Liga de Oncologia faz ação de prevenção contra diversos tipos de câncer. Foto: Arquivo Pessoal - ACOM/UNITAU

Liga de Oncologia faz campanha contra o câncer em Lagoinha

Link curto: https://unitau.me/3ThL5mR

28/02/2024 09h10 ⋅ Atualizada em 28/02/2024 09h11

Comunidade, Medicina, Liga de Oncologia, Ligas acadêmicas, Extensão

A Liga de Oncologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza atendimentos à população da cidade de Lagoinha no próximo sábado, dia 2 de março, das 8h às 17h. A campanha visa orientar sobre a prevenção de diferentes tipos de câncer.

O coordenador da Liga de Oncologia, Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, explica a importância da realização desses atendimentos para a comunidade, em diferentes cidades da região onde a Liga atua.

“O nosso objetivo é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo você descobrir e tratar o câncer, maior a chance de o paciente se curar. Por isso, nós investimos no esclarecimento, na divulgação e nos exames preventivos para os pacientes”, afirma o médico.

Os atendimentos oferecidos serão voltados às orientações sobre o câncer de pele, de mama, de próstata e ginecológico. A proposta é sensibilizar os pacientes e orientar sobre os sinais que ele precisar observar e relatar ao médico durante a consulta.

“O paciente é examinado e, com apoio da prefeitura, é possível fazer mamografia, ultrassom e exame de laboratório. É uma consulta padrão, e os alunos [do curso de Medicina] estarão com ex-alunos, que hoje são médicos, e ajudam o professor na campanha”, explica o Prof. Dr. Flávio Salgado.

O Prof. Dr. Flávio Salgado em atendimento               Ligantes durante ação de prevenção

No caso específico dos moradores de Lagoinha, o docente destaca que o perfil é de pacientes que vêm em busca de uma orientação a partir de alguma alteração clínica já observada ou diagnosticada em exame preventivo.

A secretária de saúde de Lagoinha, Tânia Cristina Coelho de Souza, afirma que a cidade já oferece ações de prevenção contra o câncer e que o atendimento da Liga de Oncologia já faz parte do calendário anual e do planejamento das ações de saúde do município há 10 anos.

“O impacto dos atendimentos da Liga de Oncologia tem sido bem significativo. Vários casos de suspeita de câncer foram confirmados, resultaram em um tratamento muito imediato. A campanha permite que a doença seja descoberta logo no começo, o que evita consequências mais graves ao paciente”.

Os interessados em receber atendimento devem comparecer em qualquer posto de saúde de Lagoinha para a realizar o agendamento.

Calendário da Liga

Após passar por Lagoinha, a Liga de Oncologia visita São Luiz do Paraitinga no dia 6 de abril e a cidade de Lorena no dia 18 de maio.

Elifas Magalhães
ACOM/ UNITAU