Marli Nancy é uma das alunas do PAIE e está entre os artistas retratados na obra. Foto: Mariana Camargo/ACOM-UNITAU

PAIE lança livro sobre a relação entre a arte e a qualidade de vida do idoso

Link curto: https://unitau.me/43ONclE

05/04/2024 10h10 ⋅ Atualizada em 05/04/2024 15h39

Extensão, PAIE, Idoso, Arte, Editora, EdUNITAU

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) acaba de publicar o livro “PAIE: arteterapia, pinturas e pintores”. A obra será lançada para a comunidade na próxima segunda-feira (8), no Departamento de Comunicação e Negócios (CEN) da Universidade de Taubaté (UNITAU), a partir das 14h30.

O livro é a primeira obra com a temática referente à pintura da Editora UNITAU e traz informações sobre como o projeto começou e o que é arte. A produção ainda reúne o resultado da iniciativa e apresenta vários alunos que participaram do curso de pintura do PAIE nos últimos 12 anos, por meio de fotos dos idosos e das obras por eles produzidas.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento, Profa. Me. Aline Liz de Faria, que também é uma das organizadoras do livro, fala sobre a proposta do PAIE.

“O programa foi criado há 23 anos e é o mais antigo da Universidade de Taubaté. O objetivo do PAIE é promover um envelhecimento sadio, ativo, significativo e sustentável para as pessoas que chegaram ou estão chegando à terceira idade”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, a iniciativa, um programa de ação conjunta que envolve saúde e educação, tem efeitos positivos na vida dos alunos, buscando minimizar os impactos negativos que essa fase da vida pode trazer.

“O obra visa estimular a cultura e mostrar para a sociedade o poder que a arte tem em relação à qualidade de vida no envelhecimento, ou seja, amadurecer de forma ativa, com uma mente produtiva, que colabora com a educação e com a arte, e torna os artistas verdadeiros cidadãos, que continuam produzindo e pertencentes à Universidade e à comunidade”, explica.

A professora Sueli Marcon (Sussu Marcon), responsável pelo curso de pintura do PAIE, falou sobre a importância da obra para a comunidade e de evidenciar as conquistas dos alunos participantes das atividades.

“A obra é direcionada para todas as pessoas que gostam de arte e arteterapia. Quanto à importância da exposição, se trata de uma questão de autoestima e lazer. Muitas vezes, os alunos que estudam no campus Bom Conselho, onde as atividades são realizadas, passam pelos artistas e elogiam as obras deles, demonstram reconhecimento”, conta.

Marli Nancy é uma das alunas do curso de pintura a afirma que a participação na atividade abriu uma janela para ela e para outras pessoas que já trabalharam, já produziram, já criaram os filhos e, agora, têm mais tempo para cuidar da própria saúde física e mental.

"E na pintura nós colocamos nossas emoções, nossos sentimentos, que estão guardados lá no fundinho, né? Aí a gente vai pincelando e as tintas vão revelando esses segredinhos guardados! E quando a gente termina o quadro, a gente fala: 'nossa, não é que deu certo? Ficou muito legal'".

Marli ainda destaca a interação com os outros alunos e o apoio que recebem, o acolhimento de todos, inclusive da professora. "Sussu nos recebe, em todas as aulas, com um sorriso no rosto e com muito carinho. Ela ajuda com nossas dúvidas, às vezes a gente quer desistir de alguma coisa e ela incentiva até o final. Então eu só tenho que agradecer a UNITAU e a Sussu pela oportunidade de fazer esse curso e ter essas pessoas tão maravilhosas que se tornaram meus amigos. Obrigada a todos."

Além das professoras Aline e Sueli, o livro também tem entre as organizadoras a Profa. Dra. Eliana Fátima de Almeida Nascimento e a Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão.

PAIE oferece cursos de pintura, dança e inglês

Atualmente, o Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento oferece três cursos: de inglês, de dança circular e de pintura, com a finalidade de manter os idosos ativos, trabalhar a saúde mental e a saúde física. Podem participar adultos a partir dos 50 anos e as atividades são semestrais. Para saber mais acesse: unitau.br/extensao.

Lançamento do livro: “PAIE: arteterapia, pinturas e pintores”
Data: 8/04/2024
Local: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Portão 3 (Sala de vídeo do CEN)
Acesse o livro neste link.

Elifas Magalhães
ACOM/ UNITAU