A série de vídeos pode ser conferida no canal da TV UNITAU (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Série 'Pesquisas e Projetos que fizeram história' evidencia participação da UNITAU no processo de transformação social

Link curto: https://unitau.me/3VVBjZm

10/04/2024 14h25 ⋅ Atualizada em 11/04/2024 11h01

transformação social, Extensão, Pesquisa, Comunidade, 50 anos

Em cinco décadas de existência, a Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveu centenas de pesquisas e projetos que possibilitaram a efetivação da missão: “Oferecer educação de qualidade articulada às práticas de extensão e de pesquisa para formar profissionais aptos a gerar transformação para o desenvolvimento social.”

Em comemoração aos 50 anos, que serão completados em dezembro de 2024, a UNITAU lança a série “Pesquisas e Projetos que fizeram história”, que resgata estudos e iniciativas que tiveram grande impacto na vida da comunidade e que voltam à cena por meio dos relatos de professores, alunos egressos e outros personagens que participaram ativamente dessa transformação social.

No primeiro episódio da série, “O Homem e o Rio”, o Prof. Dr. Felício Goussain Murad relembra o projeto de educação ambiental criado em 2010 em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), com foco na sustentabilidade e preservação do Rio Paraíba.

“A gente observava que o aluno estudava a bacia amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia Platina, mas ele não aprendia sobre o Rio Paraíba, que era o rio que passava no quintal da casa dele”, afirma o professor Felício, que coordenou o projeto “O Homem e o Rio”.

Projeto levou conscientização ambiental para mais de 300 mil alunos

A partir dessa constatação, a equipe liderada pelo professor Felício desenvolveu uma cartilha para o professor, uma revista e um documentário que foram distribuídos para mais de 280 escolas e estimularam iniciativas locais de conscientização ambiental que envolveram mais de 300 mil alunos da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Com isso, “O Homem e o Rio” se tornou o projeto mais premiado da Universidade de Taubaté. Ficou em segundo lugar, entre 196 trabalhos, no prêmio Von Martius, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e foi considerada a melhor prática comunicação de universidade brasileira pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Instituto Brasil Sem Fronteiras.

Para conferir o episódio de estreia de “Pesquisas e Projetos que fizeram história - O Homem e o Rio” acesse o link unitau.me/fizeram-historia-01.