DISCIPLINAS ELETIVAS
A disciplina fundamenta-se em subsídios teóricos da sociologia da educação e visa discutir e analisar a diversidade social na escola e a trajetória histórica e política dos processos de inclusão/exclusão escolar em seus diferentes percursos, tendo a escola contemporânea e, em particular, a escola brasileira como foco central dos estudos.
A disciplina estuda os processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista sua compreensão e suas implicações para a educação inclusiva, entendida em sentido amplo, tanto para a inclusão sociocultural como para a inclusão de alunos com necessidades especiais.
A disciplina objetiva estudar os processos de construção do conhecimento. Oferece alternativas de reflexão sobre as necessidades de mudanças nas práticas pedagógicas, buscando novas atitudes diante da diversidade sócio-cultural dos aprendizes e construindo o conhecimento a partir dessa diversidade.
DISCIPLINAS - LINHA 2 - Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.
A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.
A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.
Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.
DISCIPLINAS ELETIVAS
A disciplina propõe a análise de políticas públicas e propostas de formação de professores, fundamentando-se em estudos sobre o conhecimento profissional docente e a ação de ensinar. Como resultante das discussões serão elaboradas pelos alunos propostas que atendam às necessidades de formação docente em seu espaço de atuação profissional.
Tendo como referência as teorizações sobre os processos de aprendizagem, a disciplina analisa as dimensões teóricas e metodológicas do ato de ensinar, abordando o conceito de ensino e o conjunto de procedimentos e estratégias que favorecem a aprendizagem dos alunos.
A disciplina promove a reflexão sobre a relação entre a tecnologia, educação e a formação de professores. Apresenta os principais recursos tecnológicos e de comunicação e suas aplicações em ambientes educacionais diversificados, incluindo nesse conjunto as ações junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Subsidia o professor na utilização dos recursos diversos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a elaboração de atividades para a educação básica.
A ementa desta disciplina é variável em função da evolução das pesquisas no programa. Envolve discussão sobre temas relevantes para a área de educação, incluindo políticas públicas para o setor, formação inicial e continuada, formação inclusiva, entre outros. Infraestrutura Não há laboratórios específicos para o curso.
QUALIFICAÇÃO: após autorização do orientador para solicitação de agendamento de exame de qualificação, considerar o prazo mínimo de 30 dias para a entrega da documentação e do exemplar da dissertação ou tese, em formato digital, antes da data definida com o orientador para qualificação.
DEFESA: após autorização do orientador para solicitação de banca de defesa, considerar o prazo mínimo de 20 dias para a entrega da documentação e do exemplar da dissertação ou tese, em formato digital, antes da data escolhida para defesa.
HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO: prazo de 60 dias para entrega definitiva do exemplar da dissertação ou tese e demais documentos, , em formato digital, após aprovação dos membros da banca.
PRORROGAÇÃO DO MESTRADO/DOUTORADO: após avaliação e autorização do orientador, a prorrogação pode ser requerida no prazo de vigência do curso na secretaria dos cursos da PRPPG pelo e-mail posatende@unitau.br
ATENÇÃO: qualquer documento deve ser encaminhado à secretaria dos cursos da PRPPG somente após análise e aprovação do orientador. O material deve ser encaminhado à secretaria com cópia para o orientador e o coordenador do curso pelo e-mail posatende@unitau.br, que também recebe e responde dúvidas sobre procedimentos e prazos.
Clique nos links abaixo e acesse os documentos que devem ser preenchidos e enviados para o e-mail posatende@unitau.br para qualificação e defesa.
ANA MARIA GIMENES CORRÊA CALIL
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
CÉSAR AUGUSTO EUGÊNIO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
CLEUSA VIEIRA DA COSTA
Titulação: Mestre
Currículo Lattes
CRISTOVAM DA SILVA ALVES
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
ÉRICA JOSIANE COELHO GOUVÊA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
KÁTIA CELINA DA SILVA RICHETTO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
LILIANE BORDIGNON DE SOUZA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHÃES
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA APARECIDA CAMPOS DINIZ DE CASTRO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA CRISTINA PRADO VASQUES CUNHA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIA TERESA DE MOURA RIBEIRO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MARIANA ARANHA DE SOUZA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
MÉRCIA APARECIDA DA CUNHA OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
NEUSA BANHARA AMBROSETTI
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
PATRICIA D. E. B. S. E. C. ORTIZ MONTEIRO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
RACHEL DUARTE ABDALA
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Currículo Lattes
ROSELI ALBINO DOS SANTOS
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
SUELENE REGINA DONOLA MENDONÇA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
VALTER JOSE COBO
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
VIRGINIA MARA PRÓSPERO DA CUNHA
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
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