FIES/UNITAU

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O FIES é um modelo de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa, e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato, conforme Portaria Nº 209/18 do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Dispõem o Fies a partir do 1° semestre 2018. Consulte aqui.

Para o 1º semestre de 2022, as inscrições estarão abertas, no período de 08 de março a 11 de março/2022 , conforme cronograma do MEC disponibilizado no link:
http://fies.mec.gov.br/

As vagas disponíveis no semestre 2022/1 na UNITAU são para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária,  Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Administração, Direito, Letras, História, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação.

 

Mais informações na Central do Aluno UNITAU:

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (exceto feriados)
Endereço: Avenida Nove de Julho, 245 - Centro - Taubaté-SP
Telefone/Whatsapp: (12) 3625-4154
E-mail: centraldoaluno@unitau.br

 

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição no FIES é feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

INSCRIÇÕES ABERTAS: de 08/03/2022 até 11/03/2022 exclusivamente pela internet, por meio do sistema de seleção do Fies, no endereço eletrônico http://portalfies.mec.gov.br

Confira o passo a passo:

1 - Inscrição no Fies Seleção para 2022. Mais informações aqui. 

2 - Conclusão das inscrições no SisFIES

O estudante pré–selecionado deverá completar as informações da inscrição no link fiesseleção, informando os dados de financiamento a ser contratado. É importante que o aluno leve em consideração o prazo para realizar a seleção informado no site do Fies. 

3 - Validação das informações e entrega de documentos para a CPSA

Após complementar sua inscrição no fiesseleção, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na Central do Aluno UNITAU, em até 05 (cinco) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

A validação das informações é realizada mediante apresentação de alguns documentos para comprovação das informações fornecidas no ato de sua complementação da inscrição.

Confira a relação de documentos AQUI!

>> Para envio dos documentos, entre em contato com a Central do Aluno Unitau (CPSA) pelo Whatsapp: (12) 3625-4154 <<

4 - Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante e, se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no site fiesseleção, o estudante escolherá sua agência de sua preferência da Caixa Econômica Federal, o atual Agente  Financeiro  do Programa.

Atenção! Os prazos para a validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no site fiesseleção, e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Consulte aqui (fies.mec.gov.br, no link legislação) a Portaria Normativa N° 1.435/18 e o edital SESU N° 01/19, que dispõem sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - (Fies), referente ao primeiro semestre de 2019, e dá outras providências.

>>> ADITAMENTO REGULAR <<<

Importante ressaltar aos estudantes a necessidade de estarem adimplentes com as parcelas da Caixa Econômica Federal para a realização dos aditamentos.

>>> ADITAMENTO EXTEMPORÂNEO <<<

Caso você tenha perdido o prazo para realização do Aditamento Regular do NOVO FIES, você deverá realizar o ADITAMENTO EXTEMPORÂNEO para regularização do seu financiamento.

Calendário previsto:

As datas informadas neste quadro são previsões e serão confirmadas com Avisos da CAIXA publicados no Diário Oficial da União.

*Aditamento Extemporâneo exclusivo para usuários do NOVO FIES (Contratos à partir de 1/2018)

COMO SOLICITAR O ADITAMENTO:

1-) Acessar o Portal do Aluno (mentorweb.unitau.br)

2-) Solicitação de Requerimentos

3-) Aditamento FIES

4-) Preencher com informações: curso e semestre a ser aditado e anexar Requerimento de Matrícula do semestre a ser aditado + boletim de notas e faltas do semestre anterior.

No prazo de 5 (cinco) dias úteis, acesse a opção "Consulta de Requerimentos", aba "Trâmite" para verificar os valores que devem ser confirmados no site do FIES. Caso tenha dúvida, encaminhe um e-mail para centraldoaluno@unitau.br

CONSULTANDO UM REQUERIMENTO
  • No menu lateral selecionar a opção: Requerimentos Solicitados;
  • Selecionar o requerimento referente ao Aditamento;
  • Acessar a aba “Trâmite”
Se DEFERIDO:
  • Verificar os valores a serem confirmados no site do fies.

Após a confirmação no site do Fies, encaminhar o comprovante de Aditamento para o e-mail centraldoaluno@unitau.br

  • Caso o aditamento seja Simplificado, o processo está finalizado e o desconto será lançado para os próximos meses.
  • Caso o aditamento seja Não Simplificado, a DRM será assinada e encaminhada via e-mail para que o aluno possa entregar ao banco.
Se INDEFERIDO:

Seguir as orientações contidas na aba “Trâmite” e após a realização das orientações, realizar novo pedido de aditamento, conforme passos de 1 a 4.