Programação é online e comunidade externa pode participar da 2ª Semana Nise da Silveira (Foto: Ariane Viana/ACOM UNITAU)

Universitários de Psicologia da UNITAU promovem 2ª Semana Nise da Silveira

Link curto: https://unitau.me/48sSzHP

26/02/2024 14h30 ⋅ Atualizada em 26/02/2024 14h31

Liga Analítica Junguiana, Graduação, Psicologia

Com foco em debater e divulgar o legado da psiquiatra Nise da Silveira, os universitários de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam, a partir desta segunda-feira (26), a segunda semana de celebração do trabalho da profissional. A iniciativa é promovida pela Liga Analítica Junguiana.

Com a temática: “inumeráveis estados do ser”, a Segunda Semana Nise da Silveira, além de dar visibilidade ao trabalho da médica, tem como objetivo arrecadar fundos para a Casa das Palmeiras, instituição de cuidados de saúde mental no Rio de Janeiro, criada pela própria psiquiatra.

“Nós optamos por homenagear a Nise por conta de seu legado revolucionário na psiquiatria, na psicologia, na ciência brasileira e na cultura. Nise foi uma psiquiatra rebelde, que foi contra os métodos desumanos que a psiquiatria de sua época utilizava, como a lobotomia, o eletrochoque e o coma insulínico. Por meio de seu trabalho, Nise transformou o cuidado em saúde mental, promovendo uma saúde que valoriza a subjetividade, o trabalho e a liberdade das pessoas que tratou. Ela é uma médica cuja obra é uma referência absoluta para nós da Liga Analítica Junguiana da UNITAU e para todos aqueles que almejam estudar uma saúde mental que não reproduza a violência manicomial”, detalha o presidente da Liga Analítica Junguiana, Gustavo Monteiro de Oliveira Ferreira.

O diretor do Departamento de Psicologia, Prof. Dr. Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues, destaca que a programação é uma oportunidade de expandir os conhecimentos. “A 2ª Semana Nise Silveira oferece aos alunos uma complementação na formação, na área da Psicologia Analítica, na área da clínica. Há muitos temas debatidos, há profissionais de fora da Universidade e profissionais envolvidos com o Museu de Imagem do Inconsciente. (...) É, de fato, uma complementação pedagógica excelente, uma oportunidade excelente para todos os alunos”.

Entre os temas debatidos durante a 2ª Semana Nise da Silveira estão: a função psicológica da arte no desenvolvimento da consciência, a mitologia na Psicologia Analítica e a imagem e relação terapêutica. A programação conta com palestras online e híbrida. Todas as atividades podem ser conferidas aqui.

Graduação em Psicologia

As inscrições para o Vestibular de Verão 2024 seguem abertas. O candidato pode realizar a prova online e gratuita neste link. Como meio de evitar que os universitários acumulem duas mensalidades, a UNITAU postergou o prazo de vencimento da parcela de fevereiro para o dia 28 de junho, todos os detalhes podem ser conferidos aqui.