Pró-reitores reunidos no 3º Encontro de Extensão da Abruem, realizado na UPE. Foto: Divulgação-Abruem

UNITAU sedia encontro da Abruem e discussões sobre o impacto das atividades extensionistas nas comunidades

Link curto: https://unitau.me/43QywSS

09/04/2024 15h53 ⋅ Atualizada em 09/04/2024 15h56

Pro-reitoria de Extensão, ABRUEM, Extensão

Na próxima quinta, dia 11 de abril, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abre as portas para receber o 4º Encontro de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O evento segue até o dia 13, no Auditório UNITAU, com o tema: ““A capilaridade da extensão universitária e o papel das universidades estaduais e municipais”.

A iniciativa é da Câmara de Extensão da Abruem que reúne, semestralmente, pró-reitores de extensão de cerca de 40 universidades municipais e estaduais para promover discussões sobre a extensão universitária no Brasil. O objetivo é buscar um maior reconhecimento das ações desenvolvidas por essas instituições de ensino superior.

“A expectativa desse encontro é que a extensão universitária se fortaleça, que as políticas nacionais contemplem o papel das universidades municipais e estaduais também, no momento em que a extensão passa a fazer parte do currículo do aluno, reconhecendo a importância dela para a formação integral do aluno, ao lado da pesquisa e do ensino”, afirma a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Leticia Maria Pinto da Costa.

A Pró-reitora será uma das participantes da discussão que abre o encontro sobre “A capilaridade da extensão universitária e o papel das universidades estaduais e municipais”. No bate-papo, a ideia é desenvolver sobre o impacto das ações extensionistas dessas instituições nas comunidades locais.

“Nós, municipais e estaduais, temos um diferencial em relação às universidades federais, que é estar no interior do Brasil. Os nossos campi estão localizados em todo território nacional, e a gente tem uma influência muito grande nos municípios menores, na zona rural, em comunidades quilombolas, indígenas, e essa é a centralidade da discussão desse quarto encontro da Câmara de Extensão da Abruem”, diz a Pró-reitora de Extensão.

Desde a criação, há 50 anos, a Universidade de Taubaté sempre esteve presente nas comunidades, em diversas frentes, na área da saúde, da educação, do meio ambiente, da da comunicação e da cultura. Segundo a Pró-reitora de Extensão, a realização do encontro na UNITAU, neste ano do Jubileu de Ouro, é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dessas cinco décadas.

“A Universidade de Taubaté tem uma atuação muito ativa na Abruem. A nossa Reitora, a Profa. Dra. Nara Fortes, sempre leva as principais discussões para que a gente consiga representar principalmente as municipais nesses debates. A UNITAU não recebe subsídio nenhum do governo. Então, o nosso protagonismo nessa área é reconhecido dentro da Abruem e esse encontro vem para mostrar justamente isso”, afirma a Profa. Dra. Leticia Maria.

Outros temas terão destaque no Encontro, como “Diretrizes da extensão para a educação superior brasileira e o seu panorama atual”, que contará com a participação do Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, docente na UNITAU, ao lado da Profa. Dra. Maria Anezilany Gomes do Nascimento (UECE) e mediação do Prof. Dr. Evandro Salvador (UNIFIMES).

Ainda fazem parte do debate a “A extensão na pós-graduação” e “O papel da extensão universitária na agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)”. Confira a programação completa aqui.

Edição especial do UNITALK faz esquenta para encontro da Abruem

Na quarta-feira, dia 10 de abril, às 17h, o UNITALK, podcast da Universidade de Taubaté, ganha uma edição especial para repercutir o 4º Encontro de Extensão da Abruem que será sediado pela UNITAU.

Com foco no tema central  da edição, "A capilaridade da extensão universitária: o papel das universidades estaduais e municipais", o bate-papo vai receber a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Prof. Dr. Leticia Maria Pinto da Costa; a Presidente da Câmara de Extensão da Abruem e reitora da UNIFIMES, Profa. Me. Juliene Rezende Cunha; e o Secretário da Câmara de Extensão da Abruem e pró-reitor de Extensão da UNIFIMES, Prof. Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira.

Para assistir ao vivo acesse: unitau.me/unitalk-especial-abruem.

4º Encontro de Extensão da ABRUEM
De 11 a 13 de abril, das 9h às 18h, Auditório UNITAU localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99 - Centro - Taubaté.

Pedro Silvini