Universitários(as) da UNITAU podem usufruir de atividade física e programas de apoio emocional e de acessibilidade | Foto: João Rangel/ACOM-UNITAU

Você em foco: inscrições abertas para prática esportiva, apoio para a acessibilidade e cuidado com a saúde mental

Link curto: https://unitau.me/3UQtALs

22/02/2024 15h28 ⋅ Atualizada em 28/02/2024 08h45

Esporte, Bem-estar, saúde mental, Acessibilidade, ALUNO

Retomar os estudos ou ter contato pela primeira vez com a Universidade podem ser situações que exigem uma adaptação, aquela famosa “virada de chave”. Iniciar um semestre é o momento de voltar para a rotina normal e, para que você, universitário(a) vivencie o melhor dessa experiência, a UNITAU oferece alguns serviços para apoiar a sua jornada por aqui e tornar tudo mais leve.

Atividade física

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde recomenda 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade aeróbica intensa por semana para manter uma saúde equilibrada e reduzir os riscos de doenças? Manter o corpo em movimento é literalmente vital e ainda soma “pontos” para um envelhecimento saudável e digno.

Se você quer começar a fortalecer o corpo e preservar sua saúde mental por meio da atividade física, esse é o seu momento! Com inscrições abertas, o Departamento de Educação Física abre 50 vagas para a prática de natação e 200 vagas para a prática de musculação no Campus Bom Conselho. O cadastro deve ser feito até 19 de março, mediante disponibilidade de vagas e pagamento de uma taxa única referente ao Exame Médico no valor de R$32,00, cujo boleto é disponibilizado pelo Mentor Web, conforme a deliberação Consad 153/2023. O(a) interessado(a) deve se inscrever presencialmente no Departamento, localizado na Avenida Tiradentes, nº 500, Jardim das Nações.

As inscrições devem ser feitas nos dias e horários abaixo:
Quinta-feira, 22/02: das 17h às 19h.
Sexta-feira, 23/02: das 11h10 às 13h.

A partir de segunda-feira, 26/02, as inscrições deverão ser feitas de acordo com os horários de aula. Para conferir os horários e documentos necessários, clique aqui.

Apoio emocional

Chegou agora na Universidade e bateu uma ansiedade na adaptação? Não sabe por onde começar o semestre e se sente perdido(a)? Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda. A sua saúde emocional comanda o restante da sua vida e, para um bom desenvolvimento acadêmico, tudo precisa estar equilibrado. Isso parece difícil em alguns momentos e as vezes algumas dificuldades podem aparecer pelo caminho. Porém, elas não devem ser barreiras para o seu aprendizado. Pensando no cuidado que você precisa, a UNITAU oferece o Programa de Atendimento Psicossocial, o PAPS. Você pode agendar um atendimento individualizado pelo e-mail paps@unitau.br

Acessibilidade e acompanhamento em necessidades excepcionais

Você sabia que a Universidade tem uma equipe dedicada a trabalhar pela acessibilidade e a inclusão? Se surgir alguma necessidade de atendimento ou acompanhamento, você pode entrar em contato e solicitar um atendimento para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão pelo e-mail nain@unitau.br.

Atividades de bem-estar e relaxamento

Ao longo do semestre, você poderá usufruir de momentos de meditação e alongamento promovidos pelo Núcleo de Saúde e Bem-estar da Pró-reitoria Estudantil. O cronograma das atividades será divulgado em breve e esses momentos poderão ajudar você a colocar a cabeça no lugar para seguir o semestre mais tranquilo(a).

Compromisso com você. UNITAU na sua vida!