Iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes do mercado de trabalho (Foto: Bruna Silva/ACOM UNITAU)

Universidade e Mercado: UNITAU recebe empresas para apresentação de oportunidades em programas de estágio

Link curto: https://unitau.me/3UckesB

11/04/2024 09h40

Mercado de trabalho, Graduação, Engenharia

 

Com foco na aproximação dos universitários ao mercado de trabalho, a Universidade de Taubaté (UNITAU) recebe, desde o último mês, uma série de visitas de empresas das áreas automotiva, aeronáutica e ferroviária. A iniciativa tem como objetivo apresentar os programas de estágio das corporações aos estudantes, além de oportunizar a troca de conhecimento. 

No dia 11 de março, ocorreu no Departamento de Comunicações e Negócios (CEN), a  palestra da Eve Air Mobility, uma subsidiária brasileira da Embraer que produz aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e infraestrutura de mobilidade urbana. A palestra foi ministrada por Cléber Lorenzi, gerenciador de programa da empresa. O evento teve o objetivo de apresentar aos alunos do CEN e Departamento de Psicologia, além de universitários da Engenharia, oportunidades de iniciar a carreira corporativa por meio do estágio na empresa.

Dando continuidade às visitas, na última quinta-feira (04), o campus do JUTA, que concentra os cursos de Engenharia além de outros cursos de exatas, recepcionou a empresa Vibracoustic, uma multinacional que é destaque no mercado automotivo, grande fornecedora de autopeças na área de NVH (ruído, vibração e aspereza) de veículos. A apresentação ministrada por representantes da Vibracoustic foi direcionada aos alunos dos cursos de Engenharia com a finalidade captar novos talentos para atuarem como estagiários na corporação. 

Apresentação da Vibracoustic no JUTA (Foto: Bruna Silva/ACOM UNITAU)

“Receber essas empresas é importante para conectar e integrar os universitários a parte de desenvolvimento e tecnologia dessas empresas e agregar valor na formação profissional deles”, destaca o Prof. Me. Leandro Maia Nogueira, docente da área de Engenharia Mecânica.

Além da Vibracoustic, outras empresas também visitaram o campus, como a Usiminas, uma empresa siderúrgica brasileira, líder na produção e comercialização de aços planos, e a Locomotiva, também brasileira, fabricante de lonas, laminados e filmes flexíveis de PVC com mais de 100 anos de história. Além disso, estão programadas outras novas visitas, agora pela Gerdau e Novelis, que também apresentarão aos universitários os programas de estágio delas. 

O professor ressalta ainda que as visitas e esta busca das empresas por profissionais de engenharia demonstram que esses profissionais ainda na universidade já estão sendo requisitados e o início dessas parcerias tem o objetivo de efetivar novos engenheiros em um mercado que apresenta alta demanda.

Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU